Poemas sobre arte
O vinho é uma arte,
É uma história contada dentro de uma garrafa,
E uma história a ser contada em cada taça.
Marca de amor
Deixo para ti uma declaração de amor
em forma de arte.
Pintei seus lindos olhos
em todos os cantos da cidade.
No meu coração seu nome foi tatuado
Deixei minhas digitais em tua alma, como marca do meu amor
e com meu suor em seu corpo, meu nome eu deixei autografado.
Mergulhei no mar da esperança pedindo para novamente ser tua
Dei uma gargalhada ao vento,
e segui esquiando na neve em volta da lua.
LAPINHA DE URANDI
A arte de fazer presépio
é uma cultura popular.
Imitar o morro da Lapa
é uma inspiração secular.
Narra o nascimento de Cristo,
fazendo a maquete do lugar.
Faz morro de papel
com pintura artesanal.
Essa tradição católica
comemora o Natal.
Coloca areia, enfeites
e planta pequeno arrozal.
Tem o tempo de armar
e o tempo de desmanchar,
mas o Dia dos Santos Reis
sempre precisa esperar.
Recebe muita visita,
até reiseiro pode chegar.
Tem gente que solta foguete,
um sinal de lapinha no lugar.
Acende vela toda noite
e até reúne pra rezar.
Coloca imagem pra frente
e depois vira para voltar.
O reisado de antigamente
cantava na porta ao chegar;
fazia ritual ao Menino Jesus,
o dono da casa mandava entrar;
oferecia bebida e comida
e uma prenda tinha que dar.
Essa cultura está acabando,
ninguém quer continuar.
Está ameaçada pelos jovens
que não gostam de apreciar.
Os idosos vão todos embora
e a cultura gosta de acompanhar.
Versinhos
Fazer da vida uma arte
Uma melodia intensa e suave
Atentendo a necessidade espiritual
E sentar-se para refletir num amor eternal, Sim
Fazer do momento Especial
Dele, Uma temporada sem final
E da percepção a atitude existencial
Desses versinhos um guião
Fazer dos teus, os que te são mais queridos
Dos céus, os olhares derretidos
Das mágoas o fim, e dos entristecidos
Fazer do amor uma canção
Fazer do conselho, um plano de ação
E continuar a fazer com bastante dedicação
Reconciliação
Reconciliar é fazer as pazes.
A reconciliação é uma arte.
A arte de resolver desentendimentos.
A arte de criar entendimentos.
É em tão grande dimensão uma parte.
As reconciliações na vida são azes.
"Delimitação de Tema", "Recorte de Pesquisa", "Estado da Arte"...
Até quando usaremos expressões imprecisas no mundo acadêmico que, a rigor, só atrapalham?
Pesquisa é para ser realizada, e não para bloquear alguém nas primeiras linhas com expressões que não dizem muita coisa...
”Paredes manchadas de tinta
Jogue todas as cores possíveis
De forma irregular se torna em arte
Sua expressão é indecifrável
Faça de nossos momentos,
Decifráveis e intensos.
Me olhe até seus olhos se transformarem em tinta,
Torne de minha pele suas paredes.
Me trate como monumento
Atente-se aos meus detalhes
Leia minhas falas e gestos.
Mãos macias como pincéis
Complexidade são meus traços
Ao meu lado, use seu intelecto,
Para me desvendar.
Seus lábios são corantes,
Corando meu rosto ao encostar nos meus.
Vamos cair no inconsciente,
Como se inalássemos a química.
Transforme de seu corpo a cor que reflete,
Nos esculpindo e colorindo-nos como obra prima.
Deixe que nossos sussurros,
Descrevam-se como é o encontro de ambos para o dom,
Almas talentosas.
Juntos o ar se entrega a criatividade
Envolvimento de amor e teoria.”
-Luisa Corviello
A desvalorização da escola pública e dos profissionais de educação, arte e cultura é nítida, manifestando-se na diminuição de salários e na ridicularização social.
Atribuir a culpa exclusivamente à população é uma simplificação capitalista.
Ela me mandava fotos suadas e cruas,
cada imagem um soco na alma,
eu, desejando a arte como válvula de escape,
em toda sua plenitude,
compor melodias, dar vida às telas,
mas não sou Mozart, nem Da Vinci
no fim, só me restam estas palavras banais e pesadas.
"A arte de viver é simplesmente a arte de conviver... simplesmente, disse eu?Mas como é difícil!"!Mario Quintana
Conviver, segundo Quintana, transcende a mera coexistência física. Trata-se de uma arte que exige delicadeza, empatia e a capacidade de construir pontes entre diferentes individualidades. É sobre tecer laços de afeto, respeito e compreensão mútua, mesmo diante das inevitáveis diferenças e conflitos que surgem na jornada.
Rosinei Nascimento Alves
Ótimo dia!
Deus abençoe sempre 🙏🏾
Tenhamos fé!
Arte
Ah, beleza bendita! E bendito seja os que foram privilegiados com esse dom e através dele desenha, pinta e borda na nossa imaginação cenários deslumbrantes, belezas indescritíveis.
O artista consegue despertar nas pessoas um outro sentido além dos seis que já temos: o encanto. Através dele nos enamoramos da vida e passamos a vê-la com olhos desprovidos de censura e preconceito, como se tivéssemos a pureza do olhar de uma criança ou de um cego olhando para a vida com o encanto da primeira vez.
Bendita Arte que desperta essa sensibilidade em nós, aguça o olhar e abre a cortina do infinito para abrigar os outros sentidos e nossos sentimentos mais belos.
A felicidade é percebida de maneiras diversas: para alguns, reside na arte; para outros, na religião, no consumo, na política, na filosofia, no trabalho ou na dignidade coletiva.
Contudo, esse estado de espírito pode se manifestar como um sentimento passageiro ou uma sensação fugaz, independente de situações materiais.
Ser feliz é, em última instância, manter a tranquilidade e a capacidade de enfrentar as adversidades do dia a dia sem cair no desespero.
A mentira é arte mais bela
A mentira envenena tudo que é bonito.
A mentira constroi é destrói.
Viva a mentira.!!
A arte é uma das
maiores oportunidades
oferecidas ao ser humano
para a manifestação da mais
pura, intensa e plena felicidade.
A moldura da obra de arte era sempre a parede do quarto. Sempre não. Às vezes dividia espaço com o teto.
O quarto pequeno, com duas caminhas de solteiro e um guarda-roupas, dava espaço para o sol, todos os dias de manhã, quando ele entrava pelas frestas da janela sem cortinas e refletia na parede (e não muito raro, também no teto) o mundo lá fora.
Algumas vezes o colorido se fazia presente. Outras, só a sombra desenhava a pintura.
A planta encostada na parede de fora, a cachorra deitada no sol, e a mãe passando com o cesto de roupas sujas para pôr na máquina de lavar.
Raios de sol que entravam despretensiosamente pelos buraquinhos pequeninos da janela, faziam o dia daquela criança começar com mais imaginação.
O quarto pequeno ficava grande.
O sol era o pintor. A parede era a tela. A vida lá fora era a inspiração.
A criança que enrolava a sair do quarto para apreciar mais um pouquinho daquela pintura singular, feita sob medida na sua parede, se descobria, ainda pequena, amante da arte, mesmo sem imaginar que a arte poderia simplesmente, entrar pela sua janela enquanto ela dormia.
.
.
.
(Eu sempre amei observar os desenhos que o sol faz dentro de casa. Hoje, deitada na cama e mais uma vez, apreciando a luz natural entrar pela minha janela, resolvi resgatar - e registrar aqui - a memória de quando eu comecei a admirar essas pinturas)
Escrever é uma arte que ajuda a expandir a linha de pensamento do próprio escritor e a mente de outras pessoas.
Um escritor escreve o que outras mentes pensam mas não conseguem expressar em palavras.
Um autor acende a chama da imaginação em suas obras, ele consegue ajudar pessoas, que lendo seus escritos encontram uma resposta para os seus conflitos, uma ideia, um conforto, uma identificação e até uma companhia.
Existem pessoas que encontram nos livros um modo de fugir da solidão.
"O Teatro tem uma magia
Uma energia que contagia.
Quem não gosta de Arte
Não é da Terra, é de Marte."
Aqui começa uma arte.
Onde termina ?
Eu não sei.
Tenho uma vida de Poeta.
Entre as Rimas,Trovas e Versos.
Aqui vai um abraço meu.
Não busco talento.
Vivo os meus momentos.
Digo com profundo sentimento.
Viajo com as poesias.
Durmo com os poemas.
Eternizo dentro de mim.
Os dias que vivo
Envernizo meus versos.
Sigo só mais um pouquinho.
Dando um pequeno polimento.
Nessa atitude de Poeta que sou.
Falo com todo Respeito.
Nesse tipo de literatura.
Cada um com sua Bravura.
E no fechar dessa inspiração.
Desejo apenas um mundo melhor.
Vou vivendo de paz com vida.
Com esse meu segmento.
Autor: Ricardo Melo.
O Poeta que Voa.
A ponderação…
Tenta pensar e expressar-te;
Só com ponderada calma;
Pois só nela encontras a arte;
Pra amostrar o saber da ALMA!
Coitado de nós quem não ponderar;
Seja a mais pequena acção pra um fazer;
Devido a uma tão grande ilusão haver;
Em todo o da natureza julgar.
Por isso e dado o sermos tão pequenos;
Nesta imensidão com tanta fartura;
Cuidemos bem em nós essa aventura;
Ou senão com éFe, bem nos podemos!!!
Podemos por tanta ignorância havida;
Podemos por julgarmos estar certo;
Tanto errado em nós inda não provado!
Por RAZÃO, termos desconsiderado;
Quando de nós ela estava tão perto;
Mas oculta em ponderação não tida.
Com a ponderação destes em mim: já cinquenta mais onze;
