Poemas de Memória
"Ter gratidão das coisas findas alimenta a alma e o coração, armazena na memória as coisas lindas, que se passam, não trespassam, ficarão."
Com o passar do tempo a saudade só aumenta na medida em que as recordações da nossa memória vão se diluindo na fecundidade dos dias.
A saudade do amor que foi não se guarda na memória, mas fica incrustada no íntimo da gente, nas entrelinhas do coração borradas pelas lágrimas que reprimidos sempre que eu acordo pensando em você.
Lembro-me de a memória me ter falhado em certas ocasiões da minha vida. Talvez seja este um dos casos. Acontece a qualquer um. Não é nenhuma tragédia. Há quem viva fazendo de conta que não tem memória. Certamente uma grande tragédia.
Durante o dia partilhamos a memória de pessoas e de acontecimentos. Iluminados pela certeza de sabermos quem somos, donde viemos e para onde vamos. Quando chega a noite é a memória que nos separa e nos distingue. Cada um cobre-se com a memória que tem. Faça frio ou calor.
Não revele a qualquer um as suas fraquezas. Pessoas más têm boa memória e quando querem te ferir, buscam no fundo das lembranças coisas que você lhes confiou na inocência.
Difícil é quando não é o tempo que apaga da memória a pessoa amada. Difícil é, ser paralisada no tempo. Difícil é acordar e descobrir, que a vida foi sabotada.
É preciso MEMORIA para lembrar do que aprendi ontem; JUIZO para que este aprendizado sustente a decisão de hoje e DISCIPLINA para manter esta decisão amanhã
Um avô e uma irmã à vista, em um dia que guarda a memória de uma tristeza nacional, não, não me senti no direito de falar qualquer palavra, o meu atrevimento tem limite que se chama respeito; então ficou apenas o olhar de presença que é de: força.
Nenhum homem é indispensável. Não chore por mim. A única maneira de honrar minha memória é continuar meu trabalho! Exceda-o!
É perda de tempo, inútil, ficar tentando trazer o passado de volta. Já foi, passou, virou MEMÓRIA.
Flávia Abib
Quanto à poesia, parece condenada a dizer apenas aqueles resíduos de paisagem, de memória e de sonho que a indústria cultural ainda não conseguiu manipular ou vender.
Já que nunca poderei ser o que quero pra ti, meu maior medo agora é perder da memória o seu sorriso, quero que ele continue visitando meus sonhos.
