Poemas para Pensar
Falar o que pensa nem sempre é a certeza de que alguém será ouvido, expor os pensamentos coincide com o risco de também ser rejeitado.
Bom material é quando você abre um livro e, logo na segunda página, se arrepende de ter pensado em não abri-lo.
“Depois do que dissemos segue-se naturalmente uma discussão da amizade, visto que ela é uma virtude ou implica virtude, sendo, além disso, sumamente necessária à vida. Porque sem amigos ninguém escolheria viver, ainda que possuísse todos os outros bens. E acredita-se, mesmo, que os ricos e aqueles que exercem autoridade e poder são os que mais precisam de amigos; pois de que serve tanta prosperidade sem um ensejo de fazer bem, se este se faz principalmente e sob a forma mais louvável aos amigos? Ou como se pode manter e salvaguardar a prosperidade sem amigos? Quanto maior é ela, mais perigos corre.
Por outro lado, na pobreza e nos demais infortúnios, os seres humanos pensam que os amigos são o seu único refúgio. A amizade também ajuda os jovens a afastar-se do erro, ou mesmo comete-los, e aos mais velhos, atendendo-lhe às necessidades e suprindo as atividades que declinam por efeito dos anos. Aos que estão no vigor da idade ela estimula à prática de nobres ações, pois na companhia de amigos – “dois que andam juntos” – os seres humanos são mais capazes tanto de agir como de pensar.” José Meireles
Não tenha vergonha de tomar partido, tenha vergonha de ser manipulado por aqueles pensam que podem pensar por você.
Parei pra pensar... com quem falo quando penso ?
Se for comigo o tempo todo, falo demais. Se for Deus...Por que não dei atenção?
Vamos pensar mais no coletivo e parar de disputar com o próximo... todos podem existir com dignidade. Autopoiésis.
Não sou sozinho. Sou livre. A Solidão te faz carente. Mas a Liberdade te faz mais exigente e verdadeiro.
“Se você pensar pequeno nunca se tornará o melhor num mercado tão competitivo, onde pensar grande fará uma enorme diferença.”
Enquanto pensar em voce, jamais perderei a esperança, dos nossos caminhos se encontrarem no futuro, assim meus pensamentos e desejos, sopro -os em sua direção, ao sentir uma leve brisa percorrer teu corpo, não se assuste são meus pensamentos passados,ao encontro de um futuro incerto.
Sempre que penso mais confuso fico; pessoas que criticam alienações vivem brigando defendendo posicionamento religioso, pessoas que dizem ser contra ditadura mas que não param de tentar impor opiniões e acreditam que são as únicas certas, pessoas que por diversas vezes deixam faltar o pão em casa, mas que ainda sim insistem que a aparência é o mais importante
Aprender a seguir o que todos fazem é tão fácil. A medida de crescemos nos suscitamos limitações físicas, psicológicas, mentais, presumíveis... é difícil pensar diferente, é difícil mudar de ideia. Aprender é tão fácil para quem sabe o que quer. Aprender a fazer um traço é tão fácil. Crescer é sinônimo de responsabilidade, então fazer o que os outros fazem é o que queremos fazer. É difícil crescer e ter um pensamento desigual. Limitar-se é mais fácil do que arriscar a ter um pensamento divergente. Pensar no padrão é tão fácil. Difícil é olhar para uma bola de futebol e imaginar uma laranja.
