Poemas que Falam de Natureza
A MUSA DA PRAIA
Na praia, ela sorriu e... O dia nasceu, o sol brilhou, o céu se iluminou, a Natureza resplandeceu, meu coração acelerou, minh'alma cantou, meu corpo vibrou, o poeta em mim acordou, a musa me olhou e assim, de joelhos, quedei, pasmo, embevecido, escravizado... (Juares de Marcos Jardim)
Querida amiga, assim é tua imagem pra mim. Tão natural quanto o plainar de uma borboleta. Sem complexidades, com apenas simplicidades e magia! Boa semana!
A desinformação afeta demasiadamente as pessoas, é triste como a educação por vezes não alcança a parcela necessária. A nossa natureza tende a evoluir, mas na maioria de nós em passos lentos.
A criação é algo simplesmente incrível e incomensurável!
Mas todos os dias quando a vejo... imagino a grandeza do seu criador. Outro igual a ele, com certeza não há.
Uma árvore sozinha é apenas uma árvore, em conjunto, suas raízes se entrelaçam fortalecendo formam uma floresta. Assim mesmo é o homem, só ele é apenas um em conjunto é uma humanidade.
Morte, a passagem que para muitos parece ser tenebrosa, mas quem tem medo de morrer nunca vive, e pra quê ter medo? se nunca conhecemos algum imortal, um dia ela chega, e faz parte, é da nossa natureza, e depois disso não sabemos, mas, sabemos que não acaba depois de fechar os olhos.
“Preciso lhe dizer companheiro: sou uma árvore do cerrado brasileiro. Na verdade, não tenho a imponência nem a frondosidade das minhas parentes da amazônia. No meu terreno a estação seca é castigante e isso me impede de ser alta, reta e elegante. Meu tronco é prostrado, franzino e todo retorcido, minha pele é cascuda e minhas folhas são grossas como uma lixa usada no polido. Não desperto a cobiça dos madeireiros porque não tenho utilidade para acabamentos moveleiros. Se me arrancam da terra, logo me jogam num forno de chão transformando meu corpo em barato carvão. Meu espaço é valorizado e disputado e às vezes arrebatam nossas famílias inteiras com uso de tratores, correntão e esteiras. Sou o elo entre os ecossistemas brasileiros. Alimento e sirvo de refugio para os mais belos pássaros que habitam o planeta: do tucano ao carcará, da seriema ao tangará. Forneço alimento ao insignificante cupim e assim, este sustenta o tamanduá-bandeira e o resto da cadeia alimentar da extensa fauna brasileira. Julgue-me pela importância, mesmo desprezada pela nobreza e desprovida de beleza.”
Nem sempre é fácil, mas nada que um pôr do sol, um afeto, um luar, uma paisagem, não ajeite dentro pra ter forças fora.
Ninguém chorará as tuas dores, irão ver você chorar e poucos ou nenhum terão a sensibilidade de ao menos te ouvir, e isso chamamos de humanidade, mas observe a natureza veja como os ditos animais irracionais agem na manifestação da dor e tristeza do outro... Eu pergunto, será mesmo que somos racionais?
Amarilis-do-Cerrado resnasceu das cinzas, em fins de setembro, após intensos incêndios. O nome deveria ser "Esperança". O homem, por cega ganância, tem destruído o bem maior dado por Deus, a natureza. Então, apesar do chão sofrido e destruído pelo calor, a vida renasce! Podemos ir, mas a natureza vai continuar.
#bysissym
"Somente sozinho, o homem descobrirá a imensidão de sua força, e simultaneamente a exiguidade intrínseca de sua natureza"
Antes que a noite chegue, vamos contemplar e sentir o mistério cósmico que nos une as montanhas, ao mar, as chuvas, as árvores e a todos os animais e vegetais. Não esqueça da criança que continua escondida em cada um de nós. Ela é simples e generosa. Somos parte do todo, do divino e maravilhoso. Não podemos submergir ao "deus dinheiro" e destruir o sagrado.
"Nenhuma evolução científica é sustentável sem a observação sistemática, crítica e insistente da realidade".
Folhas não falam e nunca falham, mesmo secas e mortas dão vidas, são vivas, nas incontáveis multiplicações do seu gigantesco micro poderoso aliado ao solo, se molham com a chuva se secam com sol, espalham-se em montes e fileiras formando um mosaico natural. Folhas mortas são vidas, são vivas, são a essência da ciência na natureza.
A chuva que molha as flores é um sussurro do tempo, ensinando-nos que a beleza da vida é tão passageira quanto cada gota que cai.
Ah, as flores… Sentinelas da primavera, vestidas de cores suaves, sussurram segredos ao vento, onde suas pétalas, como abraços delicados, acariciam o ar. Cada aroma é um verso, cada botão, uma promessa de renascimento, e nessa dança do tempo, elas nos lembram que a beleza reside na fragilidade da vida.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp