Poemas de Karl Marx sobre I Homem
É possível repousar sobre qualquer dor de qualquer desventura, menos sobre o arrependimento. No arrependimento não há descanso nem paz, e por isso é a maior ou a mais amarga de todas as desgraças.
-- Giacomo Leopardi
Conheço pessoas cuja profissão resume-se a "concurseiro". Questionadas sobre o porquê de tamanha determinação, a resposta na maioria das vezes é "estabilidade". O que me intriga e ao mesmo tempo enternece é a concepção de estabilidade e a motivação que as levam a ingressar no serviço público; concepções e motivações essas que, via de regra, não incluem o cidadão que deveria se beneficiar de seu ofício - tampouco da qualidade deste serviço. Eis que nos deparamos constantemente com um sem-número de funcionários que não cumprem seus horários, tiram licenças abusivas, não cumprem metas - sequer as estabelecem -, agem com descaso, negligência e desrespeito frente a seus semelhantes (são cidadãos prestando serviços a cidadãos), realizam o trabalho de forma medíocre e, como é endêmico em nosso imaginário, distancializam todos os problemas que afligem a população, delimitando um círculo bem claro do qual todos eles estão excluídos. Não gosto de generalizar, e felizmente conheço pessoas que honram sua profissão, independentemente de qual seja o setor no qual atuem, mas, basicamente, o que sinto é vergonha, tristeza, sinto raiva e sobretudo impotência por saber que essa não é uma realidade que mudará com uma ou outra gestão partidária.
Estou aqui pensando no que escrever sobre você, mas não é fácil escrever sobre você ainda.. mas espero um dia eu eternizar aqui o que as palavras não disseram hoje!.
Esses clichês de facebook, dizendo sobre dia dos namorados, noite dos solteiros, 365 dias dos solteiros e assim e tal. Deveriam estar preocupados mesmo em passar o dia das mães sem sua rainha, ou passar o dia dos pais sem seu herói. Certo que ninguém passa finados com os mortos, ou a páscoa com o coelhinho, mas é que vocês não sabem como é bom ter uma pessoa para apoiar e ser apoiado. Uma pessoa que 366 dias do ano vai estar ao seu lado, e não uma, que amanhã já estará com sua melhor amiga, bem na sua frente. Você o ama pelos seus defeitos, pelo seu jeito de ser e de andar.
Uma verdade sobre mim: eu amo escrever. Tem dias em que a vida anda tão saturada de acontecimentos, de emoções, de pessoas ... que torna-se difícil acomodar tanta informação. Sendo assim, eu não me sobrecarrego: se me pesa a alma, eu me deixo esvaziar por meio das palavras. Escrevo porque o ato de escrever me alivia. Escrevo porque andei acumulando sentimentos o dia inteiro e preciso me descarregar. Escrevo por necessidade: escrever, pra mim, é tão importante quanto respirar. Escrevo porque não me permito passar em branco. Escrevo porque sei que a eternidade é agora. Escrevo porque há muita coisa a se contar. Escrevo para passar o tempo. Escrevo para o tempo não me passar.
O estranho sobre o mundo é que tudo pode mudar de uma hora pra outra. Muito rápido. E sem nenhuma explicação aparente.
Ao se desejar a justiça de Deus sobre os homens, lembremo-nos de que somos humanos também. Se você deseja justiça sobre o seu semelhante, seja perfeitamente justo, pois com Deus não há dois pesos, nem duas medidas.
Creia de todo o seu coração no poder e soberania absolutos de Deus sobre todas as coisas. Ninguém nasce amando a soberania de Deus. Nós nascemos amando a nossa própria soberania. Todos nós aprendemos a amar a soberania de Deus através das crises. Isso nunca é fácil.
Que os olhos daqueles que nos amam estejam continuamente sobre nós e que os de Deus estejam sobre eles.
Hoje eu pensei em Helena. Não sei como pude ser capaz de criar essa ventania gelada que paira sobre minha cabeça com o imenso barulho da Rua Voluntários da Pátria. Pensei nas vogais, nas consoantes e sílabas que formam o nome dela, e na cor do seu cabelo tão negro, macio e cheiroso. Ele tem cheiro não de jasmim ou lavanda, mas um cheiro suave e tranquilizante. Esteve permeando pela minha cabeça também, seus olhos bipolares de cor, e aqueles cílios pequenos que tanto a incomodam. Saudosista fiquei, quando Ela Disse Adeus tocou no rádio nostálgico daquele carro. Coloquei meu rosto sobre a janela e olhei as ruas como se olhasse para ela, sorri quando num vulto vi sua lanchonete preferida estagnada (quem sabe um dia não comemos lá)esperando por nós. Persegui as entrelinhas do seu rosto nessa minha mente que tanto embrulha pensamentos (para/sobre ela).
Hoje pensei em Helena, logo depois; acordei.
“Querendo ou não, a gente é assim mesmo. Se alimenta de esperanças sobre algo que não tem nenhuma chance de dar certo. Se alimenta de amores inexistentes e de palavras que não dizem nada. Somos assim. Criamos coisas nas nossas cabeças. Ilusões e mais ilusões, para fugir da realidade que nos quebra e que nos destrói pouco a pouco todos os dias.”
Preciso ser mais forte, não ligar para as ofensas, para as bobagem que falam sobre mim. Essas pessoas fazem isso por que sabem que só assim elas conseguem me magoar, tenho que ser mais forte e aguentar e não me importar esquecer, parece fácil falar, mas é difícil ignorar, por que tem algumas coisas que me doem e eu não consigo controlar, apensar de eu parecer uma pessoa fria eu não sou não, eu sofro só que não demostro pras pessoas, mas não quer dizer que eu não sinta. As pessoas tem a mania de rir da desgraças dos outros, sempre querem ver bem mais nunca melhor que elas, isso me entristece, por que elas não sabe o gral da dor que eu sinto quando elas falam algo que não sabem o motivo que eu faço as coisas, sempre estão me julgando, as vezes eu canso de viver em um mundo assim.
Amar a Deus sobre todas as coisas e amar ao próximo como você ama a si mesmo, é tudo o que você deve fazer para viver feliz e estar com Deus todos os dias de sua vida.
Antigamente eu apenas falava sobre o amor, já hoje, aprendi a senti-lo com intensidade. Garanto, sentir é bem melhor que falar!
Enquanto as redes sociais garantem um poder imensurável sobre os interesses dos indivíduos, deixam a desejar nos quesitos bom-senso, percepção e inteligência.
