Poemas sobre Preconceito
Quando a gente nasce, as pessoas vão nos ensinando conforme crescemos o que elas pensam, se elas acham que todos tem que estar dentro dos padrões de beleza, de vida, ou de comportamento totalmente superficiais que elas criam, elas ensinam isso, e na inocência nós aprendemos. E se vermos alguém fora desses padrões é claro que vamos julgar porque nos ensinaram que isso é errado. Ou seja, sem nem saber ao menos o que é ser preconceituoso, racista ou xenofóbico, nós pegamos a lição para si e nos tornamos um deles... Porém isto acontece porque somos influenciados a acreditar nestes padrões e não poque nascemos assim.
E do mesmo jeito que aprendemos a odiar as pessoas que não se encaixam nos padrões impostos pela sociedade, podemos aprender a amá-las mesmo com tantas diferenças.
Quantos filtros precisamos tirar dos nossos olhos para enxergar o nosso semelhante como a nós mesmos e nos ver livres dos preconceitos.
Olham-me com desconfiança por ser mais nova que meu amor. Eu rio da ignorância, afinal, sei que onde a falta de amor anda não existe passaporte de idade. Entendo que as pessoas se entregam aos desamores e tornam-se amargas, mas conheço bem o sentimento de amar. E o amor não é rotulado por nada. Nada que existe pode barrar esse sentimento, pois é indomável e rebelde por natureza. Não obedece regras, tampouco as banais, como rotular sentimentos por faixa etária.
Queremos todos juntos numa só sintonia porque achamos que seria melhor para todos. Qual sintonia? A nossa, lógico! Difícil aceitarmos as diferenças e vermos a riqueza que há nelas.
Todo sangue é vermelho. Somos abrigados pelo mesmo céu azul. O mundo não precisa das suas piadas, necessita é do seu respeito.
As pessoas se perderam estao andando em circulo e nao percebem .Triste . Pois vivem querendo preencher um vazio se alimentado de egoísmo .Querendo ser superiores quando estao se matando em vida ! Seres nao evoluidos que se alimentam de preconceito na tentativa de suprir o vazio que lhe tornam perdedores .
Me veja como sou, e não como vc que me vê.
Ver alguém como realmente é é difícil quando há preconceito religioso, quando ser perfeito é o ideal ou acreditar que se relacionar individualmente ou coletivamente não é um processo e que tudo começa pronto sem o trabalhar árduo de todos os dias para a construção da amizade e comunhão.
"Sabedoria de vida é transformar os instantes em grandes e inesquecíveis momentos. Exemplo: perdoar rapidamente um ato de preconceito, sem, contudo, deixar de lutar pelo fim desse ato".
Um dia espero que as pessoas investiguem mais, critiquem mais e questionem mais tudo que lhe dizem. E então, um dia, existirá menos preconceitos e julgamentos equivocados.
Reclamamos do Sistema, mas quantas vezes sucumbimos quando postos à prova nesta cultura do desperdício, exploração, narcisismo, preconceito e ganância?
Abandone os preconceitos, não fique dando ouvidos a quem não te quer ver bem. Não busque bens, beleza ou glamour, busque a alegria de viver o caminho ao lado de alguém que te faz bem.
Que tenhamos mais amor e menos preconceitos, que o perdão, a gratidão e a oração sejam mais fortes que os pesos do passado e desejos de vingança... Que possamos ter um coração puro e renovado à cada sorriso que dermos e que a sabedoria de Deus esteja presente sempre que falarmos e tivermos uma atitude. Em nome de Jesus que sejamos irmãos verdadeiros na fe.
Como é desumano chamar de opinião aquilo que deveria ser considerado uma violência esteticamente moral.
A arbitrariedade é a forma mais tola do ser humano de expressar vontade própria. Todos nós temos direitos de pensar como quisermos. Acontece que existem pessoas frustradas que não se aceitam e colocam a culpa dos seus fracassos nos outros em forma de preconceito.
"Nos temos que aceita a forma e o jeito que somos, só assim podemos nos livra da agonia ou da depressão. Ao aceitamos nossa forma , nosso jeito, como realmente somos. Vamos ser capazes de realizar o que escondemos, o que prendemos. Porque a maior realização e ser realmente o que somos. E o que precisamos ser independente de tudo de preconceitos ou de ignorâncias. "
O que nós mulheres precisamos é nos conscientizarmos que na luta da sobrevivência dos milhões de espermatozoides, nós fomos vitoriosas, essa foi a nossa primeira vitória, vencemos na corrida da vida!
" Aceito as imperfeições, assim tenho condições de melhorar, eu não posso sustentar a ideia de ser perfeito".
O autor descreve os preconceitos de uma sociedade desigual. O rico é sempre considerado bom, educado, culto e digno de respeito; o pobre é sempre tido como preguiçoso, sem valor, imoral, um peso que não merece ser levado a sério. Quem se dá ao trabalho de conferir tais preconceitos, acaba descobrindo que as coisas são exatamente o contrário. É no confronto social que ricos e pobres podem compreender o porquê de sua própria situação.
(nota de rodapé - Eclesiástico 13)
