Poemas quando vai Falar Comigo
Tem horas que o silêncio é capaz de mostrar muitas coisas que a boca não precisa falar. É só uma constatação.
Antes de falar sobre alguém, pense se o que vai dizer é algo bom, verdadeiro e se tem alguma utilidade. Do contrário, não tem porque falar!
A verdades e certeza que as pessoas têm de você saíram de você nas vezes que você falou mais que o necessário
Enquanto caminho sozinho, por uma estrada sinuosa e sem iluminação, ouço pessoas que falam, sem dizer o que sentem ou o que querem e escutam, sem ouvir. Falam com eloquência, como orações a um ser imaginário e inexistente. E todas essas vozes apenas perturbam o silêncio.
Falar bem é uma arma, que alguns inescrupulosos usam para ludibriar os desprovidos de conhecimento, e assim convence-los de que suas más intenções, não são más.
A melhor defesa contra essa arma é o conhecimento. O conhecimento é libertador.
O ser humano é muito mais incoerente do que se pensa. Portanto, evite falar muito, priorize qualidade à quantidade. Quanto mais você falar, mais serão as chances de ser um hipócrita.
Aumentar o volume da voz, não nos dá garantia de que sejamos ouvidos, quem realmente quer nos ouvir, ouve-nos até mesmo quando não dizemos nada.
Ouvir e escutar, podem ser palavras consideradas parecidas ou até mesmo iguais, mas para a pessoa que está falando, não. Muitas vezes precisamos ser escutado, é um ato simples que faz toda diferença para quem está transmitindo a mensagem. Ouvir, qualquer um ouve, escutar poucos fazem isso, valorize a transmissão, escute.
O tempo que você tem direito para falar sobre algo é diretamente proporcional ao tempo em que você passou estudando e meditando a respeito desse algo.
"Feio é usar a boca,
somente para falar mal dos outros ao invés de mascar chicletes e ainda se achar uma pessoa fina..."
Tentei dizer e não consegui! O momento passou e eu não sei como estou, como sou, pra onde ir e tudo que me restou foi fingir que nada aconteceu.
Que Deus nos livre de gente má e de amigos falsos! Que nos dê discernimento para gastarmos nossas vidas perto de quem realmente nos ama e ajudar quem realmente precisa!
Que tenhamos a capacidade de falar ou calar nos momentos necessários!
"Que angústia, saber que o momento é o ideal para falar e acabo por não encontrar as palavras certas.'
Obrigar ao outro a ouvir-lhe aquilo que ela não está disposta, é o mesmo que bater um ferro no outro, ambos saem danificados.
Quem cala consente? Não, por vezes quem cala ouve, pensa, reflete antes de falar por impulso. Outras vezes cala-se por desinteresse em discutir com pessoas inflexíveis quando notoriamente não querem dialogar e sim impor sua opinião. No silêncio há muita sabedoria e respeito a si e ao outro.
