Poemas sobre a Educação
É de consenso universal que a família tem sido em todas as épocas e culturas um núcleo social essencial na evolução das civilizações. Sem essa entidade, seria impossível a subsistência da raça humana. Partindo deste pressuposto, de que é essencial a preservação da família tradicional, sua liberdade de instituir valores e a ética no convívio do lar, é inconcebível que o Estado venha impor uma nova ética antagônica. Mesmo que essa interferência estatal seja em nome dos direitos humanos, visando este ou aquele grupo minoritário.
Ser professor não é simplesmente entrar numa sala de aula e ministrar a aula, ser professor vai muito mais, além disso.
Ser professor, vai além da sala de aula, atravessando paredes, pulando muros, enfrentando barreiras.
Instruir é uma palavra com dois sentidos e um só significado, é como uma via de mão dupla, dois caminhos e uma só estrada; Instruir é compartilhar e adquirir, instruir é Construir.
A semana de extensão universitária é uma atividade acadêmica que reafirma a união estável e necessária entre a comunidade acadêmica e a sociedade, pois servir à população é a razão da existência da Universidade.
"Seja você mesmo,mas não o mesmo sempre; Aprenda com os outros, mas não queira,nesse processo,tornar-se uma cópia de ninguém..."
O caminho de ida para uns é o caminho de volta para outros, porém é sábio dizer: Boa caminhada, amigo !
Os filhos são iguais a uma plantinha que precisa ser cuidada com carinho e regada com amor, mas que também seguidamente precisa ser podada para que cresça linda e dê bons frutos... porém, algumas plantinhas ficam adultas e continuam na dependência de algumas podas extras, então nesta fase a "poda" dependerá não só dos pais mas também da coragem e permissão dos filhos, então se eles obedecerem o sucesso será garantido. Isto é promessa do Senhor, aos pais, em Provérbios 22:6 "Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele." E aos filhos, em Deuteronômio 5:16 "Honra teu pai e tua mãe, conforme te ordenou a fim de que tenhas longa vida e tudo te vá bem na terra que Deus te concede."
..."A moeda que eu escolhi para usar foi o bem. Quem quiser que guarde o troco e fique com ele, pois, não vai me fazer falta; vai me fazer melhor."... Ricardo Fischer
Quando uma turma de alunos tira notas baixas, geralmente o professor culpa os alunos, alegando que eles não se interessam em aprender.
Em um momento que as informações estão disponíveis de diversas formas, é bom repensar a forma de avaliar, pois, avaliar não é simples e exige domínio de conhecimentos e técnicas além de experiências em processos concretos de avaliação. O professor preocupado com o processo de ensino aprendizagem dará possibilidades para que seus alunos ao longo do decorrer do ano letivo possa desenvolver suas competências de acordo com suas habilidades dentro da sala de aula. Trabalhando a avaliação com os alunos da melhor forma possível e não fazendo desta um objeto de poder e dominação. Assim, competência está relacionada planejar a aula, dar aula e avaliar a aprendizagem dos alunos ao longo do processo educacional.
Não deveríamos ter cotas se fôssemos educados desde pequeno a respeitar o próximo! Consciência vem de educação e não de leis.
Devemos aprender a não ser formatados, para que isto aconteça devemos parar de carregar informações limitadas
Já reparou que existem pessoas que sempre "tem alguma a fazer" antes de atender qualquer pedido seu, mesmo que seja alcançar uma caneta que está mais perto dela? Ela faz o que está fazendo e depois, mesmo vendo sua mão estendida, faz o que você pediu. Já reparou essas mesmas pessoas ficarem ultrajadas quando você não vira relâmpago e não faz imediatamente o que elas pediram? Pois é.
" Aos que falam pelas costas por eu estar a frente, e aos que respondem com falsidades ou indiretas, devolvo com educação, simplicidade, honestidade, sinceridade e bondade. Não devolvo igual porque o Pai ensinou diferente, e precisamos fazer a diferença sempre. Da tal 'igualdade", o planeta está cheio."
Educar é promover, na pessoa, sentimentos e hábitos que lhe permitam adaptar-se e ser feliz no meio em que há de viver.
Instruir é proporcionar conhecimentos e habilidades que permitam à pessoa ganhar seu pão e seu conforto com facilidade.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp- Relacionados
- Poemas de Paulo Freire sobre educação, escolas e mais
- Textos de reflexão para reunião de pais
- Poemas sobre professor para celebrar educadores
- Mensagens para reunião de pais
- 87 frases sobre educação provocativas e transformadoras
- Frases de Paulo Freire sobre educação e sua ação transformadora
- Mensagens de Educação