Poemas sobre Frutos
Ninguém precisa
vencer uma discussão,
Um exemplo é deixar
os frutos da Indaiuçu
como são e do jeito que estão
para não se envenenar,
Diferente da discussão,
dela ainda podemos
aproveitar a beleza
da sombra e da delicada floração,
E quando chegar o momento
obter madeira para a construção
o quê permitir a sua imaginação;
e deixar os frutos para
as aves obterem alimentação.
Se tempo a tempo for dado,
mesmo que nada for usado,
diferente de uma discussão,
com uma Indaiuçu ainda
se pode aprender alguma lição.
(Palavra à mente e ao coração).
A vida tem espinhos
flores e frutos tal
qual a Arumbeva,
Como todo o poeta
colho os frutos dos dias
com os pés na terra.
Floresce outubrina
o amável Cajá-Mirim,
Os frutos que posso
colher este mês
são os teus beijos
reservados para mim,
E tudo aquilo que não
haverá entre nós fim.
Aguardar pelo seu amor
como se aguarda
pelos frutos Butiá-açu,
É algo que dedicada
faço com louvor,
porque a intuição diz
que serei a sua amada.
Cabeçudos com os seus
frutos amadurecendo,
Eu danço como o balanço
do cantante vento,
Penso em você
a todo momento.
A árvore cresceu
Ontem
Era somente
uma semente
Que brotou
e floresceu
A árvore deu frutos
Galhos e folhas
Cai a chuva
e tudo molha
A árvore
tá linda
e há de crescer
muito mais ainda
A árvore
Alimenta o beija-flor
Alimenta o bem-te-ví
Alimenta o homem
Aumenta de tamanho
a cada ano
E mais insetos
mais pássaros
e mais seres humanos
dela comem
E sob a sombra de seus galhos
Se abrigam do calor
A aranha vem morar
As abelhas vem buscar
Algo doce
Em sua flor
Fazem ninho
Nos seus galhos
Com as folhas
Que dela caem
E assim a árvore espalha
Humildemente, com sua bondade
Um pouco do amor
Daquele que criou
Todos os insetos
e frutos
e pássaros
e flores deste mundo
Mas um dia
Tudo precisa partir
e assim como tudo se vai
A árvore cai
Ficam no chão
Muitas sementes
Outras árvores crescem
Resplandecem
E os seres da criação
Vem beber das suas flores
Novamente.
edsonricardopaiva
Árvores não deram frutos
O mundo semeia insatisfação
E colhe satisfeito, o resultado
Veja que a terra não pedia nada
São de Deus o Sol e a chuva
Sem esperar a gratidão do mundo
Não é Deus quem põe a mesa farta
Só oferece o trabalho e a vida
Mas o engano planta ingratidão
E transforma a grande obra
Em mero esboço
Proclama a terra infecunda
O ingrato olha a tudo que recebeu
E declama que apegou-se a um osso
Os porcos buscam milho e farelo
Que o diabo, travestido, espalha
Pobres almas prostituídas
Desertam das missões da vida
Fartando-se da vilania
Furtando-se aos compromissos
Pra depois mirar-se no espelho
Sem rosto vermelho ou enrubescido
As árvores não suplicam gratidão ao mundo
E não mentem, dizendo
Que foi obra de Deus planejar tudo isso.
Edson Ricardo Paiva.
A mesma terra que dá frutos
também dá flores e sarças
a mesma lua dos poemas
traz maremotos e problemas
as mesmas flores que as abelhas
beijam pra fazer o mel
produzem espinhos
enquanto recolhem
inocentemente
os raios de Sol que vem do Céu
na mesma noite em que
alguns descansam
outros, felizes, dançam
alheios àqueles
que em outros cantos
nada mais esperam
somente se desesperam
a mesma terra que alimenta
muitas mulheres e homens
muitas vezes traz a fome
e no final, invariavelmente
recobre tudo isto
alegrias e tristezas
embaixo da terra somem.
Árvore da Vida,
que eu não insista
diante dos frutos,
continuar obcecado
pelo fruto proibido.
Valorizar o pecado
E subjugar a Graça.
Que eu me permita,
não ser afeccionado
a tara do pecado,
subjetivo à condenação.
Que eu tenha fé suficiente,
para entender que no paraíso,
havia tantas árvores boas,
para não valorizar a única má.
Numa fixação na transgressão,
como metanoia de conversão.
Obcecado pelo derrotismo
ao invés de cantar Vitória.
Que a religião não seja um peso,
e que minha fé me faça livre
para andar no amor e na graça,
sem buscar mais nada,
sem entender mais do que posso,
sem querer saber tua vontade.
Como o Senhor próprio disse:
“Que te importa?
"Nunca desista de você, pois somente você e autor de sua vida, pois suas atitudes hoje serão os frutos que colherá amanha".
O ano não será novo se você plantar as mesmas árvores. Mude! Plante novas árvores para que novos frutos venham.
Não condicione a sua felicidade em cima da infelicidade de outro. Se o custo de você ser feliz está em ter mais pessoas sofrendo, esta relação não trará bons frutos.
A vida estava me ensinado que o avanço e a mudança vêm lentamente. Não em dois anos, não em quatro anos, nem mesmo numa vida inteira. Estávamos plantando as sementes da mudança, e talvez nunca víssemos seus frutos. Precisávamos ser pacientes.
“[A mocidade] Ama a vigília, aborrecendo o sono; / Tem projetos de glória, ama a quimera; / E ainda não dá frutos como o outono, / Porque dá flores como a primavera”.
Agindo com calma, cautela e muito raciocínio, você consegue usufruir muito mais das oportunidades e dos frutos de seu trabalho. Leve isso para a vida toda!
LINHA DO TEMPO
Nossa linha do tempo está cheia deles,
Grandes marcos registrados como...
Momentos com Deus,
Momentos em família,
Momentos com amigos,
Momentos a dois.
Um sorriso marcante,
Um beijo desesperado;
E então, o encaixe perfeito!
Dos ardores
Dos sentidos,
Dos impulsos,
Dos frutos e desfrutos,
Laços e deslaço.
Nossa passagem pela terra
é tão efêmera, a vida
se vai tão rapidamente,
é uma magia entre o
corpo e a alma
feita sob os nossos olhos.
Cuidemos em ser feliz.
