Poemas Reflexivos

Cerca de 237283 poemas Reflexivos

⁠A COLHEITA.

Muitos apenas observam o brilho da luz poucos compreenderão a importância dos fios.

Às vezes, precisamos ser vistos para sermos lembrados. Quantos de nós estamos nos bastidores, dando o nosso melhor para que o espetáculo saia perfeito.

Não são todos do espetáculo que aparecem para a plateia, mesmo assim continue o seu trabalho sabendo que você é importante para a equi


Os aplausos da plateia são para o palhaço mas a colheita é do circo completa.

Inserida por Eraldosilva123

⁠FELIZES FORAM OS CEGOS.

Felizes foram os cegos que não viram a miséria dessa terra, não viram a dor, nem a fome, nem a peste nos olhos faminto de quem lutava pela vida.

Felizes foram os cegos que não viram a morte, não viram o tiro a queimar roupa
não viram o branco do pano sujar com o vermelho do sangue.

Felizes foram os cegos que não puderam
ver o choro daqueles que derramaram suas lágrimas.

Foram felizes por que não foram forçados participar de uma guerra, eles foram felizes por não presenciar a crueldade do homem sanguinário tirar a vida da sua própria semelhança.

Inserida por Eraldosilva123

⁠A COLHEITA.

Uma vez, caminhando por uma estrada vazia vi uma semente no chão. Peguei-a e joguei para cima, mas
ela caiu em terra seca. Era verão e só voltei a passar
por aquela estrada na próxima estação. Quando cheguei à beira da estrada, havia crescido grandes árvores. Eu fui responsável por aquelas plantas, mas devido ao verão eu não imaginava que aquela semente havia gerado aquela plantação. Alguém se aproprioudo que plantei mas fiquei feliz pela sementeque plantei.

Inserida por Eraldosilva123

HOSPEDAGEM.

⁠Uma vez, um passarinho pousou em um galho e passou a noite toda hospedado naquela árvore.


Ao amanhecer, ele partiu e passou o dia longe do velho galho. No entardecer, quando retornou à árvore, o velho galho já não estava mais lá.


O passarinho ficou muito triste, pois não poderia mais se sentar naquele galho, mesmo que a árvore fosse a mesma.


A vida não é diferente do velho galho, nós também não somos diferentes do passarinho.


Às vezes, passamos o dia ao lado de alguém que amamos, mas chegará o dia em que voltaremos ao mesmo lugar e não encontraremos as mesmas coisas, as mesmas pessoas.


Talvez elas já tenham partido e, mesmo que o lugar seja o mesmo, os hóspedes serão diferentes.


Aproveite as pessoas que estão ao seu lado aproveite cada momento, demonstre o quanto ama, pois chegará o dia em que voltaremos e não encontraremos as pessoas, apenas o lugar vazio.


E nesse dia restarão apenas as boas lembranças daqueles antigos hóspedes.

Inserida por Eraldosilva123

⁠⁠O FRACASSADO.

O fracasso do homem não condiz com o que ele diz, mais com o que ele faz. Se ele for bom no que faz, ele será feliz naquilo que aprendeu a fazer. Mas se ele for bom no que faz, e fala sem perceber o que tá falando, certamente será infeliz naquilo
que fala.

Inserida por Eraldosilva123

O Homem na Porta
William Contraponto

O homem na porta observa
E tira suas previsões,
Entre uma e outra reserva
Vê o que há em ambas situações.

O homem na porta hesita,
Mas não cessa de esperar,
Pois cada cena palpita
Com algo a revelar.

Vê passarem os enganos
Com vestes de solução,
E os que fingem há muitos anos
Ser donos da direção.

Escuta o rumor da rua
Com olhos de dentro e fora,
Como quem encara a nua
Verdade que se devora.

Vê que a luz também confunde
Quando insiste em dominar,
E que o claro só responde
Se o olhar souber mirar.

Inserida por Fabrizzio

⁠O Silêncio Que Te Espia
William Contraponto

Te escondes no ruído e na agonia,
temendo o vulto da própria verdade.
Chamas de vida a farsa que te guia,
mas vives sob o fio da tempestade.

Teus gestos são ensaio e encenação,
reflexos de um deserto mal coberto.
Teu riso é disfarce da contramão,
pois nunca estiveste assim tão perto.

O quarto te devolve o que calaste:
um murmúrio sem rosto, frio, inteiro.
No fundo do silêncio que evitaste,
te espreita um ser sem nome e verdadeiro.

Não foges só do mundo lá de fora,
mas da presença crua que te habita.
O barulho é o refúgio de quem chora
sem ter coragem de escutar a dita.

Inserida por Fabrizzio

⁠"Ó deus Enki, tu que fizeste a Terra e o céu.
Tu que abençoaste a humanidade com razão e não nos deixou ao léu.
Senhor Enki, dos mares, das marés, as águas são teu véu.
Agradeço-lhe, ó meu deus, por ter feito-me semelhante a ti, desenhaste-me em barro, como em papel.
Ó deus Enki, és bondoso, és doce aos humanos, como mais puro mel.
Rogo-lhe meu senhor Enki, leve-me para conhecer suas águas, suas terras e o teu céu.
Até o Logos reverência seus feitos, em prol dos falhos humanos como eu, como Ca-en e Aba-el..."

Inserida por wikney

⁠"Eu vi a paisagem e não resisti, à beira do abismo eu gelei.
Refleti por um momento e por um eterno segundo, eu hesitei.
Não resisti, nas suas lembranças me lancei.
Lembrei-me de quando cada palavra sua, fazia-me dos seus sonhos, o rei.
Nem sobre as nuvens eu me senti tão perto do céu, como nas vezes em que te amei.
Vislumbrei a vastidão, me encantei com a beleza das coisas que o Deus fez.
Mas só vi perfeição na beleza do mundo, uma única vez.
Quando fitei os seus olhos e ali mesmo me apaixonei.
Ali, logo ali, eu não deveria, eu sei.
Mas nas lembranças, nos sonhos de contigo, uma vida, me lancei.
Eu era feliz, eu sei.
Mas na beleza do oceano, existe o seu eu profundo e aí existem perigos, eu sei.
O coração parvo, encantado, louco, enganado, não quis me ouvir, mas eu avisei.
Que seu amor era passageiro, como às nuvens aos meus pés, que a pouco narrei.
Ali em cima, eu vi o mundo, eu vi você, quem sabe Deus? Talvez.
Lembrei-me do seu olhar e como naquele dia, não resisti, eu gelei..." - EDSON, Wikney

Inserida por wikney

⁠Um sentimento não pode ser uma pedra que se joga em um lago onde não se pode controlar suas ondas.

Divorciar-se da insensatez, é dar vida, acalmar as ondas e dar serenidade as atitudes.

Inserida por AdrianoAlmeidaB

⁠Para que a sobra de uma resposta não seja pura falsidade, convém primeiro, ocultar seus próprios absurdos e certas atitudes.

A convicção interior precisa de sua expressão exterior.

Inserida por AdrianoAlmeidaB

⁠A validade de uma palavra é determinada pelo efeito que ela causa e a postura que quem a proferiu. Um pensamento germinado só vai se desenvolver, se for alimentado.

O que vale realmente a pena, é olharmos para dentro do “eu” e vermos a extraordinária integridade pessoal sendo refletida naqueles que ao se aproximarem, não terão dúvidas de que serão valorizados em seus detalhes.

Inserida por AdrianoAlmeidaB

⁠O consciente e o inconsciente de determinadas pessoas, não conseguem entender o legado que se constrói por detrás de horas e horas de estudo e pesquisa.

Alguns relacionamentos são beneficiados e comemorados com “bodas”, outros, mesmo com o passar dos anos, com “velas” "brindes" de aniversários infantis.

Inserida por AdrianoAlmeidaB

⁠Sentimentos “pobres”, geram sintomas desprezíveis e imundos!

O que tira uma pessoa de seu imundo sintoma desprezável, não é ela nega-lo, é ela ir ao coração!

Inserida por AdrianoAlmeidaB

⁠O processo de maturidade para se dizer “ser” feliz, não depende do que está fora e sim, de sua concepção de fuga de sua própria realidade.

Não há um meio de dizer para si mesmo que é "feliz" se, ao retornar para casa, deixa a sua medíocre felicidade para fora.

Inserida por AdrianoAlmeidaB

⁠Ser livre e feliz, é uma questão de virtudes e não de um comportamento generalizado devido a uma concepção ilógica e a substituição do verdadeiro, por um assustador motivo do comportamento e uma explicação razoável feita por sentimentos próprios indesejáveis e atribuídos a outras pessoas.

Nenhum processo de maturidade de ser feliz é possível, se não existir uma disposição de sua alma, o pensar e agir.

Inserida por AdrianoAlmeidaB

⁠A coragem é, a cima de tudo, a qualidade que permite uma pessoa “ser” mais “ser humano” do que religioso.

Sermões se dispersam com o vento e não sobrepõe “atitudes”!

Sentimentos e opiniões instáveis agem ao presente através de pensamentos, emoções e reações não resolvidas!

Inserida por AdrianoAlmeidaB

⁠Uma pessoa pode viver livremente, porém! Há um morrer de cegueira, que é morrer de quem não usa a razão para viver!

Não sepulte suas virtudes, elas são responsáveis pela materialização de seus sonhos, propósitos, objetivos, relacionamentos e atitudes!

Inserida por AdrianoAlmeidaB

⁠A leitura permite uma pessoa ser mais comprometida com seu próprio ser — a sabedoria e o conhecimento dão sentido à vida e permite fazer o melhor uso de sua liberdade com o universo.

Quando uma pessoa não lê, ela trava sua capacidade de ser tornar melhor, nutre seu achismo e seus julgamentos reflexos.

Inserida por AdrianoAlmeidaB

⁠O autoconhecimento sempre irá nos levar a confrontar nossas mazelas com o objetivo de transformá-las em algo maior do que esperamos!

Leia em voz “alta”, como se fosse páginas de um livro uma ou duas atitudes e veja se sua “alma” irá silenciar e qual será o comportamento de seu pensamento!

Inserida por AdrianoAlmeidaB