Poemas sobre Si Mesmo
Comecei a ler poesia
antes mesmo de aprender
a escrever e juntar letras.
Antes das palavras,
meu sentir já soletrava
afetos e ausências,
chegadas breves,
partidas longas,
silêncios que diziam tudo.
Antes das sílabas,
meu coração já sabia
o que doía,
o que machucava,
o que era justo,
e o que nunca foi.
Aprendi, ainda pequena,
que a poesia
não reside nos livros.
Os livros é que tentam
acolher, tardiamente,
o que a vida sussurra
no avesso dos dias.
Quando me ensinaram
a ler palavras,
eu já lia o mundo
com a alma poética
e os sentidos alfabetizados.
✍©️@MiriamDaCosta
Eu e o Mar... uma simbiose ancestral.
Antes mesmo do meu olhar
ter visualizado o Mar
pela primeira vez...
a visão Dele
já havia me capturado.
Eu até posso distanciar-me
de suas ondas 🌊🌊🌊
mas... antes mesmo de eu nascer...
a minh'alma
fora batizada por sua maresia.
✍©️@MiriamDaCosta
Não quero estar
em nenhum lugar
que não seja em mim,
porque sou raiz
e asas ao mesmo tempo.
Porque já me exilei demais
em expectativas alheias,
em mesas onde o meu silêncio
era mais aceito que a minha voz.
Já morei em olhares
que me diminuíam,
em afetos apertados demais,
em paisagens onde minha alma
trilhava com sapatos estreitos.
Hoje, não!
Hoje eu quero a morada
do meu próprio peito.
Quero a arquitetura imperfeita
dos meus pensamentos
e a mobília sincera das minhas emoções.
Se eu estiver em mim,
inteira,
qualquer lugar será extensão.
Mas nenhum endereço
me abriga como o meu Eu.
É nele que me construo
e finco os fundamentos
do meu viver e ser.
✍©️@MiriamDaCosta
Com qual régua da moralidade Trump classifica o Irã como regime?
Quando ele mesmo governa os EUA com regime repressivo que persegue, detém e silencia.
Com qual régua da moralidade Trump define a condição das mulheres iranianas ?
Quando sobre ele mesmo pairam acusações de envolvimento de tráfico, comércio e abusos sexuais com moças e crianças.
Com qual régua da moralidade Trump acusa o Irã de censura?
Quando seu próprio governo manipula e utiliza a informação em escala digital?
Com qual régua da moralidade Trump fala em negociação democrática?
Quando o seu primeiro ato é ameaçar, atacar e eliminar?
Com qual régua da moralidade Trump profere a democracia?
Quando ele mesmo desrespeita a Constituição Americana e as Leis e os tratados internacionais?
Com qual régua da moralidade Trump diz defender a liberdade?
Quando ele mesmo governa pelo medo e ameaças a 360°?
Com qual régua da moralidade as Nações Européias , aliadas aos EUA, defendem o que não tem defesa e nem nunca terá?
Quando elas própriasdesde sempre, hipocritamente, negociam, comercializam e lucram em cima das guerras made in USA?
✍©️@MiriamDaCosta
Em uma guerra não existem vencedores,
de um modo ou de outro, todos perdem.
Antes mesmo do fim, já no instante em que
um ataque é decidido, a perda começa.
Porque a guerra é, acima de tudo, a maior demonstração de falência da racionalidade humana.
Eu sou contrária às guerras.
Odeio a crueldade e a matança.
Mas, neste conflito entre Estados Unidos,
Israel e aliados da União Europeia contra
o Irã, se me for exigido escolher um lado...
ainda que a própria ideia de “lado” já seja uma tragédia, sei para onde se inclina a minha indignação.
Torço para que um dia os grandes arquitetos da dominação global, os imperialistas que transformaram a guerra em instrumento de poder, sejam finalmente confrontados pela própria história.
E espero ainda estar viva para ver aqueles que se julgam donos do mundo, os predadores que semeiam violência em escala planetária, perderem sua arrogância, sua força e sua capacidade de destruir.
Torço, para que antes de morrer, eu possa ver
os maiores terroristas e genocidas do planeta ( USA e Israel) derrotados, destruídos e de joelhos perante o mundo.
Não por desejo de vingança.
Mas por um desejo profundo de justiça histórica.
✍©️@MiriamDaCosta
"Aceitar que ciclos se fecham é um ato de maturidade, mesmo que isso doa pra caramba."
- Vanessa Costa Lima
em você que eu penso ao acordar
mesmo não pensando em mim
amo olhar-te por horas
mesmo não querendo minha companhia
cada batida do meu coração
cada segundo,
cada inspiração,
em todos os momentos,
é só em você que eu penso
já tentei parar de te amar
mas isso me consome mais e mais
não quero ficar sem ti
As vezes sinto medo
de um dia você ir embora
olha para mim e dizer:
é tudo culpa sua
Morena da cafeteria
Querida, para mim és sonho bom
Mesmo que possa parecer ilusão
Quando tu passas, lhe vejo bela
Imponente vulto, como em passarela
Adoro ir à cafeteria nas terças
Porque lá posso, enfim, encontrá-la
Adoro o seu charme ímpar ao andar
Que certamente não iria reinventá-la
Te vestes de preto, mas pareces anjo
Teu cabelo negro não dá-me espanto
És o nuance da noite, inspire-me
Apenas me olhe, que já é sublime
Eu sento à mesa e não peço café
O local é pretexto para lhe fitar
Eu fujo da aula e não quero voltar
Para lhe encontrar, deposito fé
Não exijo-lhe nada e nem deveria
A sua presença me confere alegria
Ainda que seja somente em um dia
És tu a morena da cafeteria.
Mesmo você não se encaixando em mim,
eu costurei nós dois.
Como quem junta metade de laranja a um limão,
e insiste que vai dar certo.
De tanto tentar,
hoje estou fraca demais
pra desatar um simples laço.
*Texto de Mikaele | Lapidado com Luna*
---
Envio estas palavras ao universo, desejando que um dia cheguem até você. Mesmo ausente, você viverá em minhas lembranças. Viva plenamente, encontre felicidade, ame intensamente, cuide-se e espalhe bondade. Hoje, uma pergunta me fez refletir sobre como mudar nossa visão do mundo. Que essa reflexão traga inspiração e alegria à sua vida. Seja feliz.
Vitor Ferreira de Paula
Acreditar
mesmo quando o balde continua seco,
mesmo quando o eco só devolve silêncio.
Acreditar
com as mãos calejadas de quem rega o nada,
com o peito rachado de quem ainda espera.
Não é fé cega.
É teimosia santa.
É continuar enchendo
o que o mundo insiste em esvaziar.
E um dia, sem aviso,
o balde vai transbordar.
Em meio caos
Nos conhecemos, nos apaixonamos
E mesmo sem saber se amanhã vou está vivo
Tenho esperança de que nós iremos seguir o mesmo caminho
Juntos de mãos dadas,
E em meio caos podemos ficar unidos
E enfrentar o perigo juntos,
Não sei se posso dizer que te amo
Mas nesse exato momento
Minha paixão queima por você
Uma nova versão
Sorrisos sempre foi o seu legado,
Mesmo em crises, choros, brigas e logo se alargava em seus lábios uma grande gargalhada…escandalosa, mas, verdadeira!
Um pássaro em sua frente, uma borboleta voando, um flor perdida em meios ao mato, um leve sorriso aparecia e com o pensamento de que Deus, está presente em tudo. E, assim, o tempo foi passando, entre lágrimas, desabafos “solitudes”, e algumas reclamações…a vida seguia e com ela “os sorrisos, as gargalhadas e seu jeito estrondoso de ser…a vida seguia…
E a vida seguiu e com seus encontros e desencontros, as gargalhadas tornaram-se mais sociáveis, seus redemoinhos de pensamentos, apagaram o som alto e forte e restaram algumas risadas. Restritos em seu olhar, podem até enxergar, mas, precisam observar com atenção e um novo olhar!
"Quem come os frutos, muitas vezes, é o mesmo que corta a árvore, mas quem o plantou jamais cortara."
NALVA.
Aquilo que é para ser seu, vai chegar na sua mão mesmo sem você fazer esforço.
Mas o que não é para ser teu, vai te decepcionar, estressar e te irritar até você esquecer.
Segundos
Trocamos olhares e foi tão bom respirar você!
Mesmo sem te conhecer.
A tua bela imagem me agarrou, paralisou o tempo,
Meu coração sentiu o teu cheiro, a minha alma reagiu ao ficar toda perfumada,
Um momento dividido em segundos, um mundo vivido apenas por nós dois,
Foi lindo, foi mágico!
Nosso mundo
Mesmo estando perto ou de longe eu percebo a tua habilidade de me enxergar por dentro,
juntos dividindo o mesmo travesseiro conseguimos criar o nosso próprio sol como bichinho de estimação,
as vezes, distantes aprendemos a arte de domar o silêncio e depois passamos a dar aulas para a solidão,
nos pequenos gestos, loucuras improváveis,
na curva entre os dias e as noites um reflexo daquilo que é mais singelo,
olhando da janela, em cada gole de café a sensação de realização,
pensar em você alegra o coração, causa sorrisos, causa doces arrepios na alma,
na dança que não acaba, cheiros são exalados, sentimentos são explorados, e a nossa conexão grita alto,
criamos um mundo inteiro só pra nós.
Meu guia
Metade de um todo é amor e a outra metade é saudade desse mesmo amor,
quebrado por dentro e raso demais por fora para entender os dias que ficam e os que vão,
qual a mágica para transformar uma dor no coração em sorrisos?
o pior foi receber o teu último beijo sem saber que era um adeus,
tenho a impressão que estou morando dentro de uma câmara fria e invisível,
o meu guia é a reciprocidade, um dia espero vencer esse oceano.
Linhas diferentes
O joio e o trigo compartilham do mesmo ar, mas se comportam de maneira diferente,
gestos sem valor, mudanças feitas com remendos,
atitudes profundas, desejos temperados com leveza,
estrelas apagadas, errantes no alinhamento,
um brilho no acaso, o plano perfeito na roda gigante,
no medo as juras se perdem, na coragem o destino brinca,
entre um começo e o fim, linhas são tecidas cada uma com o seu padrão, cada uma com sua textura.
