Poemas Espirituais
Anos Depois, com o amadurecimento espiritual, percebi que cometi o erro de ser tão compreensiva a ponto de confundir a compreensão com o desrespeito.
Maria deu a luz ao filho, não ao Pai, não ao Espírito Santo. Maria é "mãe de Deus" em um sentido tão peculiar e inusitado quanto é complexa uma definição clara do que seja a Trindade. Tão peculiar e nunca mais repetido que confere a Maria um status especial entre os servos de Deus. Mas nada que lhe confira honras ou poderes semelhantes aos da divindade ou sequer o título de Mãe de Deus baseado em silogismos mecanicamente aplicados a entes e acontecimentos que, por definição, são incognoscíveis pela mente humana limitada e afetada pelo pecado original.
O grande mal que acomete este século é o câncer fulminante que mata o espirito e a lepra compenetram-te que corrói as lacunas da alma, amputando as esperanças e devorando a alegria, apodrecendo os homens por dentro e tornando-os como cadáveres em vida, exilando-os de Deus e afogando-os no oceano de dor inextinguível. Porém, digo a vocês que o espirito de Deus é capaz de ressuscitar mesmo o mais fétido dentre os mortos, e devolver sustância mesmo aos ossos mais secos. Ora que é Cristo senão o médico dos médicos?
Sinto-me grande em espiritualida. E estou aprendendo com o silêncio que só a solitude foi capaz de me dar, pois ela é salutar para se obter conhecimentos, e consequentemente a isso vem a sabedoria.
Mulher, sintetizando a natureza virgem, o santuário e a companhia espiritual, é para o homem o que há de mais amável. Em certo aspecto, ela representa a projeção da interioridade misericordiosa na exterioridade estéril e, a este respeito, assume uma função sacramental ou quase divina.
Graças a Deus que sou LIVRE. Livre mesmo! Livre de pensar; livre para escrever; livre espiritualmente. Sobretudo livre para perdoar e para amar!
O canto de um pássaro é dado ao vento do acaso, levanto na poeira notas de um espírito em glória; nesse Tempo deixo livre cada versão natural enveredar os tons na passagem sem a necessidade de entender ou questionar qualquer milagre que experimento ao nascer desse dia.
O contato com o mundo espiritual, de tantas narrativas lógicas e coerente, torna isto uma verdade meio que incontestável, mas, acreditarmos que nós temos algum tipo de poder ou comando sobre eles é sonhar com as asas da imaginação demasiadamente, porquê, eles estão no nosso mundo, mas nós, não estamos no mundo deles.
Liberdade é tesouro para quem sabe limitar-se: que o espírito voe, mas sempre atento aos muros que o cercam. Não pises nas fronteiras alheias, pois, no afã de liberdade, podes atrair mais perigo do que paz. Quem muito se solta, muitas vezes se expõe.
Muitas pessoas acreditam que a espiritualidade vai resolver todos os seus problemas e que, de alguma forma, viverá todas as experiências por elas, se esquecendo que estão nesse mundo para evoluir. Quando enfrentam dificuldades novamente, tendem a culpar guias espirituais, magos, bruxas e outros intermediários. Dessa forma, elas acabam transferindo a responsabilidade por seus fracassos ou pelo não cumprimento de acordos para fatores externos e situações cotidianas. É importante lembrar que toda ajuda espiritual vem acompanhada de um "pós-operatório" que deve ser seguido rigorosamente. Isso pode incluir ações concretas, disciplina ou mesmo momentos de repouso. Sem essa responsabilidade, a "doença" espiritual pode se agravar. A verdadeira transformação exige a colaboração ativa do indivíduo na sua própria jornada.
Por não saber ou lembrar-se do seu passado espiritual, o ser humano sofre brutalmente. É condicionado, domesticado a viver como um escravo das crenças morais de uma sociedade hipócrita e covarde. Agir como um "robozinho" é o que querem.(Poder oculto)
Programado para não pensar, não sentir, não refletir sobre, não amar, não agradecer, não sorrir e não buscar a verdade.
Natal significa esclarecimento e luz espiritual de Deus, reconciliação e paz com Deus pela graça, e Deus assumindo uma natureza humana. [...] O Natal lhe mostra um Deus diferente do deus de qualquer outra fé. Você já foi traído? Já se sentiu solitário? Já passou necessidade? Já enfrentou a morte? Jesus também! [...] O cristianismo afirma que Deus esteve em todos os lugares pelos quais você passou; ele está na escuridão em que você se encontra agora, e mais. Por isso, você pode confiar nele. Pode depender dele, pois ele sabe e tem o poder de confortar, fortalecer e conduzi-lo a um lugar seguro.
