Poemas de Gênios

Cerca de 2508 poemas de Gênios

O poder da beleza transforma a honestidade em meretriz mais depressa do que a força da honestidade faz a beleza se assemelhar a ela.

Bastantes vezes a aparência externa carece de valor. Sempre enganado tem sido o mundo pelos ornamentos. Em direito, que causa tão corrupta e estragada, não fica apresentável por uma voz graciosa, que a aparência malévola disfarça? Que heresia poderá haver em religião, se alguma fronte austera a defende, e justifica com a citação de um texto, mascarando com bonito fraseado a enormidade? Não há vicio, por crasso, que não possa revelar aparência de virtude. Quantos poltrões não vemos, cujo peito resiste tanto como areia ao vento, que no queixo nos mostram barba de Hércules ou do sombrio Marte, e que por dentro fígados como leite só possuem? Os bigodes só usam da coragem, para que possam parecer temíveis. Mas se a beleza olhásseis, acharíeis que é só comprada a peso, e que milagre realiza da natura, ocasionando mais leveza onde mais presente esteja. isso se dá com esses cabelos louros de cachos enrolados como serpes, que saltitam ao vento, libertinos. cobrindo uma beleza só de empréstimo; conhecidos são todos como dádiva de uma cabeça estranha: já no túmulo se encontra o crânio sobre que nasceram. Praia traiçoeira é o ornato, por tudo isso, de um mar mui perigoso, linda charpa que esconde o rosto de uma bela indiana; em resumo: aparência da verdade, de que se vale o tempo experto, para colher até os mais sábios. Assim sendo, brilhante ouro, de Midas duro cibo, nada quero de ti, como não quero também de ti, intermediário pálido e vulgar entre os homens. Minha escolha recai em ti, em ti, modesto chumbo, que mais ameaças do que prêmio inculcas. Tua lhaneza é a máxima eloqüência. Seja pois alegria a conseqüência

À todos, teu ouvido; a voz, a poucos; ouve opiniões, mas forma juízo próprio.

⁠A natureza se contenta com simplicidade, e não gosta da pompa de causas supérfluas.

Isaac Newton
Principia: The Mathematical Principles of Natural Philosophy (1687).
Inserida por pensador

⁠"Se enxerguei além dos outros, é por que estava no ombro de gigantes"

Inserida por ZeBarros

⁠Os movimentos que têm os planetas hoje não poderiam originar-se de alguma causa natural isolada, mas foram impostos por um Agente Inteligente.

Isaac Newton

Nota: Trecho adaptado de carta escrita a Richard Bentley, em 1692.

Inserida por joao_neto_10

É inconcebível que a matéria bruta inanimada deva, sem a mediação de outra coisa que não seja material, operar e afetar outra matéria, sem contato mútuo, como deve fazer se a gravitação no sentido de Epicuro for essencial e inerente a ela. E essa é uma das razões pelas quais eu desejava que você não me atribuísse “gravidade inata”. Que a gravidade deva ser inata, inerente e essencial à matéria, de modo que um corpo possa agir sobre outro à distância, através do vácuo, sem a mediação de qualquer outra coisa, através da qual sua ação e força possam ser transmitidas de um para outro, para mim, é um absurdo tão grande que acredito que nenhum homem que tenha em questões filosóficas uma faculdade competente de pensamento possa cair nela. A gravidade deve ser causada por um agente agindo constantemente de acordo com certas leis; mas se esse agente é material ou imaterial, deixei à consideração de meus leitores.

Isaac Newton

Nota: Trecho de carta a Richard Bentley, escrita em 1692.

Inserida por pensador

Leonardo da Vinci um dia disse 'O tempo dura bastante para aqueles que sabem aproveitá-lo'. Hoje, eu digo que aproveitamos muito do tempo que nos foi dado, e é isso que faz dos nossos momentos juntos especiais e inesquecíveis.

Ao contrario do pensamento de Leonardo da Vinci, tenho certeza que posso sim amar aquilo que não conheço ainda, pois minha alma sabe que você existe e que vou encontra-lo e desde já eu o amo.

Inserida por vivianerocha

Um dia o mundo civilizado feminista vai querer perceber que a Mona Lisa de Leonardo da Vinci pode ser Maria de Magdala " Madalena ", em um sorriso restrito para toda empírica humana patriarcal falível cristandade.

Inserida por ricardovbarradas

Sentado a beira daquele lago, procurando algo importante para dizer, mas como, Leonardo da Vinci disse uma vez, "as mais lindas palavras de amor são ditas no silêncio de um olhar".

Inserida por Aheitor

Leonardo Da Vinci nos dias de hoje seria um fracasso.
Largaria todos os empregos e cursos, ia ter vários projetos parados na lei de incentivo e viveria criticado por não ter foco.

Inserida por RReis23

Sabe-se que Salvador era Dali, que o Leonardo da Vinci e que o Pepino di Capri. Mas de onde é mesmo que eu te conheço?

Inserida por SAINTCLAIRMELLO

O Homem Vitruviano ou Homem de Vitrúvio é um desenho de Leonardo da Vinci (1452-1519) que foi produzido em 1490 a partir das proporções ideais. Arquitetado por meio dos conceitos expostos na obra “De Architectura” do arquiteto romano Marcus Vitruvius Pollio, a ilustração representa o ideal de beleza, harmonia e equilíbrio nas proporções mas alguns teóricos gnósticos afirmam que seja uma preposição oculta sobre o mistério histórico, sobre a crucificação, meio de tortura romana que por falta de registros historicamente até hoje pouco se sabe. ⁠

Inserida por ricardovbarradas

The human voice can never reach the distance that is covered by the still small voice of conscience

A primeira coisa, portanto, é dizer-vos a vós mesmos: Não aceitarei mais o papel de escravo.

Desperta teus sentidos para que não percas tudo de belo e formoso que te cercas. Apaga a cinza de tua vida e acenda as cores que carrega dentro de ti.

Apenas deixe para amanhã o que você está disposto a morrer tendo deixado de fazer.

Tudo é um milagre. É um milagre que não nos dissolvamos no banho como um torrão de açúcar.

Todos nós sabemos que a arte não é a verdade. A arte é uma mentira que nos faz perceber a verdade, ou pelo menos a verdade que nos é dada a entender.