Poemas de Sabedoria
Correr sem direção é vazão de energia, antes ser a tartaruga com um destino, do que o mais veloz dos cavalos perdido.
A vida, é sobre aceitar o que não podemos controlar e focar no que podemos mudar. Praticar a virtude, a sabedoria e a resiliência são essenciais. Enfrentar desafios com serenidade, valorizando o presente e agindo com integridade, nos leva a uma existência equilibrada e plena.
Quanto mais se concentrar na sua mira e maior a força ao puxar a corda do arco, mais velozes, distantes e precisas serão tuas flechas.
"Quando compreendemos que tudo o que temos é uma dádiva da graça de Deus, deixamos de apenas pedir o que precisamos e passamos a adorá-Lo por tudo o que Ele já tem feito em nossas vidas."
"Quando não temos o devido entendimento sobre santidade, cometemos o engano de achar que ela se refere a uma vida sem pecados e transgressões. Na verdade, santidade significa a luta constante contra a atuação do pecado em nossas vidas e a busca pela nossa completa libertação de sua influência."
Quando tudo começar a dar errado em sua vida, lembre-se de olhar para dentro de si e verificar se existe algum caminho perverso que o está levando a pensar, sentir e desejar tudo aquilo que os mandamentos da Palavra de Deus condenam. Se assim for, volte-se ao primeiro amor e à santidade com Ele, e arrependa-se. Desse modo, você entenderá que não existe maldição sem causa.
Quando aprendermos que tudo que fazemos é reflexo do amor que já recebemos de Deus, então compreenderemos que esse amor é o que nos faz prosperar em meios aos caminhos tortuosos e obscuros em nossa jornada nessa vida.
As sementes do amanhã estão sendo semeadas hoje e mesmo que o futuro seja incerto é perfeitamente possível visualizar a colheita. Quem escolhe as sementes com sabedoria e planta com responsabilidade não será pego de surpresa, sabe que tem a segurança da colheita garantida. Se hoje você está plantando brisa, não há possibilidade alguma de colher tempestade amanhã.
"Ao procurar culpados pelos seus problemas, olhe primeiramente para si mesmo. Você perceberá que tudo o que lhe aconteceu foi consequência da sua falta de responsabilidade em lidar com suas adversidades, tanto internas quanto externas, usando a sabedoria divina."
Não errei ao rejeitar grandes oportunidades, pois decidi com base no meu conhecimento e no que acreditei ser o melhor para mim naquele momento. Entretanto, errei por não ter buscado sabedoria e discernimento para reconhecer essas grandes oportunidades quando elas se apresentaram para mim.
"Perdemos ou ganhamos nossas batalhas internas quando decidimos nos amar em primeiro lugar, conduzindo nossas vidas através da sabedoria e do conhecimento divino, o qual é o segredo da excelência e do nosso sucesso em tudo."
A melhor forma de vencer a sua maldade e a corrupção interior é entregar toda a sua vida ao domínio do Espírito Santo. Pois, onde o Espírito Santo manifesta seu poder por meio de suas virtudes, ali existe a verdadeira liberdade.
Não fuja dos propósitos, dos desígnios e da vontade de Deus, pois você foi criado por Ele. No dia do Juízo Final, é melhor ser recebido por Ele como Pai para herdar a vida eterna, do que como Juiz que o condenará ao inferno por toda a eternidade.
Quando compreendermos que o nosso destino é intencionalmente criado por cada um de nossos pensamentos, sentimentos, palavras e atitudes, vamos perceber que tanto o nosso sucesso quanto o nosso fracasso estão relacionados à diligência, determinação e comprometimento, ou à falta deles, em tudo o que fazemos.
Certas coisas só enxergamos ao apagar as luzes, como o brilho das estrelas. Na escuridão existe luz. No silêncio tranquilo, as respostas para aquele que passou a ver e a ouvir com o coração. Muitas vezes, as palavras não são necessárias: basta o sentir.
Antes de desistir de tudo, analise estes três aspectos. A primeira coisa que você perderá é a sua paz de espírito. A segunda é que você perderá a alegria, a fé e a esperança. E o terceiro é que você perderá completamente a capacidade de sonhar, e o remorso e a culpa o acompanharão pelo resto da sua vida, que será tão miserável que você não terá mais prazer nenhum nela.
Não existe nada melhor no mundo do que ser guiado pela voz transformadora e avivadora do Espírito Santo. Ele é o perfeito consolador e aquele que cura as feridas de nossas almas, tão exaustas devido às maldades e transgressões que cometemos quando não estamos vivendo em total dependência dele.
