Poemas Realidade da Vida
Já sentiu vontade de fugir? Claro, muitas vezes! Fugir de tudo, de todos. Fugir da realidade. Fugir de tudo aquilo que machuca, que estressa. Fugir. Sem destino, só fugir.
A percepção da realidade não é uma escolha, mas um despertar espontâneo e automático como o que nos é oferecido todas as manhãs, após uma noite de repouso obrigatório: os olhos se abrem e somos avisados pelo cérebro de que acordamos. Porém, fica na decisão de cada um erguer-se ou aceitar o convite da preguiça para voltar a dormir por quanto tempo consiga. Mas a paciência da mente cósmica também é limitada: em dado momento terá que decidir entre levantar-se ou aceitar o coma de modo irreversível.
Independente do tipo de realidade que o amedronte descobrir, a ignorância não deveria ser uma opção.
Não conheci nenhum “dono da Verdade” que não tratasse sua acanhada visão de mundo como realidade absoluta e incontestável.
Muitas vezes, o que compreendemos como sendo a realidade é uma ilusão que a gente cria para fugir dela. Essa é a realidade.
O professor que lê as entrelinhas da realidade que lhe é proposta em sala de aula, consegue fazer com que o aluno enxergue o que não se faz visível no que está proposto nos conteúdos programáticos.
Aquilo que parece verdade na consciência pode ser uma ilusão sobre aquilo que chamamos de realidade, E ambos oferecem o mesmo...
A história de Davi nos faz mergulhar na realidade que abrange toda nossa humanidade, desde o mais profundo de nossa alma até o alcance mais distante da nossa imaginação.
Há esperança para nós mesmo diante da realidade da brevidade como seres humanos e mesmo no meio de todas as aflições da vida. Podemos ter esperança no sentido espiritual, porque a Bíblia nos mostra claramente que há esperança para nós em Jesus.
O medo torna bem mais fácil tomar-se algo como conspiração do que como realidade quando envolve paradigmas que queremos manter a todo custo.
Preservar uma percepção mais clara da realidade passa pela diversificação em todas as área de conhecimento e de interesse. Todas as vezes em que nos concentramos numa única, distanciamo-nos da visão sistêmica e dos nossos parâmetros de análise, tornando-nos tendenciosos e nos aproximando perigosamente do fanatismo.
Existe uma significativa parcela da humanidade que acredita ser mais fácil mascarar a realidade do que esforçar-se para torná-la melhor.
A falta de objetividade, de lógica e de sentido, a ausência da realidade e da verdade refletem a fome espiritual, o desespero e reflete falta de paz.
Coisas intrigantes me fazem refletir sobre a capacidade da mente humana em recriar a realidade onde não há.
Entre os sonhos e a realidade, encontramos os segredos mais profundos da alma humana.
Lilian M Dutra Pugliese
