Poemas Reflexivos

Cerca de 237273 poemas Reflexivos

Meditação para o dia de Natal

Ah! Aquela confiança que tem uma criança rezando... Inocente confiança. Alegria. Quem é de nós que reza com alegria? Parece que só existe mesmo o Deus das crianças... Deus é impróprio para adultos.

Mario Quintana
Caderno H. Rio de Janeiro: Objetiva, 2013.
Inserida por pensador

O ser humano nasce bom e puro, mas infelizmente o mundo o corrompe, privilegiados são aqueles que conseguem despertar desse ciclo vicioso e retornam a sua essência inicial de berço.

Porém, estes mesmos irão passar por situações absurdas por serem diferentes e terem optado por serem pessoas boas.

Tudo é um processo, tudo é passageiro e no final acaba bem. ⁠

Inserida por edgarneto_s

O tempo é único activo que quando se perde, nunca se recupera.

Por isso, saiba usar o seu tempo relógio. Gaste o seu tempo tratando coisas que valem a pena.

Inserida por apolenario-portugal

⁠Quem dera eu fosse sensível e soubesse escolher apenas as palavras que encantam e fascinam.
Quem dera eu fosse prudente e desprezasse as palavras que ofendem e afastam.
Quem dera eu fosse sábio e soubesse o momento de ouvir e ficar em silêncio, sem dizer palavra alguma.

Inserida por luizguglielmetti

⁠Herói e vilão, mediador e aplicador, cupando uns aos outros sabendo-se que a culpa não é de ninguém.

"Deuses" que escrevem e publicam a lei e nós culpando quem achamos quem o fez, sem saber que "oramos" para esses "deuses" e é você, sou eu, somos nós os culpados dessa vez.

Inserida por TONYCHORO

⁠Nos caminhos do universo, a sabedoria se reinventa constantemente. Em tempos modernos, buscamos encontrar um equilíbrio entre tradição e progresso.
Como estrelas cadentes em noites escuras, nossas ideias brilham com inovação. Abraçamos os momentos atuais, sem perder de vista o que aprendemos no passado.
Assim como a tecnologia une pessoas distantes, que nossas palavras únicas e harmoniosas conectem corações e mentes sedentos por conhecimento.
Que a empatia seja nossa bússola, guiando-nos na compreensão das complexidades do mundo. Que a resiliência seja nossa força, capacitando-nos a enfrentar desafios com coragem e determinação.
E que, ao trilharmos esse caminho de descoberta, possamos colher os frutos de uma sociedade justa, igualitária e sustentável. Pois assim seremos a verdadeira expressão da evolução humana.

Inserida por joao-simas

⁠Ensaiando a sabedoria

Quando jovem, eu acreditava que com o passar dos anos a maturidade me traria todas as "respostas". Que curioso... Descobri que é justamente o contrário.

A cada novo dia que é acrescentado a minha existência, mais "porquês" se acumulam e contrariando boa parte das minhas crenças e espectativas, há muitos deles para os quais eu ainda não tenho as respostas.

Desconheço o autor, mas há uma frase que diz: "envelhecer é obrigatório. Amadurecer é opcional".

Pois é ... a gente questiona. Pergunta. Dá de cara com aquele antigo "porquê"? De novo, de novo e de novo; e a gente aprende que é aí que mora a sabedoria advinda da maturidade. Aquela que outrora achávamos que nos traria todas as respostas.

Ter maturidade, não é ter todas as respostas. Ao contrário. É cada vez ter mais perguntas e estar sempre em busca de aprendizado.

Amadurecer nem sempre é fácil e por vezes, é doloroso. No entanto, envelhecer é uma dádiva! Contudo, a maturidade não está necessariamente ligada à quantidade de aniversários que você já comemorou, e esta verdade é uma pílula amarga de se engolir que só é superada por àqueles que, de forma inteligente escolhem viver este processo e aprendendo com suas experiências.

Então, à estes, a longevidade entrega um bem inestimável: a sabedoria.

Eu ainda não encontrei o baú mágico. Ainda não descobri o endereço deste tesouro incomparável. Mas de uma coisa estou certa, eu chegarei lá. E neste dia, olharei para trás e direi de todo meu coração: valeu a pena!

Inserida por vanessabenck

⁠PARALIMPÍADA DA ALMA

Ontem chorei ao ver pela tv,
A paralimpíada dos verdadeiros fortes.
Eu sou chorão, muito chorão,
Choro em todas as modalidades e categorias,
Sou batedor de recordes.
Ontem mesmo bati vários recordes,
Chorei bronze, chorei prata, chorei ouro,
Chorei até pelo o último lugar.
Chorei, chorei, depois, depois sorri,
Sorri com a minha ilusão,
O de sonhar em um dia ver os tais “perfeitos”,
Mutilarem seus próprios corações,
Cortarem a dureza de suas almas,
E competirem para serem mais humanos.

A minha paralimpíada é singular,
Sou um mutilado de esperanças,
Na minha raia tenho pouca perspectiva,
Os humanos estão se desumanizando,
Mas na minha fraqueza ainda aspiro luz,
Onde os homens terão menos ganância,
Mais sensibilidade e mais afeto.
Sugiro uma prova a ser inventada,
A maratona do quebrantar do coração,
A linha de chegada é amar o próximo,
E o vencedor seja o ser humano.
PEÇO A DEUS urgência,
Que nos crie logo esta modalidade,
Que o mundo seja um só estádio,
E que no pódio do amor,
Todos sejam medalhistas.
Independentemente de qualquer ANOMALIA,
Que o derrotado seja o desrespeito e o preconceito.

Inserida por zumpoetico

⁠Versos da Alma Inquieta

Nesse emaranhado de palavras e versos,
Desliza a alma em busca da verdade,
É como se fosse um sopro, um universo,
Que brota do âmago da humanidade.

Como um eco das vozes que já se foram,
Mas que ainda ressoam em nossas mentes,
Assim são os versos que surgem agora,
Em um canto que vem do mais profundo da gente.

Sou um poeta que vive em contradição,
Entre o eu que sou e o eu que não conheço,
Buscando a luz que me guie na escuridão,
A me libertar do que sou e do que esqueço.

Minha poesia é um mistério sem fim,
Que tenta decifrar a existência humana,
Com o poder de uma mente além do comum,
E a sensibilidade de uma alma profana.

Revelam-se ideias, palavras e rimas,
Na poesia que brota de minha mente,
Em versos que ecoam como sinas,
Da vida que se esconde, indecente.

São suspiros de um coração inquieto,
Que busca nas palavras a verdade,
E encontra no verso um mundo completo,
Onde a alma encontra a sua liberdade.

Assim, as linhas se cruzam e se entrelaçam,
Numa dança suave e envolvente,
Que aos poucos o mundo em poesia transforma,
E a vida se torna mais bela e comovente.

Inserida por AugustoGalia

GRITO

Há feridas dentro de mim, invisíveis mas vivas, que sangram em silêncio. Elas tingem a minha alma de uma cor cinzenta, um vazio que ecoa como um abismo sem fim. Sinto-me aprisionada por minha própria existência, como uma linha frágil, prestes a romper, suspensa sobre um abismo. Observo aqueles que celebram a vida, e me pergunto: "O que eles têm que eu não tenho?"

Minha autoestima é um fio tênue, quase rompido, e o mundo parece ter se esquecido de que eu também sou feita de carne e osso. Eu não me encaixo nos moldes sociais, nas métricas de beleza e sucesso que nos são impostas desde o berço. Meu corpo é grande, mas o meu coração também é. E nele, apesar de tudo, ainda ressoa uma canção silenciosa de amor.

Vivo arrastando-me pelos dias, como quem carrega o peso do mundo nos ombros. Noite após noite, meus pensamentos são uma maratona sem fim, correndo freneticamente em busca de uma resposta, de um motivo para continuar. Ainda assim, nunca desisto. Agarro-me à vida como quem se segura à última corda de um precipício.

É nesses momentos, quando o silêncio ensurdecedor toma conta de mim, que pego minha caneta e deixo que ela deslize pelo papel, como um grito mudo. Escrevo não apenas com tinta, mas com a essência do meu ser, com toda a força e vulnerabilidade que habitam dentro de mim. A caneta é a extensão da minha voz, e o papel, o único ouvinte de minha alma.

Nesse instante, faço do meu grito um poema, uma sinfonia silenciosa que ecoa nas páginas em branco. E, mesmo em minha solidão, em meu isolamento autoimposto, eu sinto como se alguém, em algum lugar, pudesse ouvir a minha dor.

Inserida por poetisaluceliasantos

⁠TARDE FRIA E CHUVOSA


Há dias em que a saudade dói mais que o habitual; é como se o meu coração estivesse prestes a explodir.

Olhos pesados vertem lágrimas que molham meu rosto, e um vazio imenso toma conta do meu ser.
O dia se arrasta e torna-se uma eternidade; é um dia frio, como aquela tarde em que o perdi.

A saliva desce pela minha garganta como se fossem pedras; sobrevivo, conto os dias, horas e minutos para que se encerre esse sofrimento.

Existe uma nuvem escura que constantemente me persegue: a ansiedade.

Se não fossem os laços de vida que me dão força e alegria, já teria me rendido ao vazio de uma solidão interna que se externaliza ao despertar de cada dia.

Imploro a Deus por forças para viver um dia de cada vez, para que meu coração desacelere um pouco e não pule para fora do meu corpo.

Quem me lê talvez não consiga mensurar minha dor e, por vezes, isso causa angústia e sentimento de impotência.
Meu sangue corre frio pelas minhas veias; meu corpo enfraquece, e a melancolia me abraça e aperta tão forte a ponto de me deixar sem ar, enquanto tento respirar fundo e expirar para que meu corpo volte ao normal.

Nessa tarde fria e chuvosa, sinto-me impelida a escrever; eternizo nas linhas sem fim os meus lamentos; talvez um dia alguém leia e se identifique e entenda que escrever é a melhor forma de gritar sem ninguém ouvir sua voz, e que nós somos os protagonistas da nossa própria história de vida, lutando e deixando sementes em forma de lições em todo caminho percorrido.

Inserida por poetisaluceliasantos

⁠Desfalecendo de amor


Pobre de mim quando você partiu
Eu parecia um barco no mar
Prestes a tão cedo naufragar
Sem força e leme para conduzi-lo

Meu coração como uma folha seca sem destino
Levada com força pela correnteza
À mercê das rochas e incertezas
Angustiada, como uma biblioteca sem livros

A luz do sol brilha através da janela
Mas, para mim, o dia será de sombra
Farei com que minha alma se esconda
Somente à noite, contemplarei a lua bela

Entrego-me à escrita com afinco
Conto para os papéis sobre meu amor
Que ao perdê-lo, a dor, meu sorriso levou
E derramo todo sentimento que deveras sinto.



Lucélia Santos

Inserida por poetisaluceliasantos

⁠Dor


Sinto que minha força esgotou-se
Rompeu-se as amarras e fui ao chão
Queria caminhar nas ruas em escuridão
Fugir da excruciante dor, de seus açoites

Ainda que eu mergulhe em alto mar
Rapidamente ela me seguiria
Lá no fundo me dominaria
Ela sempre vai me encontrar..

As provações nos rasgam por dentro
Comprimem com força o coração
Causando um caos, e a solidão
Acelera drasticamente batimentos

Sentimentos de impotência e inutilidade
As mãos não alcançam, nada a fazer
Só Deus sabe o que irá acontecer
Resta confiarmos nele de verdade.


Lucélia Santos

Inserida por poetisaluceliasantos

⁠Cálice



Sem teus beijos quase morro de amor
Beberia do cálice proibido
Sem ver-te, seguir não consigo
É um castigo suportar tamanha dor

Se ei de desfalecer, que seja em teus braços
Ao deitar-me, minha alma grita de angústia
Tão melancólica, sussurro a nossa música
Em meu peito abriu-se um buraco..

Esse amor é fogo e flameja em mim
Viver sem ti, eu não suportaria
Fui tragada pelas chamas da paixão que vivia
Mergulhei no mar para delongar meu fim

Nessas águas, a minha dor clama e retorce
Um ser, diante de um cálice, solitária e selvagem
Se teu amor, minha tristeza afugentasse !
Sigo faminta da tua voz e do teu olhar que me envolve.



Lucélia Santos

Inserida por poetisaluceliasantos

⁠O ego e a personalidade, certamente são duas grandes ilusões dos olhos e a altivez do coração.
Um dia o corpo deixará de existir.
Mas todo ser humano, será em algum momento lembrado, por sua personalidade, ou pelo seu ego...

Inserida por Filosofiadealma

⁠Pensando em mim
Esgotou as soluções
E todas as coisas se juntando lá fora
Esperando o dia, e depois a noite
As folhas cambaleando pra onde o vento manda
As páginas de jornais sendo escritas
As bocas abrindo de sono
Os bebês chorando
Os bêbados balbuciando afirmações inúteis juridicamente
Tudo é dança
Danço com minha sombra
Faço do meu corpo a bateria
Até que a música mude.

Inserida por Poetadasnoitesclaras

⁠Tempo

Nada.
Meus filhos nunca quiseram nada.
Tudo.
Meus filhos sempre quiseram tudo;
E eu não sabia.

Havia.
Havia uma chance nova à cada dia.
Houveram.
Houveram "revanches", como às chamo ao lembrar-me;
Mas às desperdicei como quem desperdiça a vida milésimo a milésimo de segundo.

Queria.
Do meu âmago eu realmente queria,
Abster-me de todo o lucro que obtive em vida para saciar a fome de presença que meus filhos desejavam;
Queria de fato, agora inapto, ter visto seus olhos lacrimejantes e sentir o peso do mundo sobre minhas costas, ouvir seus soluços solitários em seus quartos e compreender minha falha.

Busquei?
Não, eu não busquei as respostas ou melhor,
Não fiz as perguntas certas;
O preço da ausência muitas das vezes se manifesta de forma abstrata e até incolor.
O preço da ambição desmedida,
É o fim do amor...
Tudo o que eles ansiavam tinha um nome: Tempo.

Inserida por UmSimplesAutorOfc

⁠Vivemos em um mundo onde a informação é abundante, mas a sabedoria é escassa. Nós confundimos conhecimento com inteligência, e muitas vezes perdemos a capacidade de pensar por nós mesmos. Estamos presos em nossas próprias bolhas de informação, onde só consumimos aquilo que já acreditamos.
Precisamos lembrar que a verdadeira inteligência é a habilidade de questionar, de pensar criticamente e de aprender com a diversidade de perspectivas. Devemos nos esforçar para desenvolver a empatia e a compaixão, para entender as diferenças e reconhecer a complexidade do mundo em que vivemos.
Ao invés de nos deixarmos levar pela correnteza dos pensamentos superficiais, precisamos ser corajosos o suficiente para mergulhar fundo em nós mesmos e nas nossas crenças. Somente assim poderemos encontrar a verdadeira compreensão e sermos capazes de mudar o mundo para melhor.
Que possamos nos desafiar a pensar de forma mais crítica e a buscar conhecimento além dos nossos limites. Que possamos cultivar a sabedoria, a humildade e a abertura de espírito para que possamos ver além das aparências e alcançar a verdadeira profundidade da vida.

Inserida por Rebervorismo

Não é apenas uma casa velha.
É uma história construída no tempo.
Um pouco de tudo.
Um pouco de muitos.
Assim vejo nas antigas moradas,
Um livro sem letras
Que a vida escreveu.

Inserida por alcilene_rosa

Vagamente.

Penso que talvez eu
Esteja me perdendo.
Em meio a esses pensamentos,
Vou me afundando e morrendo.
Tentando viver um dia por vez,
Na esperança de não perder minha lucidez.
Talvez o meu tempo tenha se esgotado,
Na próxima, vou tentar pular de mais alto.

Inserida por Jaaaxzy