Poemas sobre Ódio
"[...] quem cega mais que o ódio, distorcendo as lentes dos olhos, fabricando realidade paralela?"
(trecho de "O Conde de Santo Amaro")
"Ódio e amor são a exata mesma coisa, variando apenas na orientação: um para o bem, outro para o mal. O avesso do amor [...] é a indiferença"
(trecho de "Parece Dezembro: romance inspirado nos versos de Chico Buarque")
Não se precipite, se ama não escuta a razão e nem ao ódio, se prenda apenas pelos sorrisos já que são eles que valem a pena
“Certas palavras são como sementes...
...germinam o ódio, brotam a cólera, florencem o rancor e não produzem frutos”
"Desejo a você: que sua oração seja ação! E que o coração não desista de amar mesmo que ao ódio tenha de se esquivar. "
Ninguém provoca raiva, ódio ou qualquer outro sentimento ruim em ninguém. Apenas faz despertar o que já existe dentro de nós.
Todo sistema corrompido é alimentado pelo ódio, pois manipula-se as pessoas a escolherem um lado, na medida que devem odiar o lado oposto, com a finalidade de não se unirem para enfrentar o próprio sistema. E sob a sorrateira ilusão de que nosso lado está certo, a corrupção permanece invencível.
Pessoas felizes não ferem os outros. Somente pessoas amargas e mal resolvidas miram o seu ódio no outro na tentativa de resolver seu próprio mal estar.
Apesar de antagônicos, os sentimentos de amor e ódio possuem algo em comum: ambos são forças motivadoras extraordinariamente fortes.
Não devemos odiar nenhum erro... o amor também ama o ódio; pois quando o erro somos nós, odiar é o erro!
Sorrir pra quem me odeia é a melhor de todas as respostas. Perder pro ódio é algo mais insuportável do que perder pro amante.
A destilação do ódio não pode ter força probante e suficiente para a propagação de bem-estar social, e por isso, é incapaz de vencer a indústria do amor.
As agressões, os vilipêndios, o fuzil que destrói as reputações, a indústria do ódio e da mentira, tudo isso não tem o poder de destruir as relações sociais quando o amor é a mola mestra da humanidade.
