Poemas sobre Paz
Vida simples
Vida simples de muito não precisa,
Precisa apenas de paz.
Essa é uma a divisa
Que o luxo não satisfaz, desfaz.
O luxo é o que nos aprisiona,
Aparenta só beleza e conforto,
Vem e nos apaixona,
Mas sem paz, está morto.
O ideal é que fôssemos minimalistas
Vivendo com menos e com foco no que importa
Com aconchego e de forma realista
Numa casa como essa, com uma janela e uma porta.
O problema é que não nos conformamos
E a beleza nos enche os olhos,
Ficamos com aquilo que não sonhamos
E acabamos sim como abrolhos.
A vida simples é desafio diário
Muitos não conseguem enfrentar
Tentam de tudo como se fosse necessário
E acabam só por lamentar.
Tô com Ele não importa o que acontecer
Só Ele me enche de amor e paz
Só Ele me satisfaz Pedro Victor Stecca/ Estevao Lino / Ivair
Só Você me dá Paz
Agora foi que eu entendi
Entendi que pra mim
Você é a Cura
Eu quero te ver Carla M. / Eduardo D. / María José S./ Juan Alejandro/ Madiel Porfirio
Eu não aguento mais,
Viver nesse mundo voraz,
Refém da falsa paz.
Terra de aparência,
Do mal e sua essência,
O funil da decadência.
Podre é a raça humana,
Seu coração muito se engana,
Sua mente é profana.
Que o restante do seu dia seja leve,
e que esta tarde te devolva em paz
todo o bem que você espalha por aí.
O Despertar
Sonhei com amores, com risos e paz.
Com tudo que a vida promete e desfaz.
Toquei o impossível, beijei ilusão,
Vivi mil histórias só com o coração.
Senti o calor de um abraço sincero,
E o frio cortante de um “já não te quero”.
No sonho, a dor vinha com mel e ternura,
A vida era bela... mas cheia de altura.
Por fim, despertei — silêncio no ar
E o mundo real veio me abraçar.
A vida é assim: mistura e estrada,
Tão cheia de tudo... tão cheia de nada.
— richas
Esse amor é pra nós
A loucura que traz
Esse sonho de paz
E é bonito demais
Quando a gente se beija
Se ama e se esquece
Da vida lá fora
Cada parte de nós
Tem a forma ideal
Quando juntas estão
Coincidência total
Do côncavo e convexo
Raio que todos seduz
Rosto angelical
Olhar que a paz reluz
Presença do divino amor
Alma gêmea de Jesus.
Pequena caminhada
Que o anjo conduz
Na terra eternizada
Nessa passagem da luz
Giovana, Giovana, Giovana.
25 de agosto Dia do Soldado.
Enfrenta o fogo e o aço,
sem recuar, sem temer.
Faz da paz o seu espaço,
mesmo ao lado do sofrer.
Não se dobra à violência,
nem se rende à opressão.
Com coragem e presença,
vence a guerra da razão.
Benê Morais
Entre o vermelho e o amarelo, eu sou mais o verde e o branco, que trazem esperança e paz, as cores dos meus times Palmeiras e Icasa.
Benê Morais.
Amizade
“Amizade não se faz,
se constrói.
Amizade não se tem,
se mantém.
Amizade com paz,
não destrói.
Amizade é estar bem
com seu bem”
Quando o barulho de dentro cala…
não é paz —
é exaustão.
É o cansaço de lutar consigo mesma
até não sobrar voz,
até o peito desistir de gritar.
E é nesse silêncio pesado,
quase morto,
que algo começa a sussurrar.
Não vem como milagre,
nem como luz bonita —
vem como um corte limpo na alma.
Helaine machado
"Na vida, o importante é encontrar o caminho do amor... da paz... e do sucesso!..."
Otávio ABernardes
Itumbiara, 3 de outubro de 2025.
"Dinheiro: muito bom! mas... é preciso ter paz no coração! E ter Paz... só com Deus!!"
Otávio ABernardes
Gyn, 31 de janeiro de 2026.
"Faça com que o seu sorriso desperte a alegria de viver em paz ao seu irmão!"
Otávio ABernardes
Itumbiara, 1 de maio de 2026.
A paz não é o que você procura externamente e sim,
o que você cultiva internamente.
E consequentemente, colhe.
A Força das Delicadezas
Visto a armadura moldada no tempo,
mas trago nos olhos a paz do jardim.
Nas grandes batalhas de cada momento,
o vento que sopra não manda em mim.
Busco força onde dizem que não existe,
tiro dos poços a água mais pura.
Se o mundo lá fora se mostra tão triste,
meu peito responde com luz e ternura.
Busco sorrisos em meio às lágrimas,
faço do pranto o meu recomeço.
Escrevo a história em douradas páginas,
pois sei o valor que a vitória tem preço.
Tenho esperança, bem no fim do túnel,
uma centelha que o medo não apaga.
O tempo dos homens pode ser rústico,
mas a fé que eu carrego acolhe e afaga.
Levanto, ainda que seja para cair de novo,
as minhas cicatrizes são feitas de ouro.
Não temo a poeira, o fogo ou o povo,
pois levantar-se é o maior tesouro.
Amo, inclusive aqueles que me odeiam,
pois o ódio é fraqueza, e o amor é poder.
Que as pedras jogadas jamais me fream,
meu dom mais bonito é saber acolher.
Podem pensar que há ingenuidade
neste meu jeito de olhar a vida...
Mas é com pureza e com verdade
que curo a alma que foi ferida.
Não passo por cima, não quebro o afeto,
é na mansidão que o império se faz.
Assim vou moldando o meu próprio teto,
conquistando os meus sonhos, blindada de paz.
----------------- Eliana Angel Wolf
