Poemas para Amigos Distantes
MEUS INIMIGOS AMIGOS DE MEUS AMIGOS ("Vive de tal maneira que não faças nada que não possas dizer aos teus inimigos". — Sêneca)
Tenho a melhor forma de viver: pensar no pior que me pode acontecer. Em qualquer situação, preparo-me para aceitar as consequências do erro mais grosseiro possível. Porque quando acontecer aquele desastre inevitável, pelo menos, não sofrerei a ânsia da surpresa. "Viver às vezes é morrer de tédio e de vício. Também de ataque de míssil. Viver é virar de ponta cabeça, o avesso" (Itamar Assunção). Por isso, digo exatamente o que você quer ouvir a meu respeito, que quase uso suas próprias palavras. Talvez não tenha a chance de me xingar, por que já o fiz por você. Como ainda poderá ser original, escravos das paixões baixas? Se alguém entrar em minha propriedade sem minha permissão, faço dele o que quero. Quem invade uma casa alheia está vulnerável demais, mesmo que seja de surpresa, encontrará a lógica do erro a seu desfavor. As armadilhas são prerrogativas secretas do morador; o ladrão só escapará, se for ajudado por alguém que seja seu amigo em comum! Portanto, precisamos nos proteger dos nossos amigos que são amigos dos nossos inimigos. Ainda nos adverte Muslah-Al-Din Saadi: "Rompe com o amigo que frequenta os teus inimigos".
"Os amigos dos nossos amigos são nossos amigos, já dizia um provérbio francês, mas acrescento, que os inimigos dos nossos amigos não necessariamente são nossos inimigos, um contraponto."
Meus caros amigos, se não tomarmos providências contra essa erva daninha, ela vai provocar em nós um péssimo efeito: a negligência, que é totalmente contrária aos caminhos de Deus.
Meus amigos, é verdade que dessa falta de firmeza que há no meu comportamento, nasce em mim - não sei se é também por outro motivo, mas é quase sempre por causa da falta de firmeza - uma negligência tão grave e uma demora tão grande na hora de agir, que eu nunca me decido a começar uma coisa ou então, se eu começo, vou me arrastando tanto, que nunca chego ao fim.
Não quero colecionar inimigos, também não pretendo preencher o meu álbum com fotos de falsos amigos.
Nunca despreze seus amigos por conta do ciúme do cônjuge.
Se ele te deixar, serão eles quem vão cuidar de você.
Somos obras inacabadas e livros faltando capítulos. Amanhã, quando for embora, meus amigos de verdade farão a quarta página, e história será encerrada deixando o legado da galhardia.
Diariamente escrevo uma oração em forma de texto pedindo, por nossas famílias, amigos e por todos os nossos irmãos. Hoje em especial, peço para o nosso grupo, união para num só pensamento, pedirmos pelas pessoas que estão sendo vítimas dessas enchentes. Quantas famílias choram os seus entes! Quantos espíritos fizeram a (passagem) para outro plano assustados. Pai,coloque as suas mãos sobre esses sofredores, apazigua os que choram, encaminha e ampara esses espíritos. Tende (clemência) pai. Agradeçamos a nossa sorte. Pedimos as suas bênçãos. hoje e para toda a eternidade. Amém.
Quando começares a focar nós seus objetivos na vida, perdeirás muito amigos, por isso que a Ferrari só têm dois lugares e ônibus têm Mais 30 lugares.
..."Os nossos amigos são documentos vivo de nossa história. O amigo é um cúmplice de qualquer história e em muitas vezes, o ator principal dela. Se você não teve um amigo, você apenas existiu, mas se teve acredite, você viveu." ... Ricardo Fischer.
Meus amigos e amigas! Bom dia! Esses dias minhas reflexões me lançaram a revisitar as obras do ilustre brasileiro Celso Furtado, um expoente pensador e profundo conhecedor da realidade sócio-econômica da America Latina e principalmente do Brasil, mundialmente reconhecido, professor das mais importantes universidades mundiais. E percebo a atualidade de suas investigações e leituras da realidade brasileira. O curioso é que todo o esforço desse pensador vernáculo era tanto entender o porquê do atraso do País diante dos países desenvolvidos da Europa e também da própria America Latina, e construir os caminhos para o Brasil se desenvolver acabando com as misérias internas e com a dependência do capital internacional. A discussão era superar a crise...crise econômica que solapava o País e de maneira violenta acrescentava mais sofrimento principalmente ao povo pobre e fragilizava o potencial do Estado Brasileiro reagir e criar as condições interna para atender seu povo. E hoje? outro cenário, mas a estrutura da crise sofreu poucas adaptações, mas continuar exatamente o mesmo desafio que Celso Furtado perseguia. Na sua época a crise econômica era o motor que a partir dela outras crises eram desencadeadas, hoje, mesmo ainda sobre os reflexos da crise econômica, que outrora foi mascarada, o elemento político potencializa e dimensiona a crise econômica acrescentando mais perversidade ao povo brasileiro e a Nação que aos poucos míngua...impotente...e se as reservas forem insuficientes...de joelho, abatido...estenderá suas gélidas e enrugadas mãos aos fundos internacionais...socorro! MEU DEUS! ESSA É NOSSA ALTERNATIVA?
Quando selecionamos os nossos amigos, escolhemos pessoas que partilham de um mesmo modo de vida, que são semelhantes. Nunca vamos ser amigos (de verdade) de pessoas que divergem, destoam ou são contrárias aos nossos valores e princípios primordiais, que é o que nos move.
Existem amigos que entram em nossa vida, que o sentimento de amizade é tão forte, que são mais do que amigos e sim irmãos.
"Não tenho ex-amigos, os meus amigos de verdade, nunca deixarão de ser meus eternos amigos, né pai, né mãe?!"
Ouve os amigos ..ouve as piadas no emprego... ouve a mãe, ouve a rádio ..só não ouve a fala da mulher dentro de casa... depois de alguns anos a gente perde a voz... os companheiros não tem ouvidos pra nós... ai a gente faz o que ? Cansa ..para de falar ... e vai chorar as mágoas para quem quer ouvir...no caso , sempre outra pessoa... tem sempre alguém de braços abertos pra gente... enquanto o amor da vida da gente nos vira as costas... é lei .. é realidade, é fato ... sempre assim feito aquele ditado enquanto um desdenha.. o outro quer comprar
Diferencia - se os verdadeiros amigos dos falsos amigos através dos comportamentos. Observe - os e tirem suas conclusões !
