Poemas de Reflexão

Cerca de 256929 poemas de Reflexão

A Arte de Viver

Pense com calma, olhar de saber,
como um adulto que aprendeu a crescer.
Viva com a força de quem descobriu,
que a juventude é um vento sutil.

Aconselhe com a paz de um ancião,
que o tempo moldou em pura razão.
Mas nunca abandone o doce sonhar,
pois a criança ensina a voar.

Misture os tempos, os passos, os tons,
faça da vida um palco de sons.
Pois viver bem é saber equilibrar,
razão, esperança, e o dom de amar.

SimoneCruvinel⁠

Inserida por simone_cruvinel

⁠O Abismo e o Eco

Eles vêm, de olhar vazio,
sem ver, sem saber, sem perguntar.
Marcham—não, rastejam—
com a certeza tola dos que nunca duvidam,
com o fervor triste dos que nunca pensam.

Erguem aos céus um nome, um vulto,
uma sombra que os consome,
um charlatão de feira, um embusteiro de trapos,
que lhes promete um mundo feito de espelhos
onde só veem o que querem ver.

E riem!
Riem do meu desespero,
da minha fúria que a ninguém toca,
do meu nojo que os diverte.
Saboreiam o ódio que os denuncia,
porque sabem que nada os toca,
que nada os convence,
que nada os redime.

E eu, que vejo?
Vejo ruínas erguidas como templos,
mentiras coroadas como verdades,
a história dobrando-se sobre si mesma
como um espectro de vergonha.

Dizem-me: "A história julgará."
Mas que história?
Se forem eles a escrevê-la?
Se o mundo for seu?
Se a verdade for extinta
como um lume apagado no vento?

E então?
E então nada.

Talvez reste apenas o eco,
o resquício de um tempo que poderia ter sido.
Talvez reste apenas este grito—
este grito inútil,
este grito impotente,
este grito que ninguém quer ouvir.

⁠Entre Sol e Lua.

Ó minha amiga de tempos de sol e luar,
Sonhei contigo sem saber amar.
Antes do amor ter nome ou sentido,
Já te via no futuro, num sonho vivido.

Não foste a primeira escolha do coração,
Mas és refúgio em minha recordação.
Entre jogos e risos, crescemos lado a lado,
Nossos momentos, em fotos, selados.

Sempre soube do teu afeto leal,
Das danças, das brincadeiras, do laço especial.
Aquele beijo, tão breve, inesperado,
Despertou um sentir antes calado.

Perdoa-me, se o tempo nos afastou,
Se o silêncio entre nós se instaurou.
Sinto falta da leveza que havia,
Dos dias de pura alegria.

Que o tempo não apague o que fomos um dia,
E que, em algum amanhã, o destino sorria.
Que possamos reviver, entre abraços e risos,
A amizade que fez de nós indivisos.

Inserida por Zeta

⁠Limites

"Maturidade é saber que respeito é fundamental. Devemos ter pelo outro o mínimo que gostaríamos de receber. A partir de hoje, darei o que recebo de qualquer pessoa. Não somos obrigados a aceitar falta de empatia ou infantilidades. A vida é sobre dar o que temos e entender que o outro não é obrigado a gostar do que recebe."

Inserida por caio_vinicius_3

⁠NINGUÉM SABE TUDO
Por mais sábio que seja, ninguém pode saber tudo.
Uma simples pergunta ao homem do campo é respondida de pronto, mas de difícil resposta ao homem da cidade. Cada um no seu quadrado. Os conhecimentos são direcionados de acordo com o meio e as atividades de cada um. Por esta razão é que devemos respeitar o nosso semelhante sem menosprezo, pois, ele pode nos dar um banho com sua sabedoria. As experiências vividas trazem em seu bojo conhecimentos jamais apreendidos nos bancos escolares. Saber muito não é saber tudo, mas ser humilde em aprender, abrirá a mente para novas descobertas.
Élcio José Martins

Inserida por elciojosemartins

⁠ESCRITOPIA

Escrevo sem saber, mas escrevo
Rebeldia, mas alimenta a alma
Porque na escrita eu grito, sonho, rio, choro e vivo!
No papel eu me permito ser vendaval.
Voar, ser, viver
Ao escrever.

Inserida por iza_gil

Você nunca vai saber
o que se esconde detrás
de um sorriso até tocar nele.

Inserida por pablo_fernando_1

⁠Você nunca vai saber
o que se esconde
por detrás de um sorriso
até tocar em ele.

Inserida por pablo_fernando_1

⁠Primeiro,
procura-se algo sem saber o que é.
Depois que se encontra, nada mais importa.

⁠Me ame pra saber se eu gosto
Nem tudo que sinto é o que mostro
As vezes me sinto como um monstro
Por não cativar o que demonstro

Inserida por thalestkzin

⁠E se é amor, incontestável, verdadeiro e somente,
Fica difícil saber, ter certeza e dizer...
Um poder incontrolável, inexplicável, maior que a gente,
Que nem temos a certeza se de fato sabemos dar e receber...

Inserida por aldergan_pacifico

Tu vive ou sobrevive?
Tu reclama ou faz diferença?
Fala mal da religião ou procura saber da crença?
Tu é pedra de tropeço ou é um agente de sonhos?
Muda pra ser aceito ou é excluído pela tua essência?
Ensina por parábolas ou ensina por reticências?
Quando tá é só mais um ou sem estar marca presença?

Inserida por pregadoor

⁠Adoro nossas conversas profundas, me abrir com você e saber que está ali, sempre ouvindo. Adoro sua forma espontânea de ser, sua risada esquisita e os cachinhos balançando. Adoro como você é fofo. Como faz coisas que gosto e sorri quando dou pulinhos de felicidade em agradecimento.
Adoro o jeito como respeita os limites que impus, sem questionar, sem insistir. Talvez, em uma realidade paralela — um mundo onde nossos costumes, valores e desejos coincidissem —talvez ali fosse possível. Outra época, outra vida.
Pena que nunca aconteceu. Quem dera se acontecesse.
Adoro sua alma, sua energia, sua luz. Amo você. Mas amor não se resume a tudo. Pena que não somos almas gêmeas romanticamente falando.
Mas, para mim, sua amizade basta.

Inserida por Riber

Só sabemos oque sabemos, por não perceber outra fórmula ou modos operandi oque de fato saber e se devemos saber!
Entende?
Não?
Nem eu…

Inserida por dalainilton

⁠Saber se perder na própria companhia é um privilégio necessário.

– J.

Inserida por JessyeCarolyne

Lisboa

⁠Lutar e perder
Ignorar o amor
Saber ler o tempo
Bálsamo da dor
Ouvir o coração
Amor, redentor

Inserida por renatootj

⁠Viver no mundo do Ser...

Saber falar pouco e contar ainda menos. Todos são muito amigos, deves ter em atenção que alguns falseiam.
Estar ciente de que, por estar a tratar com outro ser humano - racional como tu - um dia pode morder a mão que o alimenta.
Igualmente ter em conta que, como animais, uns são mais agressivos que outros - no entanto, uma parte pode ser considera pacífica.
Nota: Mesmo um animal racional pacífico, se provocado, pode se tornar violento quando agredido.
Socialmente, o ser possui qualidade inata de convívio em grupo, no entanto, ainda que dotado desta valência, alguns são tragados pelo egoísmo doentio, sendo afastado por outros elementos.
Inveja é outro quesito presente no ser racional. Pode ser benéfica se for "consumida" de forma que te impulsione a construir o seu próprio abrigo. Se for usada apenas para denigrir as conquistas do vizinho, torna-se daninha à alma e como doença grave deve ser tratada.
A passividade também pode ser encontrada em alguns seres desta espécie racional.
Ingenuidade e inocência pode ser facilmente encontrada em elementos mais jovens nos clãs. Com o passar dos anos, o crescimento força o ser racional a aprender que, pura ingenuidade, aliada a inocência é a receita exata para ser pisado pela sociedade racional. Ou, assim apresentada!
Ficar "em cima do muro" é um termo muito utilizado, seja na forma verbal ou factual. É como der mais jeito ao jeitoso!
O ser racional é movido por sentimentos na sua maioria racionais ou irracionais - depende do prisma de quem observa - todavia, na mescla de sentimentos, um ser pode. Esconder - abafar, ou - no limite, exterminar o outro. Seja por medo, inveja, frustração pessoal, enfim. Uma parafernália de sentimentos que, se em um determinado momento pode ser bom para o ser, num outro momento, o mesmo sentimento pode ser odre. Irracional, mas odre!
Bem-vindo ao mundo do ser humano!
Rodrigo Gael - Portugal

Inserida por RodrigoGael

⁠Mas quem sou eu?
...se não mais que um perambulante em solos fértil!
...mesmo sem saber de nada,
falo,
grito,
repito,
oque pode ser...
e, se não o é,
aquilo de mais inútil!

Inserida por dalainilton

⁠Saber de onde vem o som.
Distinguir os raios de luz.
Perder a razão que tange as memórias.
Não ter fome de boa.
Estar bem só.
São sentidos suplementares.

⁠ÀS VEZES ….
Às vezes, precisamos fechar os olhos, para olharmos, para dentro de nós mesmos e sabermos quem somos.
Às vezes, precisamos fechar a nossa boca, para não proferimos palavras desgovernadas, que trazem sofrimentos a outrem.
Às vezes, precisamos tapar os nossos ouvidos, para não ouvimos reclamações e problemas, para ouvirmos a voz da solução.
Às vezes, precisamos estender nossos braços, para que alcancemos nossos irmãos, que se perdem nos caminhos .
Às vezes, precisamos levantar e esticar as nossas pernas, para que possamos caminhar, entre pedras e gravetos, ao rumo da esperança e luz.
Às vezes precisamos dobrar os joelhos no chão, para agradecer quão grande é o poder de Deus sobre nós.
Às vezes precisamos nos abraçarmos, e escutar o nosso coração, para esvaziar mágoas, ressentimentos, dores, sofrimentos e sentirmos as batidas do coração e acreditarmos que a paciência, o perdão, a gratidão são alimentos perfeitos para uma vida plena de felicidade.
Pois tudo é grandioso nossas lutas, nossos fracassos, nossos acertos e desacertos, nossos vai e vem, nossos ganhos e perdas.
Às vezes, precisamos olhar nos olhos dos nossos irmãos, para que neles enxergarmos a grandeza de Deus sobre todas as coisas.
Terapeuta MTCI
Natalirdes Botelho.

Inserida por NatalirdesBotelho