Poemas de Generosidade
Generoso não é aquele que dá o que tem, é aquele que dá o que tem com o desapego de quem não perdeu nada.
É bonito dizer que perdoa, é nobre falar que quer ver feliz quem nos fez mal. É digno de aplausos esse altruísmo todo, confesso, mas no fundo, no fundo a gente quer mais é que se lasque todo, na hora da raiva a gente quer é que a pessoa tropece na nossa dor e caia de cara aos nossos pés para a gente dar o chute final. Mas a gente segue tentado evoluir, driblando uma hipocrisia aqui, outra ali e pedindo a Deus que coloque em nosso coração essa generosidade toda que muita gente só tem da boca para fora, mesmo.
Se parássemos, um só instante para pensar em como o Universo é generoso conosco, reclamaríamos menos e agradeceríamos mais.
Deus é tão tolerante, generoso e paciente que nunca desiste de nos ensinar e mesmo quando demoramos para aprender a lição Ele não retira de nós a sua graça.
As pessoas que praticam o bem não andam sobre flores, elas espalhem flores para que outros andem sobre elas.
Somente quando o pagamento por uma ação humanitária for a própria ação, você estará de fato sendo altruísta.
Toda energia trabalhada em prol de um bem comum, deverá ter como recompensa um reajuste necessário das batalhas sofridas e uma eterna generosidade da bondade ofertada
A maior dificuldade do humilde não é se tornar pequeno diante do gigante que vocifera, é permanecer diminuto diante do igual que na surdina ele tanto ignora
"A essência do cristianismo exige que todo aquele que crê se mova em favor da justiça aos que sofrem e pratique a generosidade aos que necessitam. Qualquer fé dissociada da ação concreta carece de autenticidade."
"Ser cristão é levantar-se por justiça e estender a mão ao necessitado. A fé que não age não é fé: é omissão."
"É impossível ser cristão e não se mover para agir com justiça aos que sofrem, nem deixar de dar aos que necessitam."
"A verdadeira fé cristã nos impele a agir com justiça para com os que sofrem e a socorrer os que necessitam."
As doenças vêm para nos ensinar que a vida é muito mais que uma escalada econômica e social. Tem à ver também com afetividade, reciprocidade e generosidade!
Para quem traz uma natureza generosa pode ser extremamente doloroso mostrar-se duro e impessoal, mas a generosidade passa pela promoção do crescimento alheio, e muitas vezes esse crescimento pede um comportamento oposto ao que se possui, e do quão doído se mostre, para que o outro possa perceber o sofrimento que produz. Relevá-lo não apenas se mostraria ineficaz quanto injusto em relação aos que exercem sua generosidade como recíproca natural.
Os mal-formados gostam de mostrar poder para com os necessitados, e de serem generosos com quem não precisa de generosidade.
Quando os outros te tratam bem você recebe o gesto como um presente. Quando você se trata bem você é o seu maior presente.
Fazer o bem por vontade própria gera mais satisfação do que por obrigação. Se algo lhe é dado por obrigação, de alguma forma isso não é bem recebido. Quando há generosidade espontânea a felicidade é amplificada.