Poemas Famosos de Decisao
"São tão simples os homens e obedecem tanto às necessidades presentes, que quem engana encontrará sempre alguém que se deixa enganar"
Maquiavel"
Não se afobe em tomar decisão, há sempre um esperto querendo tirar proveito da tua situação, seja sensato.
... o tão desejado bem viver
é uma disposta política de resultados, onde as boas ações devem ser espontaneamente
praticadas...
E não presunçosamente
contabilizadas!
... melhor testemunham
o tamanho de sua fé,
aqueles cuja vontadeou
grande partede suas
expectativas não são
satisfeitas!
E mesmo
uma sincera busca
pela felicidade, muitas vezes,
observará como primordial ingrediente uma momentânea embora eficiente
infelicidade!
A inspiração,
contrária ao que muitos
consideram, não se trata
de um elemento abstrato, casual...
Mas natural desfecho de todo
esforço e sofisticação
que dedicados
alcançamos!
A prova determinante
quanto a obtenção e supremacia
de nossa estimada liberdade
encontra-se bem menos naquilo
que livres podemos fazer...
E bem mais naquilo que
somos livres para
não fazer!
EM MIM
Cai tanto nevoeiro em mim...
Enregela,
Amortiça,
Sem justiça,
Os pobres ossos.
Até os pardais se riem de mim...
Dos destroços
Que o nevoeiro
Traiçoeiro,
Deixa nos meus ossos.
Não é nevoeiro do ar
Aquele que me atormenta,
É mais aquele pesar
Pelo que me fazem passar
E mata de forma lenta.
Em mim, há fonte sedenta
De amor, paz e alegria,
Quer de noite quer de dia,
Verdade que não se inventa.
(Carlos De Castro, in Há Um Livro Por Escrever, em 15-10-2023)
O essencial da vida
é constantemente ameaçado
pelo insignificante da vida...
Portanto, que saibas escolher!
Menos unânimes,
empolgados e bem mais atentos, seletivos...
Eis o primordial limite
a nossa estimada
liberdade!
Eternos
não é aquilo que um dia seremos...
Mas o que vive e prospera, pois
independentemente das formas ou mesmo
de quando e onde
estivermos!
A fé
em nosso Criador,
na força transformadora
sobrevindo da Verdade,
legitimam-se quando tanto a alegria
quanto a adversidade
inspirem igual
gratidão!
Busco ser atemporal
Em ciclos onde se medem
A vida com ponteiros
E calendários construídos
pelo próprio ser humano
Que inventou o tempo para
Medir sua própria finitude.
Sou eterna em cada dia
Que rompo o anoitecer.
garoto do olhar profundo
por que me olhava assim?
começou com troca de olhares por instantes
você sempre passava por mim e
olhava no fundo dos meus olhos
por que me olhava assim?
de uma coisa eu sei
você teve interesse… mas eu
não tinha certeza sobre o que eu sentia.
Sem as incômodas
quanto inesperadas marés
da contrariedade,
nem mesmo o real tamanho
do nosso determinismo
e coragem,
conheceríamos!
DE FACTO E NUNCA DE FATO
De facto sendo, assim é.
De fato nunca, por não gostar
De enfiar no corpo até,
Tamanho estorvo de apertar.
E me obrigar
Pela simples razão da força,
Ainda que o diabo torça,
Debaixo das axilas,
Rangendo as maxilas,
Estroncar a fatiota toda,
Ainda que me digam
Ou maldigam
Que não percebo da poda,
E não saber andar na moda.
Também não me interesse a roda
Do vestir nas estações,
Basta-me, para andar na moda,
Tapar bem os meus feijões.
(Carlos De Castro, in Há Um Livro Por Escrever)
BEM NATURAL
Quisera a vida
E suas quimeras.
Feito flor de primavera
Quisera encontrar um canto
Num canto guardado
Só para eu achar e ouvir
Nas entrelinhas das canções
Um sorrir desenhado
__Tudo imaginação.
Quisera esse pensamento
Ser feito de vento que toca as folhas
E as fazes nas árvores dançar
Como filho pequeno que quer nos braços
De sua mãe baloiçar.
Eu seria essa flor de primavera
Pintada, as vezes de amarelo
Qual o girassol.
Ou mesmo esse canto
Saído de um piano secular
__Alguém está dentro dele
Parece um precioso lar
Eu quisera lá guardar, nossos segredos.
Moldar nossos medos.
Ou mesmo, ser aquelas folhas que dançam
Sem cor e sem nenhum pudor,
Sem nenhum poder sobrenatural
Mas naturalmente
Bem natural!
As estrelas, testemunhas silenciosas, piscam como lágrimas no firmamento, e o coração, em sua solitude profunda, sussurra segredos ao vento noturno, onde o silêncio é mais denso que o abismo, e a alma se perde em sua própria escuridão.
Nas ruas desertas, os passos ecoam, como memórias perdidas em um livro antigo, e o olhar solitário busca nos rostos anônimos a promessa de um encontro que nunca virá.
O mundo, um palco de sombras e ilusões, nos afasta uns dos outros, como náufragos solitários. E o desejo de conexão se transforma em saudade, uma ânsia inextinguível por algo que não sabemos nomear. Na promessa de um amanhã que nunca envelhece, apenas um refúgio contra a indiferença do universo.
Na névoa dos meus devaneios soturnos, sou o eco vazio dos risos noturnos. Marionete, sim, fui um dia, em gestos incertos, mas agora sou tempestade, em meus próprios desertos.
Rebeldia com causa, na alma se entrelaça, ergo meu ser, em desafio ao absurdo, não temo sofrer. Na escuridão profunda, vou além do plano. Sou o vazio, a negação encarnada, em meio ao caos, minha alma desolada. A marionete que um dia se libertou, do controle do destino, enfim se encontrou, despertou, se revoltou, é meu dedo do meio erguiado para o gepeto.
Leviatã indomável, grito corrosivo, nas profudenzas do meu ser. Anos passam, e ainda persigo. Nos mares da existência, desprezo os levianos, que ousem me deter.
Eu vou alcançar o lugar que almejo, mesmo que isso me leve anos. Você pensa que me matou, mas só me causaram leves danos.
Minha busca é insaciável, implacável, ferido, mas não derrotado. Eu sou como a cena do Thor chegando em Wakanda. Então, leve-me a Thanos. Na suposta arrogância insana, que venham os desafios, eu vou e mostro que sou a própria chama, pois sou imparável. Anos podem passar, mas eu persistirei, na busca incansável pelo que desejei. Alcançarei meu destino, a despeito do que inclusive pensei. Desafiando a esperança, dançando na dor, pensaram que eu sucumbia, que desvanecia, enquanto a cada dia só florescia. Aprendi com meu fardo, sou libertado, não estava rendido, dos escombros, renascido.
Pensaram que eu tombava, que estava condenado, mas apenas feriram a superfície.
Na escuridão do abismo encontrei meu refúgio, onde o mundo treme e outros temem entrar, é lá que encontro minha verdade. Onde outros não ousam eu vagueio, minha liberdade floresce, enquanto outros se perdem, minha alma engrandece. Assim como Harry, no sussurro das cobras, nas estranhezas do mundo, encontro minhas obras.
A liberdade reside onde outros não ousam pisar, eu escolhi o caminho da serpente, foi no abismo que encontrei a força para criar.
A morte é o fim de tudo, ou o começo de nada?
Não há resposta, só silêncio, e o vazio que nos devora.
O vazio é a essência da vida, ou a negação do ser? Não há sentido, só angústia, e o vazio que nos consome
O vazio é o destino final, ou o eterno retorno?
Não há saída, só abismo, e o vazio que nos espera.O existir é um erro?
Não há sentido na vida, por que teria esperança na morte?
Somos apenas sombras errantes em um mundo sem luz, buscando um alívio ilusório em um abismo sem fundo.
Nada nos salva da angústia; nem a fé, nem a razão, nem o amor. Somos condenados ao sofrimento e à insignificância do ser. Alguns contentam-se com verdades que não são mais que sombras, afogando-se na superficialidade de explicações tolas. No fundo, a busca por respostas vazias é uma fuga desesperada da angústia que nos consome. Eles são os cegos da luz e os surdos da paixão. Não conhecem a si mesmos, nem o mundo em que vivem. Eles não sofrem, nem gozam, eles apenas sobrevivem.
A única saída é o silêncio. O silêncio da alma e da mente. O silêncio que precede a morte, e que sucede o vazio.
Os beijos daquela morena eram simplesmente envolventes.
Quando a boca dela tocava a minha, era como se todo o restante do mundo desaparecesse.
Era uma sensação única, quente e excitante que me consumia de uma forma totalmente alucinante.
Mas não era somente a sua boca que me fascinava. O calor do corpo dela era inebriante. Cada toque, cada roçar de pele era uma explosão de sensações que me hipnotizava.
Quando estávamos juntos, eu me sentia abraçado por um fogo intenso e intenso, que só a sua presença poderia me proporcionar.
Era impossível não se entregar àquele magnetismo, àquela força irresistível que a morena emanava.
Tudo nela parecia tão perfeito, tão delicado e selvagem ao mesmo tempo.
Seus cabelos ruivos caíam sobre a pele morena, realçando ainda mais a sua beleza natural.
E quando a morena se movimentava, o mundo parecia girar em torno dela.
Ela era o sol, o norte, o tudo. E eu, seu orbitador fiel, sem pensar em nada além de ficar ainda mais próximo, ainda mais embriagado pela sensação única que seus beijos envolventes e o calor do seu corpo me proporcionavam.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp