Poemas sobre arte
A primeira coisa que nos diz uma obra de arte é que o mundo da liberdade é possível, e isso nos dá força para lutar contra o mundo da opressão.
Na favela, o comum é a falta, a escassez, a dor, a violência. Por outro lado, há também arte, resiliência, capacidade de empreender. Precisamos construir comunidades empreendedoras para gerar renda, com dignidade para as pessoas.
Minha arte é resistência, conexão e legado. Meus textos são fragmentos de mim, ecos que permanecem. Escrevo para quem sente fundo, para quem busca se reconhecer nas entrelinhas, encontrando vida, dor, beleza e recomeços em cada palavra. Cada verso é um convite a voltar para si, respirar memória sensibilidade e verdade.
É no embalo do calor humano, arte que grita no urbano. Salto das classes que falam aos ouvidos, destemidos artistas do azul infinito... É de sal e saudade, de real e sonho, esperança e destino.
A arte de fazer política é falar o que o povo quer ouvir, mas fazer tudo aquilo que o povo não deve saber.
A arte cênica ultrapassa os limites da mente humana distorcendo cores, cheiros e formas só para definir o que já estar concebido dentro de nós
A verdadeira arte da conversação não reside apenas em dizer a coisa certa no lugar certo, mas também deixar de dizer a coisa errada, por mais tentador que seja o momento
A arte de ler está morrendo aos poucos, um livro é um espelho e só podemos encontrar nele o que carregamos dentro de nós, colocamos nossa mente e alma na leitura, e esses bens estão cada dia mais escassos.
A arte da conversação consiste no exercício de duas qualidades superiores: você deve estabelecer contato e deve simpatizar; deve possuir ao mesmo tempo o hábito de comunicar e o hábito de ouvir. A união é rara, mas irresistível.
""A arte não se resume a galerias bibliotecas e museus , ela também está na construção diária de nossa identidade"""
Com cinco ou seis termos de arte, e nada mais, dá-se ares de conhecedor de música, quadros, construções e manjares: pensa-se ter mais prazer do que os outros em ouvir, ver, comer; impõe-se aos seus semelhantes, e engana-se a si mesmo.
“A arte deve ser elevada, de tal maneira que aquele que se deleita com ela, melhora seu sentimento”.
A arte é filha da liberdade e quer ser legislada pela liberdade do espirito, não pela carência da matéria. Hoje, porém, a carência impera e curva em seu jugo titânico a humanidade caída. O proveito (a vantagem, o lucro) é o grande ídolo do tempo; Quer ser servido por todas as forças e cultuado por todos os talentos. Nesta balança grosseira o mérito espiritual da arte não pesa, e ela, roubada de todo estímulo, desaparece no ruidoso mercado do século.
A arte cultiva o humano no homem, desperta sentimentos adormecidos, põe-nos em presenças dos verdadeiros interesses do espírito.
Ser bom no negócio é o tipo mais fascinante de arte. Ganhar dinheiro é arte, trabalho é arte e bom negócio é a melhor arte.
