Poemas sobre mulheres
MULHERES! (Que vivem sozinhas)
Dicas para quando receberem algum prestador de serviços em casa sozinha:
* Receba-o descascando uma laranja 🍊 ou batatas 🥔🥔🥔com uma faca 🔪 visivelmente grande e bem afiada...
** Uma chaleira ou caneco com água fervendo no fogo 🔥 para preparar um café ☕...
*** Uma frigideira 🍳 com óleo bem quente no fogão 🔥 para fritar bolinhos de chuva para comer com o café ☕ ...
**** Tirar a chave 🔑 da porta🚪 para impedir que seja trancada.
***** Desligarem das tomadas TVs 📺, rádios 📻 e qualquer aparelho que possam confundir o som.
****** Nunca trancar o portão! Deixá-lo semi aberto... encostado.
******* Ficar com o celular pronto para uma chamada de emergência 190 ( polícia militar).
******** Avisar alguém( parente/amigo/vizinho) com antecedência o dia e horário da chegada do prestador de serviços.
********** Deixar vários frascos sprays ( desodorante/laquê ou pimenta) espalhados pelos cômodos da casa.
*********** Deixar janelas e portas abertas, caso necessite gritar e pedir ajuda , fica mais fácil de alguém escutar.
✍©️@MiriamDaCosta
Ser mulher,
ser homem,
ser hétero,
ser homossexual,
ser bissexual,
ser transgênero,
ser o que for...
todo dia nasce um novo termo
para tentar nomear
o que sempre foi
vida pulsando...
Não me interesso
pela intimidade do outro,
não me ocupo
com o rótulo que veste
ou com o nome que escolhe
para si.
Interesso-me pelo humano
antes da etiqueta,
antes da sigla,
antes da vitrine.
Interesso-me pelo caráter,
pelo respeito (por si mesmo
e pelo outro),
pela decência,
pela capacidade de não ferir
só porque se pode
ou se quer...
Mais humanidade,
mais silêncio
e mais discrição
(quando for preciso),
mais escuta
e mais civilidade.
Mais intimidade e sexualidade
sendo íntima, pessoal e reservada.
Seria pedir demais
que a convivência não fosse
um campo de guerra
entre identidades?!...
Sem deboche,
sem hipocrisia.
sem provocação performática
de lado a lado.
Existir
e deixar existir.
E isso, no fim,
é o mínimo ético
de qualquer sociedade
que se diga
humana, né?!
✍©️@MiriamDaCosta
08/03 - Dia Internacional da Mulher
Embora tenhamos muitas conquistas para comemorar...
A realidade cruel de todos os dias
não nos permite ter um dia
para chamar de nosso e festejar,
mas sim para refletir.
Os homens são filhos das mulheres,
mas não se parecem com elas.
Talvez por isso
os homens invejem as mulheres.
Os homens matam as mulheres
porque as odeiam.
Odeiam a força que não controlam,
a liberdade que não compreendem,
a voz que já não se cala.
Matam porque foram ensinados
a possuir
aquilo que nunca lhes pertenceu.
E quando a mulher se torna
inteira em si mesma,
alguns homens confundem
a própria impotência de caráter
com ódio.
✍©️@MiriamDaCosta
Houve um tempo
em que as mulheres tinham receio
de ficarem “pra titia”
ou “encalhadas”
( termos usados antigamente).
Quando, ainda meninas,
já vinha sendo preparado
pelas mãos de nossas mães e avós
o famoso "enxoval de noiva":
jogos de lençóis,
de mesa e de banho,
com bordados pacientes,
rendas e fitas delicadas,
e tantas outras peças
costuradas com expectativa.
Tudo era guardado
com extremo cuidado
em caixas e baús,
perfumados com sachês
ou protegidos pela naftalina,
para que o tempo
não trouxesse traças
nem amarelasse
os sonhos de um casamento feliz.
Hoje não!
Hoje muitas mulheres têm TERROR
de serem maltratadas,
violentadas, espancadas
ou assassinadas.
No decorrer do tempo
lutamos, marchamos, resistimos
e conquistamos
importantíssimos direitos
perante a Constituição.
Mas…
em algum ponto da estrada
perdemos o mais primordial deles:
o direito à liberdade
e até mesmo
o direito de continuar vivas
quando dizemos “não”,
quando escolhemos partir,
quando decidimos não permanecer
onde o amor virou algemas e ameaça.
Hoje,
nossos sonhos e aspirações
já não descansam
em caixas perfumadas
nem em baús de esperança.
Hoje eles são guardados
nas caixas da insegurança
e nos baús do medo,
medo de existir plenamente
na nossa essência
de ser e existir:
Mulher.
✍©️ @MiriamDaCosta
A maioria das mulheres que se envolve com homens comprometidos não acorda de manhã pensando: "Hoje vou destruir uma família." Elas acordam acreditando na história de um homem "sofrido", "incompreendido" ou "solitário" que encontrou nela a "salvação." E como se ele fosse a Rapunzel presa no alto de um castelo esperando um príncipe para salva -la em um cavalo branco.
O que eu quero dizer é que: "Ele se vende como uma Rapunzel de terno e gravata, jogando as tranças da vitimização para que outra mulher suba e o resgate de uma relação que ele jura ser uma prisão. O que ela não percebe é que a porta da torre sempre esteve aberta ele só prefere o drama do 'resgate' à desonestidade da partida. Ele não quer sair com a verdade; ele quer sair como a vítima salva."
"Os homens são fiéis às suas parceiras enquanto não acham uma mulher que desperte seu interesse mas, quando eles a encontram, essa mulher entra em sua mente como um parasita, pronto para se alimentar da infidelidade."
- Vanessa Costa Lima
Tenho visto mulheres potentes se preocuparem com a idade — não pela idade em si, mas pela cobrança social transgeracional de que já deveriam estar casadas e com filhos.
Essa é apenas mais uma injustiça incongruente do patriarcado estrutural que ainda perdura fortemente.
Antigamente, mulheres casavam antes da adolescência. Não estudavam, não tinham carreira, não podiam escolher se teriam filhos — nem quantos — nem se estavam a fim ou não de ter relações sexuais.
Hoje, estudamos muito, trabalhamos fora, continuamos exercendo a maior parte da gestão da casa, dividimos igualmente os boletos e, injustamente, as cobranças permanecem as mesmas
— agora acompanhadas de novas exigências.
É urgente curar esse masculino tóxico
para retomarmos o sagrado feminino
e podermos dançar, com consciência, o equilíbrio do yin e do yang dentro de cada ser.
priescreve #priaugusta #opensador
Menina, mulher
Menina doce e sapeca, ao mesmo tempo, mulher cheia de responsabilidades e atitudes serenas;
Mulher forte, decidida, com jeito de menina alegre e inocente;
Menina com traços de boneca, mulher com o corpo de manequim;
Mulher que sabe amar como ninguém, menina que sabe o que é ser amada.
Mulher do amanhã
E ela foi sozinha...
Desbravando os horizontes
Ela por si só já se basta,
Sem dependências emocionais baratas
Que a enraíze e petrifique
Suas crenças arraigadas
Na luta para vencer
Para se autoafirmar,
Sempre com o olhar no amanhã
Sem esquecer do presente,
Descendente de um clã de mulheres fortes
Não desiste dos seus sonhos
Na batalha da vida, ora luta...
Ora recolhe suas armas,
Sabe se empoderar mas
A empatia e a resiliência a moldaram
Mulher do novo amanhã
Mulher que faz seu destino,
Não descansa nem esmorece,
Sempre de cabeça erguida
Essa ou ... essas mulheres,
Essas amazonas que se apoiam
Tornam- se juntas imbatíveis
Mulheres do meu clã
Vocês são a minha vida!
Amor de outras vidas
Almas que se encontraram
Irmãs mais que benditas!
Vocês são minhas heroínas!
A biologia afirma que a Erika Hilton, assim como todas as mulheres trans e travestis, SÃO mulheres. Na gestação, a formação genital se faz na décima semana, e a da área do cérebro responsável pela identidade de gênero, apenas a partir da vigésima. Cérebros de homens são diferentes dos das mulheres, e em estudos foi comprovado que o núcleo do leito da estria terminal, área do cérebro que indica a identidade, é igual nas mulheres cis e trans, assim como a contagem de neurônios e todo o funcionamento biológico. O cérebro de uma pessoa trans é equivalente ao da sua identidade de gênero, ou seja, com o gênero no qual se vê, e não a formação cromossômica/genital.
A transfóbia é, além de criminosa, ignorante!
- Marcela Lobato
É pela vida das mulheres!
É pela dignidade das mulheres!
É pela humanidade!
É pela justiça!
É sobre um melhor para todas as pessoas!
É um passo muito importante de uma longa luta que ainda temos pela frente!
MISOGINIA É CRIME!
NENHUMA MULHER A MENOS!
NENHUM ABUSO A MAIS!
- Marcela Lobato
“O mundo não precisa de mulheres iguais, mas de mulheres inteiras. E só podemos ser inteiras quando nos libertamos da ideia de que precisamos vencer umas às outras para merecer existir.”
- Trecho do livro O despertar da Deusa: as faces do Feminino Sagrado
‼️ MULHERES! ‼️
Antes de iniciar um relacionamento
é melhor correr a ficha criminal do indivíduo em uma delegacia( melhor se for numa delegacia da mulher) ou no site Jusbrasil ( é grátis!).
Também exigir um laudo psiquiátrico e um teste específico da neuropsicologia,
para detectar tendências narcisistas entre outros fatores determinantes...
É bom também o teste HIV.
Ficam as dicas para esses tempos complicados e até monstruosos.
✍@MiriamDaCosta
Feminicídio RJ Brasil
Em cada verso, a força de um recomeço;
em cada escolha, a coragem de existir.
Ser mulher é dançar entre a razão e a emoção,
transformando desafios em poesia e sonhos em realidade.
Aqui, a alma plural encontra sua voz,
seu poder, e sua essência.
Muitas mulheres cresceram ouvindo que o maior símbolo de sucesso é construir uma família perfeita.
Um marido provedor.
Uma casa bonita.
Fotos sorrindo.
A aparência de estabilidade.
E, na tentativa de sustentar esse sonho, muitas acabam silenciando dores, ignorando sinais e criando uma realidade que não existe de verdade.
Porque às vezes o “marido provedor” não provê amor, respeito, presença ou proteção emocional.
A “família feliz” existe apenas nas redes sociais, enquanto dentro de casa há solidão, humilhação, medo ou abandono afetivo.
A necessidade de manter a imagem perfeita faz muitas mulheres viverem personagens.
Sorriem em público e choram no banheiro.
Defendem relacionamentos que as adoecem só para não admitir que o conto de fadas nunca aconteceu.
Ter uma família é lindo.
Ser cuidada é importante.
Mas nenhuma mulher deveria precisar fingir felicidade para se sentir aceita pela sociedade.
Família não é cenário.
Provedor não é apenas quem paga contas.
E felicidade não se sustenta em aparência.
A verdade sempre pesa menos do que viver uma vida inteira sustentando uma mentira emocional.
"Mulher forte, determinada e de um coração gigante. Crescer vendo sua força me tornou quem sou hoje. Te admiro demais!"
--------- Eliana Angel Wolf
Mãe,
Você é o meu exemplo de mulher forte, guerreira,
você é o meu espelho para continuar a lutar.
Que saudades que eu tenho de pegar no teu cabelo,
que saudades que eu tenho de te abraçar e te beijar.
Minha mãe, minha rainha, lembrando aqui do teu sorriso,
minha "véia" linda, quando ouço tua voz o coração acalma, é só disso que eu preciso.
Mãe, eu te amo.
FEMINICÍDIO
Agressão contra a mulher
É um crime sem pudor
Que deve ser combatido
Com o máximo rigor
Denunciem, minha gente
O silêncio é um presente
Que se dá ao agressor
Sou mulher
Carrego nas veias o sangue da minha guerreira!
Só preciso de Deus para seguir meu caminho...
Apesar de, às vezes, caímos nessa armadilha
de achar que não conseguiremos viver sem alguém.
Me valorizo porque sei do meu potencial!
Sei que sou uma mulher especial...
Embora, alguns possam pensar o contrário.
Definitivamente, isso não é problema meu!
Não nasci para ser submissa.
Só me anulou quando isso me faz bem!
Sou parceira, companheira de todas as horas,
Mais se você não puder me acompanhar,
Te peço um favor, não anule a minha vontade de voar!
Amo a liberdade de me reencontrar,
De estar acompanhanda de bons amigos...
Não tenho tempo para perder com o que outros vão pensar!
Porque a vida está passando...
As oportunidades também!
E o amor... ah, ele só vale a pena se sintonizar.
Assim como a lua, a mulher é bela e cheia de fases.
Já o homem é como o Sol, é estável, não demonstrando nada, e guardando tudo pra si.
- Relacionados
- Clarice Lispector: frases sobre mulheres que refletem sua essência
- Poesia sobre uma Linda Mulher
- 79 frases de mulheres fortes para empoderar e inspirar
- Poemas de amor
- Feliz aniversário, mulher guerreira: frases de parabéns para celebrar seu dia
- Frases para conquistar uma mulher e impressioná-la
- Frases femininas para celebrar o poder de ser mulher todos os dias
