Poemas de Juventude Poetas Conhecidos

Cerca de 3425 poemas de Juventude Poetas Conhecidos

Na juventude, vivemos encantados por miragens que juramos ser realidade, mas somente o tempo revelará o que realmente interessa em nossas vidas.

A melhor maneira de corromper a juventude é ensiná-la a só respeitar o que pensa igual e desmerecer quem pensa diferente.

Friedrich Nietzsche
Aurora (1881).

⁠Você alguma vez já encontrou com amigos ou amigas da juventude, com aqueles ou aquelas que destroçavam corações e eram fonte de inveja e de paixão? Pois eu sim, e ao ve-los, descobri algo incrível: tinham barriga e celulite como qualquer um! Já não eram os Adonis e as Afrodites de antes, apenas pessoas comuns. A vida se encarrega de colocar todos no mesmo lugar. // Livro: Amores de Alto Risco.

A juventude traz a promessa de felicidade, mas a vida traz a realidade do sofrimento.

Nicholas Sparks
O resgate. São Paulo: Arqueiro, 2014.

Se somos tão jovens para se apaixonar, então vamos viver a nossa juventude! Pq ela passa e passa rapido! FORMATURA vem ai!

Plante na juventude e colha na melhor idade os frutos que cultivou ao longo da sua vida.

Quando falo o que penso, não é atitude punk; não é resíduo de juventude transviada; não é revolta contra o sistema. Sou apenas eu e a minha liberdade de expressão sincera e aguçada.

" A juventude não deveria dar lugar a sabedoria... Dane-se a experiência...""

A juventude ou velhice não fazem parte de um período de nossas vidas, e sim, de um estado de espírito.

A irradiação de quem durante a vida soube plantar na juventude, para colher na velhice.

Não consigo mais ver a vida com o brilho dos olhos de minha juventude, sinto que os tempos de vida tem me tirando até o prazer que eu tinha da absurdo da vida, realmente não tenho mais o vigor dos tempos passados, a vontade de novo, das descobertas. Sinto realmente apenas como uma engrenagem de uma grande máquina, que é mais uma entre outros que não tem muita utilidade e essa peça pode ser facilmente substituída desse aparelho social. Apenas tenho sentimentos que meus dias estão escorrendo debaixo das minhas mãos, e tenho todas as oportunidades pela liberdade de fazer esse ato de mudar, mas não consigo realmente mudar, sinto no meu fundo que essa liberdade que foi dada é apenas uma ilusão, sou apenas um observador da minha própria vida, da realidade, no fundo mesmo eu sou apenas um covarde que tem medo da mudança e um cansaço existencial que não permite mudar mesmo que no fundo no ser que eu desejo fazer isso. No final de tudo eu sou apenas um covarde reconhecido, que tem na mente a vontade e a vergonha de fazer e ser realmente humano.

A juventude é o instante em que o mundo ainda não nos moldou por completo — e é justamente aí que mora sua força. É quando a alma, ainda inquieta, decide se repetirá as vozes que herdou ou ousará inventar uma nova. É o fogo entre a ignorância e a criação, o tempo em que errar não é derrota, mas descoberta. Nesse espaço entre o não saber e o querer tudo, nasce o ser que, mesmo sem garantias, escolhe viver com intensidade. Porque na juventude, cada escolha é uma semente e cada dúvida, uma chance de florescer.

“A juventude não deve ser uma força de ruptura cega, mas de renovação enraizada.”
— Jeno Oliveira

No primeiro orgulho da juventude e beleza, nossa atenção está focada em como somos vistas. Mas quando isso começa a se dissipar um pouco, quando entra em jogo aquele tempo bárbaro que vinga a pobre mulher miserável de toda a aparência que ela usava contra o homem tolo, nossa ambição passa a ser, então, como seremos ouvidas.

⁠Enquanto tivermos uma juventude que defenda tudo o que é forte e másculo, nosso futuro estará garantido.

Ernst Jünger
Copse 125: A Chronicle from the Trench Warfare of 1918 (1930).

A juventude é um episódio surpreendente. É uma infelicidade quando este fato não se repete na velhice.

O melhor da maturidade é a troca da credulidade ingênua da juventude pelo ceticismo inteligente que traz segurança o bastante para separar joio do trigo de uma forma inusitada: ao mesmo tempo em que não deixa mais espaço para o misticismo pueril de outrora, descobrimos um cérebro aberto ao improvável e empático ao inacreditável para derrubar as fronteiras entre concreto e abstrato de forma a que tudo se mostre possível, e apenas a dúvida – antes de qualquer negação – faça a mediação entre o ser e o não ser. Alguns chamam isso de delírio, eu
o chamo de despertar!

Na impetuosidade da juventude podemos nos permitir aprender por erros e acertos. Mas na maturidade isso é incompreensível, pois que não faz mais sentido não refletir antes das ações para se arrepender em seguida. É quando o Homem Circunstancial precisa ceder lugar ao Homem de Consciência.

Estudos bíblicos devem ser honrados durante a juventude, porque sãos os maiores ensinamentos para qualquer jovem enfrentar o mundo com sucesso, coragem e sabedoria.

Ao deixar a juventude, ganhamos não apenas cabelos brancos, mas também sabedoria, a capacidade de olhar para trás sem arrependimento, de compreender que cada escolha moldou quem somos, e de valorizar os momentos simples que antes passavam despercebidos.