Poemas de Gênios

Cerca de 2508 poemas de Gênios

Jamais considerei o prazer e a felicidade como um fim em si e (…)
Em compensação, foram ideais que suscitaram meus esforços e me permitiram viver. Chamam-se o bem, a beleza, a verdade. Se não me identifico com outras sensibilidades semelhantes à minha e se não me obstino incansavelmente em perseguir este ideal eternamente inacessível na arte e na ciência, a vida perde todo o sentido para mim. Ora, a humanidade se apaixona por finalidades irrisórias que têm por nome a riqueza, a glória, o luxo. Desde moço já as desprezava.
(Como vejo o mundo)

Uma Vida Exterior Simples e Modesta Só Pode Fazer Bem

Uma vida exterior simples e modesta só pode fazer bem, tanto ao corpo como ao espírito. Não creio de modo algum na liberdade do ser humano, no sentido filosófico. Cada um age não só sob pressão exterior como também de acordo com a sua necessidade interior. O pensamento de Schopenhauer: «O homem pode, na verdade, fazer o que quiser, mas não pode querer o que quer», impressionou-me vivamente desde a juventude e tem sido para mim um consolo constante e uma fonte inesgotável de tolerância. Esse conhecimento suaviza beneficamente o sentimento de responsabilidade levemente inibitório e faz com que não tomemos demasiado a sério, para nós e para os outros, uma concepção de vida que justifica de modo especial a existência do humor.
Do ponto de vista objetivo, pareceu-me sempre desprovido de senso querer-se indagar sobre o sentido ou a finalidade da própria existência ou da existência da criação. E, no entanto, cada homem tem certos ideais, que o orientam nos seus esforços e juízos. Neste sentido o bem-estar e a felicidade nunca me pareceram um fim em si (chamo a esta base ética o ideal da vara de porcos). Os ideais que me iluminavam e me encheram incessantemente de alegre coragem de viver foram sempre a bondade, a beleza e a verdade. Sem o sentimento de harmonia com aqueles que têm as mesmas convicções, sem a indagação daquilo que é objetivo e eternamente inatingível no campo da arte e da investigação científica, a vida ter-me-ia parecido vazia. Os fins banais do esforço humano: propriedade, êxito exterior e luxo pareceram-me desprezíveis desde jovem.

Albert Einstein, in 'Como Vejo o Mundo'

Todas as riquezas do mundo, ainda mesmo nas mãos de um homem inteiramente devotado à ideia do progresso, jamais trarão o menor desenvolvimento moral para a humanidade. Somente seres humanos excepcionais e irrepreensíveis suscitam ideias generosas e ações elevadas. Mas o dinheiro polui tudo e degrada sem piedade a pessoa humana. Não posso comparar a generosidade de um Moisés, de um Jesus ou de um Gandhi com a generosidade de uma Fundação Carnegie Qualquer.

Albert Einstein, in Como vejo o mundo

Tente entender a todos,
Não despreze ninguém,
Não acredite em nada cegamente.

Albert Einstein
The Collected Papers of Albert Einstein, volume 16 (2021).

Nota: Trecho de carta escrita em 26 de setembro de 1928, endereçada à igreja Riverside, em Nova York.

...Mais

Como julgar um homem?

De acordo com uma única regra determino o autêntico valor de um homem: em que grau e
com que finalidade o homem se libertou de seu Eu?

Albert Einstein
Como vejo o mundo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1981.
Inserida por MarcioAAC

⁠Quatro ponto quatro para um ponto sete—
a equação da teimosia humana.
Superamos em nascimentos, em pensamento, em resistência
o que antes teria nos apagado.

Inserida por eliabe_einstein

⁠A matemática da existência nunca mente:
Para cada batimento silenciado,
dois outros começam—
uma aposta contra o esquecimento
escrita em líquido amniótico e terra de covas.

Inserida por eliabe_einstein

Alguém disse: “Toda unanimidade é burra.”Provavelmente por nunca ter lido Shakespeare ou Dostoievski; visto Pelé jogar;Picasso: pintar; Rodin: esculpir; Bidu Sayão: cantar.


Shakespeare dizia: "Que não importa o quanto você se importe, algumas pessoas simplesmente não se importam". A verdade é que ninguém não está nem aí pra ninguém, cada um preso em seu mundinho de egoísmo e hipocrisia.

Mas é da natureza das estrelas se cruzar, e nunca Shakespeare esteve tão equivocado como quando fez Cássio declarar: 'A culpa, meu caro Bruto, não é das nossas estrelas / Mas de nós mesmos".

Busquei em Shakespeare e em Platão todas as ensaiadas palavras que te disse; Até que desiti e perguntei: Sabes dirigir. "FUNCIONOU"... Aconteceu.

Somos como Romeu e Julieta, não o de Shakespeare, aquela sobremesa de queijo com goiabada um é doce o outro salgado, tem nada a ver mas quando se junta é bom de comer.

Performing Shakespeare is more than reading words from the script; it’s about catharsis, the outpouring of emotion you feel as the play finishes. A play is a promise to deliver that, and the only way to make sure that happens it to remember the most important thing about Shakespeare: that he knows more about you than you do. You’ve got to let his wisdom fill your souls. He makes us better people.

⁠Shakespeare uma vez disse:
“se a rosa tivesse outro nome, ainda assim teria o mesmo perfume.”
Então...
não importa o que digam nem o que façam a você jamais perda a pureza de sua essência.

A era do gelo.

O Apóstolo Paulo, Shakespeare, Camões e Renato Russo - um se inspirando no outro - parecerem mesmo ter composto uma canção perfeita. Contudo eles, cada um há seu tempo, falaram sobre um sentimento que hoje em dia está em baixa popularidade. Temo não haver neste século um ser capaz de compreender algo sobre o amor.

Vou direto ao ponto. É preocupante como o amor tem se tornado frágil. Os relacionamentos estão envoltos num escudo de seda, onde cada palavra e cada atitude devem ser analisadas friamente antes de serem proferidas, não há mais espaço para erros, nem mesmo os comuns. Será que a espontaneidade - assim como as baleias nos oceanos do hemisfério sul - está extinta?! Não há disposição ao sacrifício. Eu e você fomos tragados por um sistema negro, que nos exige postura fria, essa postura nos garantirá a continuidade da vida, mas em troca nos tira o sabor.

Aprendemos a dizer: Meus sonhos. Meus interesses. Minhas vontades. Meu orgulho.
O que ganho com isso? É praticamente - com o perdão da palavra - um dane-se você!
E sobre essas frases construímos nossas amizades, estamos nos enamorando... sobre essas frases ariscamo-nos de vez em quando a fazer uma oração.

Quanta fragilidade... quanto interesse próprio! Esse amor não me lembra em nada o maior mandamento. Aliás, perece ser uma versão escrachada, ridícula. Mas como quase tudo que é escrachado e ridículo - feito para as massas - essa versão está no topo das paradas.

“Há mais coisas entre o céu e a terra do que pode imaginar nossa vã filosofia.
William Shakespeare”

PENSANDO

Assim o ato de pensar é imperfeito, pois o objeto que o realiza é um objeto imperfeito.
Nós queremos o “certo”, tendo que aprender a conviver com o “erro”.
Isso também é estudo cientifico.
Estudo dos limites da compreensão.
Estudo das consequências dos defeitos do entendimento.
Todos eles têm nomes de ciências e subdivisões da ciência.
Estudo da limitação da expressão de ideias filosófica ou de seu entendimento em forma de uma língua já existente.
Tantos Vieses, que usualmente é preciso um pouco de boa vontade. E realmente tentar entendes as razões por de traz das razões.
Defina Deus. Defina superstição. Eles têm as mesmas funções para serem derivadas na mesma figura de linguagem?
Definições e razões.
Quando um homem olha o céu ele se pergunta por que chamamos todos os pontos brancos de estrelas?
Ai vem alguém apaixonado e coleciona algumas como planetas.
O que cada um fez com isso carrega sua razão.
Ai então surgem varias figuras:
Há os críticos, há professores e há os alunos.
Há a verdade que não é uma, são muitas e todas têm o seu lugar.
O que é o ser culto se não aquele que pode entender varias verdades, seus limites e suas qualidades.

Dante Locateli

Sou a-pai-x-na-da por este texto de Shakespeare:

"Você diz que ama a chuva, mas você abre seu guarda-chuva quando chove.
Você diz que ama o sol, mas você procura um ponto de sombra quando o sol brilha.
Você diz que ama o vento, mas você fecha as janelas quando o vento sopra.]
É por isso que eu tenho medo. Você também diz que me ama".

Hoje pensei que ele casa muito bem com: "A palavra convence, mas o exemplo arrasta. Não se preocupe porque seus filhos não te escutam, mas te observam todo o dia” da Madre Teresa de Calcuta...

Então não venha dizer que me ama... estou de olho mesmo é nas suas atitudes

"⁠Ser ou não ser, eis a questão."
(William Shakespeare)

A questão é sempre ser.
Ser humano é a essência de estarmos juntos em uma jornada única.
Dar o seu melhor em tudo que envolva o próximo.

Sabe realmente por que Romeu e Julieta são eternizados até hoje?

Não é porque Shakespeare mudou aqui e ali fatos da história original, e a dramatizou. Não é porque a história se passava na Itália, nem porque há boatos de que esse romance é verdadeiro.

É, porque mesmo com a pirigueti da Gioconda, Romeu não trocaria sua Julieta. É, porque mesmo que seus amigos o levasse para bailes com prosecco e fizessem ele acreditar que qualquer camponesa seria melhor do que se declarar para uma ralé da família inimiga, ele não esqueceria sua amada. É, porque mesmo que Romeu tivesse medo de se entregar ele não mentiria para Julieta. É, porque mesmo que ela fosse destinada a outro homem ele não desistiria dela. É, porque mesmo com tantos problemas ele a amava de verdade. É, realmente porque Romeu queria provar que o verdadeiro amor existia e que se ele chegasse a enfrentar a falta de sentimento nos casamentos arranjados, seu amor por Julieta seria eternizado, assim provando para as próximas gerações, que nada é tão impossível assim… que os problemas de hoje não chegam nem a ser metade dos que eram antigamente.

Inserida por caaamilici

Shakespeare já dizia:
"cuidado com o ciúme;
é um monstro de olhos
verdes que zomba da carne
com que se alimenta".Em
autras palavras:o ciumento
envenena seu prório banquete,
comendo-o depois.

Inserida por tudoazul