Poemas sobre Filhos
"Eu esperei esse momento, como um pai espera um filho,
como a lua espera o sol, como a terra espera a chuva.
Todos os dias eu sonhava com o seu sorriso, com o brilho dos seus olhos e com o calor do seu abraço.
Foi dificil esperar mais Deus ja dizia em meu coração que logo eu iria te encontrar.
E nesse dia então iria te entregar meu coração e todo esse tempo iria valer a pena cada lagrima.
Esse dia então chegou e mais que depresa assim que te avistei sabia que era você quem eu sempre esperei.
E agora me encontro aqui diante deste altar mais uma vez a te esperar mais na certeza de que você ira chegar.
O amor é assim uma mistura de emoções, que invade nossa alta e transborda no coração, quanto tempo esperei pra te ter aqui comigo, mais agora que chegou nunca mais, eu serei sozinho".
13/08/12.
Queria tanto que elas estivessem aqui comigo, viver longe das minhas filhas foi o preço mais alto que já paguei por ser eu... Sinto saudades do tempo em que eu participava de todos os momentos delas... Estou sempre perto, o máximo que posso e consigo, mas é pouco e se é pouco para mim, imagino como deve ser para elas. Quando tudo está nublado e meu coração me faz perguntas que não sei responder, penso como seria bom poder estar ao alcance do abraço delas, do colo delas. Sou uma mãe carente de colo de filhas...
Não é possível ter tudo e digo mais, ainda temos que escolher... A opção mais fácil será mais difícil para quem amamos, o que torna todas as opções extremamente difíceis. Queria tanto ser ao menos duas, mas sendo uma já sou tão múltipla...
Tenho meus medos. O maior deles é ficar sozinha... Sem filhas, sem amor, sem ninguém. Dizem que quem quer tudo acaba ficando sem nada...
A única coisa que eu não queria era fazer sofrer... Mas, eu sou Doutora nisso... Meus amores estão espalhados e acabo não dando conta de nenhum direito. Há quem sofra por falta de amor, eu sofro por excesso. Onde está Salomão? Quem me deixaria inteira para não me ver assim tão esquartejada?
Às vezes me sinto tão injusta nesta divisão de mim... Fico para lá e para cá, endoidando para ser a melhor mãe, amiga, filha, fincionária,
esposa, amante...
Ser eu é tão difícil! Sem contar os meus dilemas religiosos... A culpa cristã enraizada até o centro da Terra... Entretanto, creio que eu mesa procuro meu próprio caos. É assim e só assim que tenho paz... Paradoxo? Barroco? Nada... Sou apenas humana... E se eu mesma não me censurasse, já teriam me internado há muito tempo...
POEMA DA MATURIDADE
(Poema de: Almany Sol - 17/06/2012)
Sabe filho,
Se você fosse mais vivido,
entenderia meu rigor educativo,
me veria como um mestre
e não como um comandante cruel.
Pensartia duas ou mais vezes,
antes de me desobedecer e me afrontar.
Desejaria o melhor pra todos,
sem se importar egoistamente consigo.
Teria muito mais paciência
e compreenderia as dificuldades senis,
pois a jovialidade é efêmera.
Saberia que se sentir orgulhoso,
nem sempre será por ter méritos proprios,
mas também em ver nos seus filhos,
suas realizações impossíveis.
Sabe filho,
Desejo que quando chegar a sua vez,
você possa recitar de cór e com maestria,
o poema da maturidade, ao seu filho também!
O Que Significa Ser Pobre
Um pai, bem de vida, querendo que seu filho soubesse o que é ser pobre, levou-o para passar uns dias com uma família de camponeses.
O menino passou 3 dias e 3 noites vivendo no campo.
No carro, voltando para a cidade, o pai perguntou:
- Como foi sua experiência? -Boa, responde o filho, com o olhar perdido à distância.
E o que você aprendeu? Insistiu o pai.
1 - Que nós temos um cachorro e eles têm quatro.
2 - Que nós temos uma piscina com água tratada, que chega até a metade do nosso quintal.
Eles têm um rio sem fim, de água cristalina, onde tem peixinhos e outras belezas.
3-Que nós importamos lustres do Oriente ,para iluminar nosso jardim, enquanto eles têm as estrelas e a lua para iluminá-los.
4 - Nosso quintal chega até o muro.O deles chega até o horizonte.
5 - Nós compramos nossa comida, eles cozinham.
6 - Nós ouvimos CD's... Eles ouvem uma perpétua sinfonia de pássaros, periquitos, sapos, grilos e outros animaizinhos ...tudo isso às vezes acompanhado pelo sonoro canto de um vizinho que trabalha sua terra.
7 - Nós usamos microondas. Tudo o que eles comem tem o glorioso sabor do fogão à lenha.
8 - Para nos protegermos vivemos rodeados por um muro,com alarmes... Eles vivem com suas portas abertas, protegidos pela amizade de seus vizinhos.
9 - Nós vivemos conectados ao celular, ao computador, à televisão. Eles estão "conectados" à vida, ao céu, ao sol, à água, ao verde do campo, aos animais, às suas sombras, à sua família.
O pai ficou impressionado com a profundidade de seu filho e então o filho terminou:
- Obrigado, papai, por ter me ensinado o quanto somos pobres!
Nota do autor: Cada dia estamos mais pobres de espírito e de observação da natureza, que são as grandes obras de Deus. Nos preocupamos em TER, TER, TER,
E CADA VEZ MAIS TER, em vez de nos preocuparmos em apenas "SER".
O FILHO PRÓDIGO
“Dá-me a parte da herança
A qual eu tenho direito”;
Então o pai, sem tardança,
Atendeu todo seu pleito.
O filho, homem já feito,
Saiu no mundo a gastar,
Com todo, qualquer sujeito,
Que vinha lh’acompanhar.
Prostitutas às dezenas,
Louras, ruivas e morenas,
Teve quantas desejava...
‘Té que um dia ficou pobre
E descobriu, sem ter cobre,
Que só seu pai lhe amava!...
Pai, Mãe não vivam em função somente dos filhos, o tempo vai passar e eles, mudarão, um dia com um beijo no rosto irão viver suas vidas. Esquecerão 70% de tudo que vocês fezeram por eles, deixarão de ser seus bebês e terão uma habilidade de magoa-los. Isto acontecerá se você der tudo de "mão beijada", se fizer todas as vontades e desejos e se não tirar eles de baixo das suas asas. Sem contar que eles sofreram muito nos tropeços da vida.
Todos sabemos que viver bem e felizes precisamos ser lapidados, preparados para aprendermos a importância de cada queda. Queremos que os jovens aprendam o português, mas não a falar de seus medos. Queremos que aprendam matemática, mas não a somar valores humanos, subtrair frustrações, dividir conquistas e a multiplicar a fé em tempos difíceis. Queremos que aprendam a orar, mas não a buscar e confiar em Deus. Queremos que aprendam a ter respeito, mas não somos exemplos. Queremos que saibam ser amigos, mas não temos tempo para mostrar que os melhores amigos estão dentro de casa. Queremos que saibam fazer escolhas, não bebam, não fumem, tenham responsabilidades e ficamos no querer, informamos, e não formamos! Queremos que nos amem e demonstrem, mas não nos abrimos para eles, não contamos nossas derrotas, não mostramos quem mora atrás dos papeis de Pai e Mãe, assim não ensinamos o valor e o salgado sabor de uma lágrima.
Este que vos escreve ainda não tem filho, talvez por isto estou em situação confortável para discorrer, não esqueçam, sou filho como você. Um filho que cresceu sem pai, com uma mãe abençoada a quem devo minha vida e amo e admiro, eram outros tempos, mas sofri por ela não ir além do papel de mãe.
Em outro momento escrevo para os filhos. Por fim Pai e Mãe, vivam do exemplo, companheirismo, diálogo, fé e da amizade com teus filhos, e não esqueça de viver!
Respeitosamente,
SÃO MEUS
MEUS FILHOS,"AMADOS"
MEUS AMORES," ETERNOS"
MEUS DESEJOS, "DEPOSITADOS"
MEUS SONHOS, "REALIZADOS"
MEUS MEDOS, "SUPERADOS"
MEUS PRESENTES," DE DEUS"!
Ensinar o filho a ser uma pessoa responsável, é um gesto de amor. Demonstra-se amor pelo filho quando se dá limites a ele. Quando se ensina que ele convive com outras pessoas e que todas as pessoas são importantes. Que somos responsáveis pelos nossos atos. E quando se mostra que "o meu direito acaba onde começa o do outro" não é só uma frase de efeito, mas uma grande verdade!
Quando educamos nossas crianças e adolescentes (através de palavras, exemplos e atitudes!!) com amor, respeito, sinceridade e responsabilidade, e as ensinamos a terem esses mesmos valores, estamos contribuindo para tornar o mundo um lugar melhor para todos!
Tem mais babaca por aí do que seria desejável.
Pais babacas costumam ter filhos muito babacas, num claro aperfeiçoamento genético dessa intolerável parcela da população.
Um babaca tem inteligência limitada e por isso que acha que tem opinião própria. Na verdade, enfatiza suas deficiências imaginando que são qualidades.
Em todas as profissões existem babacas. Em algumas, ser babaca é quase um fator preponderante. Vou deixar ao critério do leitor que certamente tem opinião formada e atire a primeira pedra aquele que já conheceu um participante de BBB que não fosse o suprassumo da babaquice.
A visão distorcida da realidade coloca no babaca, arrogância onde deveria existir a humildade de ser ignorante e mal educado.
Perdoem-me, se existe babaca educado não conheço nenhum.
Ser mãe é se apaixonar todos os dias por seu filho,
É se surpreender com cada palavra nova, com cada sorriso, com cada atitude diferente.
Ser mãe é ser uma espécie de super heroína, se virando em 1000 se preciso.
Ser mãe é simplesmente maravilhoso!
Filhos são...
Filhos são seres de luz;
Filhos são a luz da nossa alma;
Filhos são a alegria do nosso lar;
Filhos são bênçãos;
Filhos são a nossa alegria;
Os filhos nos tornam pessoas melhores.
Quero ser o melhor Pai do mundo, para que um dia meu filho deixe de diferenciar as palavras Pai e Mãe. Pois um dia talvez eu tenha que ser Mãe e a Mãe do meu filho talvez um dia ser Pai..
Não existem diferenças, nem amor demais ou de menos...
Pois todos nós nascemos para amar e Deus não usou dosagem para destribuir amor entre as pessoas.
Ao Meu Filho!
Ao meu filho reservo o mundo: com altos e baixos; flores e espinhos; tristezas e alegrias; razão e emoção!
Ao meu filho ofereço o horizonte: com erros e acertos; com encantos e desencantos; com fracassos e sucessos!
Ao meu filho almejo a vida: com sabedoria; com discernimento; com sensatez; com amorozidade; com razão; com emoção!
Ao meu filho direciono força: para seguir em frente; buscar seus objetivos; abraçar suas conquistas; evidenciar suas diretrizes!
Para o meu filho: quero ser rocha; quero ser porto; quero ser apoio; quero ser encontro; alegria; quero acompanhar; participar; quero ser Mãe!
Escrevo para o meu filho(a)!
Sabe o que é alimentar um sonho, apanhar nos braços, acalentar e proteger de tudo e todos!
Escrevo para o meu filho(a), que apesar de um sonho, idealizo cada momento, cada pedacinho seu, seus olhos, seu cabelo, seu cheiro, seu sorriso. Ah! O seu sorriso pareço escutá-lo, tão harmônico e singelo, pura melodia.
Escrevo para o meu filho(a), versos sem rostos, palavras sem direção, cuidados sem foco.
Escrevo para o meu filho(a), luz para seus caminhos, oração para sua proteção, carisma em suas amizades.
Escrevo para o meu filho(a), conquistas sem horizontes, vitórias esbravejantes, sabedoria transcendente, cultura assistida.
Escrevo para o meu filho(a), pedaço de minha alma, oxigênio de minha vida, razão de minha razão, amor incondicional, vida de meus sentidos, orgulho de meus sonhos!
Meu filho(a), meu sonho, minha vida!
Os pratos vazios...
Um pai contava histórias na hora da refeição
Nos olhos atentos dos filhos, nenhuma divagação
Os pratos vazios, as bocas ávidas por uma refeição
Aquela lastimável situação ele queria abrandar
A fome de seus filhinhos
ele tentava de alguma forma disfarçar
Ele lia em voz alta com muita empolgação!
Porém os seus olhos estavam tristes,
exibiam a amargura cravada no coração
Quando viu seus pequeninos caindo no sono, parou de ler
E ficou a pensar no dia seguinte, no que iria fazer!
Quem sabe conseguiria um emprego
e diria adeus para aquele pesadelo?
Então a sonolência veio e ele procurou o sossego
E sentindo muita pena dos seus entes queridos,
adormeceu nos braços da esperança e do medo!
Quando estiver sentado, admirando a varanda da sua vida, preste atenção, meu filho, às flores pequeninas que escondem-se sob as grandiosas.
Quase invisíveis, no entanto, elas têm as cores mais belas e fortes, pois não estão expostas às luzes do mundo e conservam sua antenticidade.
Seja assim também você.
Talvez nem todos holofotes estejam dirigidos à sua pessoa.
E isso acontece justamente porque você é precioso, único, e lhe quero original.
Somente boas mãos lhe tocarão.
Somente bons olhos lhe encontrarão.
E somente boas pessoas serão tocadas por sua bela visão!
Ser Mulher
Preocupação com casa, comida, filhos, marido, enteado, gato e cachorro.
Dar conta de tudo com ajuda ou sem ajuda.
Estar sempre pronta para o que der e vier, ser a bengala, o apoio, a força e a plenitude.
Ser livre em pensamentos, atos e ações.
Amar, desejar, viver, sentir tudo isso elevado ao quadrado.
Ter mau-humor, tpm, cólica, dor de cabeça e muitas e muitas vezes não reclamar.
Está em sintonia sempre consigo e com os outros.
Os filhos são a continuidade da nossa existência, alguém que um dia dirá:
-Meu pai me ensinou...
-Meu pai me disse...
Ser pai é ser orgulho do filho.
Tenho muito a ensinar e tenho muito a aprender.
Inteligência, carinho, atenção e força eu já tenho...ainda falta uma coisa...
OI PAI...
Eu tinha tudo...
Quando criança, tinha tudo pra ser egoísta;
Filho único, ganhei sempre o que quis... mas sempre me acompanhou o aprendizado e o valor que as coisas tem;
Das mais simples, e pra falar a verdade: sempre dei mais valor a gado de osso e batata que a playmobil;
Na adolescência tinha tudo...
Tudo pra me revoltar, pra questionar
Tinha tudo pra ser um rebelde como o mundo espera
Mas também tudo me foi ofertado, para fugir a estatística e ser BOM!
A escolha sempre foi minha!!
O meu tudo sempre resulta daquilo que faço; de bom e ruim
Já homem, não sabendo o que seria tudo pra mim...
Fui atrás, busquei! corri... mas sem saber pra onde .
Sem saber onde tudo estava, onde tudo se escondia.
Mesmo assim, acredite! mesmo assim tudo que eu quis, alcancei!!
Com o tempo, buscando meu tudo...
Alcançando meu tudo...
Entendendo que tudo é difícil de se ter, mas tudo vale a pena !!!
Vivo tudo o que sinto vontade de viver;
Aprendi que posso tudo!
Aprendi que o TUDO é do tamanho do meu esforço
Que sou o responsável pelo meu TUDO
E que TUDO que tenho e sou
É de minha própria responsabilidade!!!!
E que o meu tudo pode mudar
De repente meu tudo, torna-se ser tudo pra alguém
Meu tudo pode ser pouco, pode ser muito...
Mas pra mim é TUDO!
Dona dos cafezais,
referida como Sinhá moça,
radiante como a brisa das plantações,
filha de um patrão opulento,
porém generoso,
que dava pão a todos,
mesmo que sobrasse apenas migalhas.
E ali vivia o moço,
outra fazenda,
outro ramo,
porém perto da casa de Sinhá,
e que queria se casar com ela,
porém era também filho de família soberba,
mas nojenta, tola, fútil,
poucos pensamentos que provinha de uma inteligência,
menos ele,
aquele jovem era diferente,
os céus sentiam gosto de vê-lo todos os dias,
os santos rezavam pra ele,
ele admirava o amor,
mesmo que nunca havia vivido um.
Os pais de ambos queriam que se juntassem,
mas Sinhá não queria,
achava-o nojento igual aos genitores,
pura ilusão dela,
e o moço achava o mesmo dela,
enfim,
não se conheceram,
não se beijaram,
e perderam a grande chance da vida,
pois o vento soprava e dizia que ali havia uma forte combinação.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp- Relacionados
- Frases de família para valorizar os laços que realmente importam
- Poemas sobre a família mostrando que ela é o nosso alicerce
- Frases de filho para mãe que são verdadeiras declarações de amor
- Mensagens para Filhos
- Frases de mãe e filho que mostram uma conexão única
- Mensagem para Filha
- Frases para Filhos