Poemas de Inovação
Inovação não é sinônimo de grandes investimentos. Às vezes, as melhores ideias surgem da simplicidade.
A nanotecnologia já tem potencial para levar a engenharia para seu próximo estágio de desenvolvimento.
“A cada dia temos uma nova oportunidade de semear coisas maravilhosas que, sem dúvida, colheremos para nossa vida.”
Muitos focam na eleição apenas a questão do voto, porém é necessário focar na pós eleição, fiscalizando os representantes públicos.
Sempre me pergunto: será que é preciso inovar sempre, sempre? Não se pode escrever um livro, pintar um quadro, fazer um filme? Simplesmente. Muitas vezes estamos inovando sem saber, fazendo uma coisa que é necessária e vem do fundo. E há tanta inovação falsa, para chocar, chamar a atenção.
As pessoas não são naturalmente resistentes a mudanças. Elas resistem ao que as ameaça. A proatividade para a mudança tem seu nascedouro no sentimento de segurança.
Se o que estamos fazendo não é visto por algumas pessoas como ficção científica, então provavelmente não é transformador o suficiente.
Se Steve Jobs estivesse vivo hoje, acredito que estaria buscando criar uma nova categoria de produto, o que é diferente de criar o próximo iPhone. Evolução de um produto é algo meio óbvio – você faz aquilo ser mais rápido, mais barato – mas o teste real é como criar a nova categoria, algo que me fizesse deixar de usar o MacBook e o iPhone.
Nunca ande por um caminho já percorrido pois ele o conduz somente até onde os outros já foram. Busque novos caminhos, reinvente-os e mesmo encontrando obstáculos, ultrapasse-os ai sim consequentemente você ganhará mais com isso.
As dificuldades são como provas, testes ou mecanismos, que desenvolvem atitudes e comportamentos, quando corretos, promovem o crescimento e o amadurecimento nas pessoas, famílias, empresas, instituições e nações.
Sempre se pode inovar no que se está fazendo. Mesmo que o trabalho seja o mesmo, mas com criatividade você faz diferente.
Costumam dizer que os homens prudentes, e não casualmente ou sem razão, que aqueles que desejam ver o que será, ponderam sobre o que já foi: porque todas as coisas do mundo, em todo tempo, têm sua própria relação com os tempos antigos. Isso acontece porque se as coisas são feitas pelos homens, que têm e sempre tiveram idênticas paixões, é inevitável que produzam idêntico efeito.”
O profissional da saúde, mesmo diante de uma agenda cheia e um sucesso pontual, se não inovar, torna-se obsoleto.
Empreender significa correr riscos, pois sempre existirão as variáveis externas ao negócio (aquelas em que não podemos exercer influência), como por exemplo, a situação econômica global, políticas tributárias e as políticas monetárias (internas e externas).
Pesquisar, planejar, acompanhar as ações, ter um plano de contingência, realizar uma gestão sustentável, voltada para a inovação e o desenvolvimento constante, assim como ter planejamento financeiro e tributário, são ações fundamentais para realizar a gestão de riscos ao empreender.
