37 poemas sobre o tempo para pensar na passagem dos dias

Jamais subestime a capacidade que o tempo tem de mudar a realidade, transformar sentimentos, apaziguar corações. Não sou quem fui ontem, muito menos quem serei amanhã. Este, quem sabe, seja o verdadeiro efeito borboleta pra se usar de forma positiva e sábia.

O tempo não volta, ele passa rápido demais e você acaba envelhecendo com a culpa de que não viveu. Acaba mergulhando nas poucas lembranças que tua mente gravou, relembrando... ri e chora. Você não tem mais a flexibilidade, disposição e idade para fazer o que gostaria. A vida passa e o tempo é curto. O passado? Já passou, esqueça-o. Esqueça as mágoas, os conflitos, as desavenças... perdoe. Porque o passado não irá voltar para que você possa consertá-lo. O presente? Viva-o, chore, ria, dance, cante, pule, abrace, beije, declare-se, apaixone-se... este momento é único, torne-o inesquecível. E não ligue se as pessoas vão te achar doido ou anormal, você está feliz e vive, e talvez essa pessoa apenas exista. E o futuro? Não perca seu tempo pensando nele, porque ele é incerto demais. Mas, se quiser, pense e fique consciente de uma coisa: o teu futuro não vai se formar de pensamentos, e sim dos teus atos no hoje. Por isso, não deixe nada do hoje pro amanhã, porque infelizmente esse "amanhã" pode não chegar. Pena que aqui são só palavras e logo serão esquecidas...

O tempo só passa depressa quando estamos envolvidos com algo que nos faça prestar mais atenção no momento que no ponteiro do relógio.

A vida gira, assim como o mundo dá voltas. O que hoje está em cima, daqui algum tempo estará embaixo. E vice-versa. É fato. Não é vingança divina ou humana. É lei natural.

O tempo passa, o tempo voa, a gente cresce, amadurece.
A vida é curta, mas vou viver cada momento que aparecer.

A maturidade é uma decepção amarga para a qual não existe remédio, a não ser que o riso possa ser usado para remediar alguma coisa.

[...] de repente tive a sensação de ver o tempo passar e de perder grande parte dele nas pequenas idas e vindas pelo mesmo caminho.

Jojo Moyes
Como eu era antes de você

Nem sempre podemos construir o futuro para nossa juventude, mas podemos construir nossa juventude para o futuro.

Se você soubesse o que iria acontecer, se você soubesse tudo o que iria acontecer no futuro, se soubesse de antemão as conseqüências de suas próprias ações, você estaria condenado. Você ficaria arruinado como Deus. Você seria uma pedra. Você nunca iria comer ou beber ou rir ou sair da cama de manhã. Você nunca iria amar alguém, nunca mais. Você não se atreveria.

O tempo, esse químico invisível, que dissolve, compõe, extrai e transforma todas as substancias morais.

Machado de Assis
Iaiá Garcia

As pessoas estão sempre gritando que querem criar um futuro melhor. Não é verdade. O futuro é um vazio apático que não interessa a ninguém. O passado está cheio de vida, ansioso para nos irritar, provocar e insultar, nos tentando a destruí-lo ou a repintá-lo. A única razão pela qual as pessoas querem ser donas do futuro é para mudar o passado.

O tempo é como uma ponte, posto que nos permite fazer a travessia para o outro lado, percorrer novas estradas, buscar novos horizontes, talvez esse tempo nos permita voltar, talvez jamais voltemos, mas o certo é que se tivermos medo da travessia, acabamos morrendo sem saber o que tem do outro lado...

Não sei o que vai acontecer daqui pra frente mas por dias melhores eu vou lutar, sem ficar de braços cruzados esperando o tempo passar.

O homem é o filho do seu passado, mas não o seu escravo, e é o pai do seu futuro.

Não fossem os amigos de infância e o espelho, a gente nunca saberia que está ficando velho.

Ser grato sempre, pois a gratidão é o que cada um de nós tem de carregar dentro de si, saber ver o que se passa, ser paciente, tudo tem o seu tempo...

"Aquela sensação de perder a mim mesma é constante, mas sempre fica o perfume da flor. E isso revela o quanto vale a pena continuar sendo Eu."

Que a fé em Deus seja sempre o nosso escudo, a nossa fiel proteção para enfrentarmos o caos, as intempéries e todos os obstáculos que possam cruzar o nosso caminho. A fé nos faz ter a certeza de que Deus é bom o tempo todo. Confiemos!

⁠“O que uma quantidade ilimitada de riqueza significa para um homem que tem uma quantidade limitada de tempo.”

Aí eu olho pra trás e tenho certeza de que tudo passa nessa vida e nada é para sempre. O dia pode ter sol, pode ter chuva e pode ser nublado, são apenas dias que nascem e que morrem e continuam passando como uma metamorfose, ora casulos, ora borboletas... e que simplesmente observo calada na janela do tempo.