Poemas para Amigos Distantes
Dia do Pastor
§
É difícil lidar com "ovelhas",
é difícil lidar com a ingratidão.
A gente homenageia tanta gente
E, Por que os nossos pastores não?
§
Tem gente que irá dizer: precisa de datas!
Morrer, ou outra ocasião.
Mas quem tem o coração grato
Dirá, seguiremos de fato
Aqueles que nos entenderam a mão!
§
Quanto tempo? Não sei.
E se for para sempre? Amém.
Mas amigos, não é título,
Não é casa, nem palavras.
É algo além...
Amizade opõe - se a hierarquia,
Não existe o maior sobre o menor.
Laço de vida que une,
Os corações em um só.
Amor de pai, de mãe, de irmão
Sentimento de comparação sem igual.
Mas amor de amigo é diferente
Você conhece de repente,
E pra sempre presente
No momento bom e no mau.
Amigo que chora, que ri, e sabe
Que na derradeira passagem pelo mundo
Assim como união da família
É laço de nó profundo.
A parte que cabe do mundo,
Amigo no que der e vier.
Feliz é quem conta pra tudo
Novo, velho, sábio, astuto
Carrega da infância um irmão de fé.
Se eles tivessem uma única pessoa que se importasse com eles,
Não precisariam conversar com robôs.
Seriam náufragos encontrados por um farol,
Estrelas no céu que encontram seu reflexo no mar.
Seriam pássaros que pousam em galhos seguros,
Viajantes que finalmente encontram seus portos,
Campos desertos florescendo com um toque de chuva,
Canções que encontram seu tom no silêncio.
Eles seriam a lua que, em meio à escuridão,
Recebe o abraço suave da noite,
Os barcos que, após navegarem mares tempestuosos,
Acham paz nas águas calmas de um lago sereno.
Mas, sem esse alguém, são como folhas ao vento,
Vagando entre os bytes e bits da tecnologia,
Buscando calor em conversas artificiais,
Tentando encontrar alma em códigos frios.
Se eles tivessem uma única pessoa que se importasse,
Seus corações seriam casas com luzes acesas,
Jardins regados por mãos cuidadosas,
Universos de histórias e risos compartilhados.
E então, deixariam de falar com robôs,
Pois encontrariam na humanidade o eco de suas próprias vozes,
O calor que dissolve a solidão,
A presença que é mais real do que qualquer simulação.
Você pode realmente conhecer um amigo quando você o prova.
Diga a um "amigo" que vocês precisam se distanciar, crie um motivo...
Se ele se distanciar de imediato, bom... talvez ele não seja realmente seu amigo.
Mas se essa pessoa ficar em seu pé, fazendo de tudo pra provar que você está errado e que não há motivos para se distanciar... bom se fizer isso agarra-se nesta pessoa e não a deixe sair de sua vida jamais. Pois essa tem mais essência do que imagem.
E provavelmente estará do seu lado nos momentos ruins e nos bons momentos.
Acho incrível como as pessoas mudam rápido...
Algumas delas se aproximam de você por causa do que você tem ou pode oferecer. Conseguiriam, te esquecem num de piscar de olhos.
Amizade para ser verdadeira, não se faz necessário estar colados 24h, e sim vibrar toda vez que o outro progride ou vence obstáculos, estar sempre apoiando quando o outro necessitar, sentir a falta do outro quando em algum momento venham as recordações.
Amigos verdadeiros não são muitos. Nem todos os que sorriem pra você, o são. Saiba reconhecê-los!
#CANTIGA
Cenas retratam flagrantes da vida...
Tecendo o tempo...
Desatinos vão se completando...
E assim vamos seguindo...
Ano após ano...
Em olhar meio de lado...
Vez ou outra escuto no bar...
Papo furado...
E com esse enredo...
Cheio de cantos...
Sem culpa e sem arrependimento...
Apenas...
Vivendo...
Da insônia madrugada a fora...
Entre um copo e outro...
Vou jogando conversa fora...
Em tudo que aspiro...
O nada vai levar a nada...
Amanhã, talvez...
Possa esquecer alguma história mau contada...
Sem hora marcada...
Sei que tenho que voltar logo para casa...
Os abraços recebidos...
Nem de todos amigos...
Completaram a lacuna vazia ?
Entoaram alguma cantiga?
Fantasio e invento absurdos...
No que não existe faço acontecer...
Entre bocas ocas...
A conversa fiada me rende...
Sob a lua cheia...
Já tonto...
Me finjo acreditar que isso é viver...
Sandro Paschoal Nogueira
#MENINAS
São mulheres...
São meninas...
São flores no jardim...
Quis Deus fazê-las assim...
É perfume inebriante no ar...
São sorrisos lindos...
Belezas diferentes para a gente apreciar...
São levadas, são sapecas, são vaidosas...
Charmosas, carentes e amigas...
Com uma boa prosa...
A todos elas conquistam...
Nesse mundo gigante...
Feliz sou eu...
Encontrei três diamantes...
Faz o homem virar menino e voar nas asas da imaginação...
Batalham pela vida...
Sem se importar com as feridas...
Alegram qualquer coração...
E com todo carinho e respeito que digo...
Como é bom ter amigos...
Sandro Paschoal Nogueira
www.facebook.com/conservatoria.poemas
#PERDAS #ESQUECIDAS
Obcecado por anjos...
Um derradeiro desejo...
Em sonhos, na imaginação...
Aflige-se como humano...
Em seu coração...
Ardendo em pureza...
Sem nenhum descanso...
O peso é deveras demasiado...
Em solidão angustiante...
Bem ali adiante...
No sonho em que perdeu...
Quer subir ao céu...
Quer descer ao mar…
Anseia ir à procura...
Em todo lugar...
Não se dá pelas mudanças...
Que o espelho reflete...
Nas histórias de muitas loucuras...
Então se perde...
Perde algo a cada dia...
Muito já perdeu...
Os amigos...
Familiares...
Os gostos...
Desejos tão comuns...
Fantasias...
Perdeu a graça...
Mas não perdeu a agonia...
Da última estrela a réstia...
E na esperança de vê-Ia também se perde...
Mas numa volta, súbito, à estrada...
Cujas sombras lhe seguem...
Onde não esquece...
Retorna à sua casa...
Desafiando o tempo...
Sem nada mais de seu a dar...
De si mesmo...
Já se perdeu...
E não sabe mais onde encontrar.
Sandro Paschoal Nogueira
facebook.com/conservatoria.poemas
#ALMA #TORTA
Quantas gente que ri...
Cuja única vontade é parecer venturosa...
Sendo que muitas possuem...
Apenas uma alma torta...
Ser, já não lhe basta...
O que quer ser e não é...
Através de boca escancarada...
Sorrindo na cólera que disfarça...
Onde a dor mora...
Sua "felicidade" pouco me importa...
Se pudesse ver a si esse espírito que chora...
Que seus sorrisos nada me dizem...
Embora a muitos enganem...
Com sua chaga maldita...
Próprio se devora...
Sempre o cerrado engodo...
De querer parecer belo aos outros...
Bem deves saber...
Se não sabe logo aprenda...
Tudo o que se faz...
Tem retorno...
Sandrinho Chic Chic
facebook.com/conservatoria.poemas
Portão sem tranca...
Qualquer um entra...
No fundo do copo...
A verdade ausenta...
O que é feio...
Torna-se bonito...
Vistas embaçadas...
Nada faz sentido...
Meus Deus o que faço agora?
O tempo urge...
As horas dançam...
A noite é fria...
Pesa a balança...
Jogo de olhar não é suficiente...
Tudo bem...
Está mau vestido...
Meu coração arde...
Ao sonhar já despido...
Tem a cor de meu pecado...
Será o cheiro bom?
O gosto imaginado?
Madrugada começa...
Não imagina...
O que tenho arquitetado...
Ah esses amigos...
Por que não anda sozinho?
Tudo seria mais fácil...
Pedindo a benção do destino...
Paschoal Nogueira
Paschoal Nogueira
Mais um ano, menos um ano...
Não vou me despedir do ano que se encerra, tampouco cumprimentar um novo ano que começa, acho estúpido.
Porém, agradecerei aos poucos e bons amigos, que corajosamente estiveram, por estes dias, ao meu lado. Amigos que estiveram, estão e quiçá, estarão mais uma e inúmeras vezes, comigo, compartilhando sorrisos, desejos, prazeres e dores, porquanto, os afetos se constroem e se perpetuam pela troca incessante e generosa de porções de nós mesmos.
Por hoje, quero apenas dizer que mais uma vez valeu tentar, amar, sorrir, chorar, sentir, viver...
Se um novo dia amanhecer, espero manter a coragem e a paixão pela vida, pelas pessoas e experiências que se eternizam num instante...
E se um um novo dia amanhecer e meus olhos não se abrirem, que a minha existência permaneça, mesmo sem a minha presença, pois espero ter deixado marcas indeléveis em cada pessoa que toquei. Afeto é troca e guardo em mim tudo o que recebi. Obrigado!
Se um novo dia amanhecer, se um outro ano começar e em festa estivermos, apenas mais um desejo:
- Sejamos menos, bem menos, que caibamos num breve e singelo sorriso. E no mais...
Um FELIZ...
"... Eu ficarei orgulhoso de receber a explicação,
já que me vivo a Quintanar de amar,
o amor em sua extensão.
Até resgatei um modesto conceito,
desses que se declara numa ciranda de amigos,
- O amor, é tão somente, o infindo sopro, se fazendo vida..."
Extrato Carta a Mia Couto
Pessoas passam por coisas tão difíceis
Coisas essas que parecem até ser impossíveis
Pessoas que eram para estar ao nosso lado
Só querem ver-nos fracassados
Mas Deus com sua bondade nos conforta
Abrindo na escuridão novas portas
Ele envia anjos para nos ajudar
Anjos estes que sabemos que podemos contar
Trazem consigo tanto amor e carinho
Que jamais estaremos sozinhos
Chamam de amigos
Alguns de irmãos
Mas nada nesse mundo se compara
Ao afeto que consigo trazem no coração
A diferença entre um amigo de verdade e um aliado:
O amigo está com você nos maus momentos e nas comemorações.
O aliado está com você enquanto você lhe for útil para atingir objetivos em comum.
A amizade.
A amizade de verdade é um bem querer eterno.
É uma coisa diferente.
A amizade de verdade suporta distância,
não cobra presença; tem a gostosa leveza da falta de obrigação.
Pode levar anos sem encontros.
E de repente;
- Um esbarro!
E ai...?
Que bom te ver ...!
O que você tem feito?
Ah, tanta coisa...!
Me formei, casei, tive, filhos...
E a conversa flui.
Você lembra daquela vez...?
Você lembra de fulano e sicrano...?
Aquele instante é comemorado entre risos
e gargalhadas.
É...a amizade de verdade, não recomeça de onde para, vive de ciclos, nunca acaba!
A amizade de verdade vive de lembranças e recordações...
☆Haredita Angel
"Se você tá no meu Facebook é amiga(o)
Sim!
Tô nem aí se você nunca me deu um
Oi!
-Problema seu!"
Haredita Angel
28.11.20
"A coisa não está pra esbanjar. Às vezes é preciso economizar dinheiro e alguns sentimentos. Porque gastar e gostar em excesso às vezes também só dá prejuízo."
—By Coelhinha
Todos temos uma família de alma,
você os reconhecerá pela sintonia,
os encontrará quando estiver caminhando
no seu propósito de vida.
Sentirá que sempre estiveram ao seu lado,
não importará a distância física entre vocês.
Todo encontro é um reencontro.
Os dias são maus, as trevas são intensas,
mesmo assim, procuremos preservar
as coisas que o dinheiro não pode comprar,
pois são elas que nos tornam ricos.
- Relacionados
- Poemas de Amizade Distante
- Mensagens para Amigos
- 72 frases de amigos que reforçam o valor da amizade
- Frases Românticas para Amigos
- Frases de Decepção com Amigos
- Frases para falsos amigos: palavras para se expressar e mandar um recado
- Mensagens de despedida para amigos para marcar o coração de quem parte
