Poemas de Gênios
“Seres humanos foram dotados apenas de
inteligência suficiente para ver com clareza o quanto inadequada é a inteligência quando confrontada com o que existe”. (Em carta à Rainha Elisabeth da Bélgica, em setembro de 1932)
A vontade, dominada por uma firme convicção, é mais forte que a força material aparentemente invencível.
Eu penso e penso,durante meses e anos,e em 99 vezes a conclusão esta errada.Na centésima vez eu acerto
"Poucas pessoas são capazes de expressar com equanimidade opiniões que diferem dos preconceitos do ambiente social a que pertencem. A maioria das pessoas, aliás, não é capaz sequer de formar essas opiniões ."
Existem duas formas de viver a vida: uma é como se nada fosse um milagre, a outra é como se tudo fosse um milagre.
Nada de verdadeiramente valioso surge da ambição ou do mero senso de dever; ao invés disso, se origina no amor e na devoção as pessoas e as coisas objetivas.
A violência fascina os seres moralmente mais fracos. Um tirano vence por seu gênio, mas seu sucessor será sempre um rematado canalha.
Quando eu era criança, fui instruído tanto na Bíblia como no Talmude. Sou judeu, mas fico fascinado pela personalidade brilhante do nazareno. (...) Ninguém pode ler os evangelhos sem sentir a presença real de Jesus. A sua personalidade pulsa em cada palavra. Nenhum mito está preenchido com tanta vida.
Nota: Trecho de entrevista com Einstein.
...MaisAinda não comi frutos suficientes da Árvore do Conhecimento, embora na minha profissão eu seja obrigado a comê-los regularmente.
Devemos tomar cuidado para não fazer de nosso intelecto um Deus. Ele tem, é claro, músculos poderosos, mas nenhuma personalidade. Ele não sabe governar, só servir.
Tudo que é realmente grande e inspirador é criado pelo indivíduo que pode trabalhar em liberdade.
A mais bela experiência que podemos ter é a do misterioso. É a emoção fundamental que está na origem da verdadeira arte e da verdadeira ciência. Quem não sabe disso e não mais consegue se surpreender, se maravilhar, está morto, e seus olhos se apagaram.
O mundo é um lugar perigoso de se viver, não por causa daqueles que fazem o mal, mas sim por causa daqueles que observam e deixam o mal acontecer. O mundo é um lugar perigoso de se viver, não por causa daqueles que fazem o mal, mas sim por causa daqueles que observam e deixam o mal acontecer.
Minha condição humana me fascina. Conheço o limite de minha existência e ignoro por que estou nesta terra, mas às vezes o pressinto. Pela experiência cotidiana, concreta e intuitiva, eu me descubro vivo para alguns homens, porque o sorriso e a felicidade deles me condicionam inteiramente, mas ainda para outros que, por acaso, descobri terem emoções semelhantes às minhas.
(Como Vejo o Mundo)
Recuso-me a crer na liberdade e neste conceito filosófico. Eu não sou livre, e sim às vezes constrangido por pressões estranhas a mim, outras vezes por convicções íntimas. (…) diante do espetáculo aterrador das injustiças humanas, (…) Aprendo a tolerar aquilo que me faz sofrer. Suporto então melhor meus sentimentos de responsabilidade. Ele já não me esmaga e deixo de me levar, a mim e aos outros, a sério demais. Vejo o mundo com bom humor.
