Poemas sobre a Seca
Há risco mesmo quando decidimos ficar parados. A sensação de que existe uma neblina a nossa frente não vai passar se não a invadirmos. É respirar fundo e saber que não estamos presos ao ponto de partida para o qual podemos retornar. Há o momento de seguir. Taquicardia. O estômago que embrulha. Suor. Boca seca. Incerteza. É uma corda bamba. Um caminho que se encerra no final de uma batalha para um novo trilhar. Podemos, agora, até voar. E quem pensou que a palavra seria descansar?
Dizem que a água vai acabar, mas aonde poderia ir além da atmosfera, se é a mãe da terra? O curioso é que só quando a seca histórica chegou ao sudeste do Brasil, tornou-se preocupação de todo mundo!
Chuva que cai, que limpa, que suja, que refresca, que vitaliza e que evapora, és metamorfose. Saudades suas, da preguiça, do murmúrio dos respingos, da lama no sapato, do dormir acobertado. Sejas bem-vinda novamente e que tragas boas novas nessas secas vidas.
Bonito mesmo é ver os galhos secos da caatinga ganharem contraste em meio ao céu negro iluminado pela veracidade de um raio.Bonito mesmo é sentir o cheiro de terra molhada, ver a casa cheia de sujeira que cai das telhas de cerâmica, ouvir meu avô tocar violão depois de tanto tempo, isso indica a alegria dele, bem sabe que diminui a preocupação dele.Isso me anima, isso anima qualquer nordestino. É o sinal que a chuva deve estar no local que a muito não visitava... E que a seca vá para o mesmo local que é mandada a escuridão na presença de luz
Terra cavada, revolvida em seus "machucões" , mesmo depois de tanta "sufocação" da seca ainda cheira a água suja.
O vento dá uma sacudida nas nuvens, aquela que estão mais escuras, manda para outro lugar e vira aquela desordem de seca.
Em tempo de seca, a água é ouro. Na abundância, os preços caem: raros e dados, o valor está no sacrifício.
O sofrimento pode te trazer lágrimas e a dor pode até te fazer gritar...
Mas, quando se está plantando algo em terra seca, as lágrima podem ser a água pra regar e quando se está perdido, um grito pode ser aquilo que te faz ser encontrado !
A mãe natureza pede clemência ao homem, filho do próprio solo que deixa suas fontes secar, sem respeito algum as suas futuras gerações.
O homem sem amor, que é conduzido por ódio, assemelha-se a uma folha seca carregada pelo vento sem ter direção.
A folha pode até ir longe, mas sempre no fim ela ficará no chão, e ali permanecerá.
Nunca diga "dessa água não mais beberei" porque nem todo dia chove e em dias de seca qualquer gota d'água chega a valer mais que ouro.
Lágrimas vertem, para
regar raízes e sementes, de um jardim de dor, que sofre com a seca, por estar longe do seu amor.
A jurema é forte resiste ao fogo e a seca, más o vaqueiro é birrento vai e enfrenta mete a cara encarando ambas.
