Poemas sobre Si Mesmo

Cerca de 74301 poemas sobre Si Mesmo

Antes mesmo de te ver, eu já te sinto,
como um sonho que aprendeu a ter nome: Gabriel Levy.
Te espero nos silêncios do meu dia,
e na pressa do meu coração que já te chama de filho.
Cada amanhecer carrega uma ansiedade bonita,
daquelas que não pesam, só transbordam.
Imagino teu choro, teu olhar pequeno,
tuas mãos segurando meu dedo pela primeira vez.
O tempo nunca foi tão lento…
e, ao mesmo tempo, nunca fez tanto sentido.
Porque agora cada segundo me aproxima de você,
de te ter no colo, de te chamar de vida.
Saiba, antes mesmo de chegar,
que já existe um amor imenso te esperando aqui.
E que esse pai, ainda em construção,
já daria o mundo inteiro só pra te ver nascer.

Mas me fala...
há quanto tempo
que cê não mete o pé na estrada?
mesmo que descalça


há quanto tempo
não para pra admirar o céu,
o pôr do sol
em pleno e total silêncio?


cê já parou para pensar
que talvez todo esse barulho
dentro seja apenas um grito de socorro
da sua alma implorando por liberdade?

O Oceano
A dislexia é como nadar em um oceano onde as ondas não seguem o mesmo ritmo para todos.
Enquanto algumas crianças navegam com facilidade pelas palavras, outras precisam lidar com correntes mais fortes, letras que se movem como água e caminhos que parecem mudar o tempo todo.
Mas isso não significa incapacidade.
Significa que esse cérebro aprende de um jeito diferente.
E quando encontra apoio…
ele não apenas aprende — ele cria novas formas de ver o mundo.
Quebra-cabeça
A dislexia é como montar um quebra-cabeça onde as peças insistem em virar, trocar de lugar ou não encaixar como esperado.
Não é falta de inteligência.
É um caminho diferente até a imagem final.
Com tempo, estratégia e acolhimento…
A criança consegue montar — e muitas vezes enxerga detalhes que outros nem percebem.
Semáforo Diferente
Aprender a ler, para uma criança com dislexia, é como dirigir em uma cidade onde os sinais não seguem o padrão.
Às vezes o verde demora mais para aparecer.
Às vezes o caminho parece confuso.
Mas com orientação certa, paciência e prática…
Ela aprende a se orientar — do seu jeito.
A dislexia é como uma semente que não cresce no mesmo tempo das outras.
Enquanto algumas florescem rápido, ela precisa de um solo mais específico, mais cuidado e mais tempo.
Mas quando cresce…
Surpreende pela força e pela forma única.
A dislexia não define a capacidade de uma criança.
Ela apenas mostra que o caminho da aprendizagem pode ser diferente.
Quando entendemos isso, paramos de cobrar “igual”
E começamos a ensinar com respeito.
Nem todo cérebro aprende da mesma forma —
E tudo bem.
Gotinhas de Amor
Oceanos da Diversidade

"As palavras são arquitetas invisíveis da nossa realidade, cada uma delas, mesmo em sussurros, constrói os alicerces dos nossos comportamentos e crenças, podendo erguer pontes de empatia ou muros de inimizade."


Lidiane Coelho

Líderes fracassam em silêncio todos os dias.


E o motivo é sempre o mesmo.


A falta de conhecimento real dos seus colaboradores!


E isso tem solução: Heteroconhecimento!

Um olhar, sobre o mesmo
Ponto.


Havia ali um interesse em se conhecer.
Uma conversa agradável, poesias, as vidas sendo contadas. A cada dia, a proximidade era maior, como se caminhassem na mesma direção.
Mesmo ao longe, caminhavam de mãos dadas, tinham gostos parecidos. Em determinados momentos a mesma sensibilidade emocional .
Mas, por algum motivo algo aconteceu, na primeira curva que surgiu, ela virou o volante do coração, mudou a direção, o curso da história, .
Os dias se foram, os ventos mudaram, então ela ressurgi, mais disposta, determinada, finalmente decidida.
Porém, dentro dele mudou, apesar de ter continuado na mesma estrada, seguiu, abasteceu se de vida nova.
Lá foi ele buscar o que se encontra atrás da linha do Horizonte.

Creia.


Mesmo quando
Tudo parecer impossível.
Quando todos disserem
Que não vai dar, creia.

Meu irmão.

Quando dizem sua felicidade é a minha felicidade é genuinamente verdadeiro, mesmo que nas pequenas coisas da vida! Porém como é majestoso amar, ser amor. Amor é uma somatização de ambos. Pois só oferecemos o que temos que o sincero e o belo te acometa no seu jeito de ser, mesmo que singelo, que seja oriundo.

A maça...


Assim como os corações,
ela também estava machucada,
mesmo assim
Permanecia doce..

Engano


Um dia eu já fui tão triste, e fui mesmo infeliz, por acreditar no amor verdadeiro, hoje sei que foi um grande erro, total engano. Em minhas ilusões ainda romantizo o amor, ainda acredito em algumas fantasias, mas já me dói a realidade triste de saber, que amor, amor mesmo, só de mãe... e nem todas são dedicadas.

Sobre o assalto ao Museu do Louvre


Até mesmo um recém nascido...
perceberia, na sua inocência à 360° ,
que teve a "mão amiga"
dentro do Museu do Louvre...


"Elementar, Meu caro Watson!"

28/10/1988 - 28/10/2025


28 de Outubro


Corre, tempo!
Corre!
Corre até mesmo
com a velocidade da luz.


Nada!
Nem o sol,
nem a lua,
nem o vento,
nem as ondas
daquele dia
(absolutamente nada!)
vais poder levar embora
de mim.


28 de Outubro


Corre, tempo!
Corre com tua pressa insaciável,
devora os dias,
apaga rastros,
engole séculos,
mas aquele dia,
aquela luz,
o sopro do vento
e o rumor das ondas
ficaram cravados em mim
como brasas eternas.


Podes correr, tempo,
mas não há velocidade
capaz de alcançar
o que queimou dentro de mim.
✍©️@MiriamDaCosta

Antigamente, os políticos eram tão discretos
em suas ações e palavras que,
mesmo quando cometiam alguma corrupção,
o estrago, quando chegava ao conhecimento público… não se apresentava assim tão rápido... tão óbvio... e tão descarado...

Hoje, ao contrário,
a corrupção desfila pelas ruas
como se fosse rotina,
quase um costume socialmente aceito...

A diferença é gritante:
antes, ao menos, havia o sentido da vergonha.
Agora, perderam até o último vestígio de pudor.
Mesmo diante das evidências,
mesmo com o escândalo estourando
na cara do país inteiro,
continuam se exibindo
orgulhosos de suas próprias falcatruas.

Perderam a discrição,
perderam a vergonha,
perderam o mínimo senso de decência,
e ainda pretendem impor leis
que os protejam,
com a mesma naturalidade desonesta
com que cometem seus crimes.

Cínicos,
atuam como se o Brasil
devesse agradecer
por sua delinquência institucionalizada...

Parece até ...
que ser político virou sinônimo
de ser orgulhosamente criminoso
com licença de roubar
e sabe-se lá o que mais...

Essas atuações escancaradas e descaradas
contornadas de cinismos e deboches diante
da Constituição e dos eleitores devem ter um FIM.
✍©️@MiriamDaCosta

Existe um tempo
para tudo
até mesmo
um tempo
para se ter
tempo
para
o tempo.


✍©️@MiriamDaCosta

Devo minhas flores
ao meu constante regadio....


Sou rio que não cessa
mesmo quando a seca
ronda minhas margens...


Carrego no corpo da alma
a memória da terra dura
das rachaduras
que me exigiram
sangue, suor e lágrima...


Mas é no gesto insistente
de me regar por dentro
que brotam raízes firmes
e pétalas indomáveis
em cores que nem a noite
consegue apagar...
✍©️ @MiriamDaCosta

Em qual espelho
permaneceu,
mesmo que embaçada...
a imagem da tua puerícia?!...


✍©️@MiriamDaCosta

A delicadeza tem o poder
de vislumbrar o olhar sensível
e até mesmo encantar e hipnotizar
a agressividade dos mais ferozes...


A delicadeza,
frágil em aparência,
é chama invisível
que atravessa couraças...


Ela se insinua
pelo olhar mais atento,
desarma punhos cerrados,
sussurra sobre o peito dos duros,
e como um feitiço antigo
é capaz de encantar,
de hipnotizar até mesmo
a selvageria dos mais ferozes...


fazendo-os se curvar,
ainda que por um instante,
ao milagre do estupor e do sensível...


✍©️@MiriamDaCosta

– Às vezes, eu sinto algo muito estranho…
algo que, ao mesmo tempo, me perturba e me aquieta.


"– Explica-me melhor esse “algo estranho”
que te cria controvérsias no estado d’alma…"
(disse o Tempo)


– Eu queria voltar no tempo…
naquele tempo em que eu nada sabia,
nada entendia…


"– E por que isso agora?"
(perguntou o Tempo)


– Porque eu sinto saudades daquele tempo.
Às vezes, chego a acreditar que não saber do mundo e não compreender nada dele
é uma forma de paz.
Eu não consigo entender
como é possível viver em paz
com tudo isso que acontece…
com tudo isso que os humanos fazem.
O Senhor me entende?


"– Claro que te entendo!
E é por te entender
que dialogo contigo.
O Tempo é mestre.
E você está sendo uma boa aprendiz,
com suas inquietações e interrogações...
(respondeu o Tempo)


✍©️@MiriamDaCosta
( Em "Diálogos com o Tempo")

A alma poética e artística
dá cor à vida,
mesmo quando
ela desbota...
✍©️@MiriamDaCosta

* Dia das Crianças *


Em qual espelho
permaneceu,
mesmo que embaçada,
a imagem da tua puerícia?!...
✍©️@MiriamDaCosta