Poemas que Falam sobre o Racismo
Se as pessoas parassem de se exigir sobre suas aparências e suposições existenciais , A compaixão seria o fruto do mundo e a arvore seria o amor. Mas não há mudança no meio deste nevoeiro de ignorância.
Sobre todas às cores existentes, À única que enxerguei diferente,
Sempre esteve viva sobre os seus olhos.
Esta é a voz do meu amado; ei-lo aí, que já vem saltando sobre os montes, pulando sobre os outeiros.
E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra.
Lança o teu cuidado sobre o Senhor, e ele te susterá; não permitirá jamais que o justo seja abalado.
O sentido da vida é ama-lo sobre tudo e refletir o seu caráter minimamente. É amar aqueles que o Eterno Deus tem colocado do nosso lado e assim refleiremos a própria Trindade. O sentido da vida é amar e ser amado.
Minha mente e meu coração refletem sobre o Natal: Num momento o Deus-Filho se fez homem e isso é se tornou o momento eterno na redenção de pecadores como nós.
Refletir sobre a amizade é algo da maior importância, pois a amizade é uma bênção que nasceu do coração de Deus. Na Trindade, temos um belo exemplo de amizade e de cumplicidade, onde as pessoas do Pai, do Filho e do Espírito Santo dignificam um ao outro. Amizade da alma, fidelidade e mentoria foi uma das grandes marcas do ministério de Jesus, que mostrou-se solidário e amigo nas situações mais difíceis. Diante do complexo mundo dos relacionamentos interpessoais, falar de amizade é uma necessidade urgente. É triste constatar como os relacionamentos têm se tornado superficiais em nossos dias. Diante de uma vida agitada e estressada, muitos já não encontram mais o espaço da cumplicidade e da empatia em seus relacionamentos, seja no lar, na empresa, na igreja ou no próprio círculo de amigos.
Quando você encontra uma cabeça doentia pela frente e o mundo desaba sobre a sua, não perca tempo se perguntando o que fez de errado, porque o único erro foi se encontrarem. O resto ele fará pelos dois.
O destino das sementes as separa em três grupos: as que se espalham sobre rochas impenetráveis e fenecem; as caídas sobre terras rasas que não conseguem aprofundar suas raízes, e logo secam; e as que encontram terras férteis e profundas que em seguida as transformam em árvores frondosas!
Felizes os contemplados pela graça de pessoas queridas que atuam como antídoto sobre componentes nocivos e altamente tóxicos inoculados por almas tristes e doentes, capazes de converter o que seriam momentos doces e felizes em lembranças de dor e aflição.
Quem conhece São Tomé das Letras também já ouviu dizerem algo sobre São Tomé das Falas, que faz aquele discurso apoteótico ao subir no palco, até a primeira onda varrer a praia e levar tudo areia abaixo. Como todo bom São Tomé, é ver pra crer!
Bem mais que a proclamada abnegação de agora, o que fala a verdade sobre ti é todo o histórico que desde sempre trazes e a coerência entre o que dizes e o que realmente fazes.
Quando seu esquema de crenças responde “Sim” a seu próprio questionamento sobre se ele lhe chegou por seus próprios meios, em vez de absorvido por herança ou decorrente de “osmose”, então você pode ter certeza de que ele é legitimo, e nesse caso o menos importante será em que você acredita.
Sobre os medos: Na primeira vez em que vieram eu me assustei. Mas logo em seguida se foram... E eu fiquei!
Sempre me pergunto sobre o tipo de “fé” que move aquele crente que se recusa a conhecer qualquer coisa fora da crença que traz. Questiono se o que ele acredita é forte mesmo como afirma, ou se é tão frágil que irá desabar como um castelo de cartas se não blindá-la por todos os lados, e é apenas o confronto que o assusta, pois que lhe pode tirar o chão dos pés. Apenas o que é falso depende de muros para sua sobrevivência, enquanto a verdade jamais teme ser exposta. Ao contrário, é dessa forma que ela se impõe.
Sempre que se permite o mal prevalecendo sobre a decência e nada se faz a respeito, fica-se refém de quem o pratica, aceita-se o medo colocado acima da dignidade, e ganha-se o desprezo dos que o testemunham por conta de uma covardia degradante e injusta.
Estás descobrindo que ainda não aprendeste nada sobre a vida? Então aprende mais uma coisa: o ato de viver é uma guerra na qual terás que enfrentar gigantescas e dolorosas batalhas – algumas mais fáceis e outras terrivelmente difíceis – e onde não és posto guerreiro; precisarás aprender a sê-lo por ti mesmo se quiseres sobreviver pelo tempo que te foi dado. Mas não te exasperes nas em que amargaste a derrota, pois estas é que te deixarão capaz de enfrentar as que ainda estão por vir. Lembra apenas de que a ira das guerras é combustível apenas enquanto dura a batalha e, depois dela, veneno, para que não a retenhas em ti como medalhas de bravura. Ao fim de cada batalha dedica teu tempo à cura das feridas e deixa a guerra dentro da guerra, caso contrário a perderás para ti mesmo.
Na eterna batalha da Consciência contra o obscurantismo, sua grande vantagem sobre o inimigo é a de jamais regredir ao seu estado original, enquanto que seu oponente poderá sempre ser derrotado pelo impacto de sua luz.
