Poemas de Filosofia

Cerca de 10157 poemas de Filosofia

⁠Como podes clamar por um "Pai nosso" se ages como se não tivesses irmãos e pensas somente em ti?

Como pedes o "pão nosso de cada dia" se, quando o tens, não buscas partilhá-lo?

Se o Pai não é de todos, sou órfão.

Se o pão não é de todos, estou faminto.

Miserável sou, mendigo e solitário, se não encontro Deus nos outros e se os outros não O encontram em minha vida!

Inserida por VitorMorse

⁠Em resumo, estudar fora da bolha ideológica proporciona o progresso. Estudar apenas o que te oferecem é se manter estagnado ou domado. Pesquisar é filosofar com um futuro autônomo.

#th_historiador

Inserida por TH_Historiador

⁠O progresso humano é uma ilusão?

Sim

Uma ilusão perfeita e necessária.

É um dos conceitos mais fundamentais, pois, sem essa ilusão, os humanos seriam estagnados, sem motivações para mudanças em larga escala. Ela mantém a dinâmica da sociedade em constante movimento, mesmo que essa mudança não seja necessariamente progressiva, mas apenas uma adaptação aos valores do momento.

Não podemos afirmar que um sistema ou uma questão moral é superior a outro, como se fosse um progresso linear. Isso seria irreal. A ideia de "progresso social" só faz sentido dentro do contexto de uma época e de uma sociedade que escolhe acatar esse modelo.

O que é considerado um avanço em uma era pode ser simplesmente o resultado de uma pressão histórica ou de uma mudança cultural aceita temporariamente.

Inserida por luxorozer

⁠A esta tal liberdade hoje escreverei. Escreverei em palavras duras, dura como esta imposição.
Imposição esta que, hipocritamente, é mascarada em um antigo dito, chamado: Liberdade.
Como posso eu, a vida aproveitar, da vida desfrutar, se junto a mim tenho esta tal liberdade?
Liberdade esta que dita minhas escolhas e imprime o meu viver. Viver... Se é que ainda tenho esse viver.
Por que esta liberdade, toma a liberdade, de minha liberdade fazer a dela? Por que finges que me conhece?
Por que finges que sou livre? Por que finges que ainda tenho decisões próprias a tomar?

Inserida por ESSilva

⁠Existem três sinais de uma amizade falsa, na verdade são quatro que revelam a falsidade:

- Ausência nos momentos difíceis.
- Fofocas pelas costas.
- Interesses ocultos.
- E falta de apoio real.

Inserida por IgorDischer

⁠O diabo

Sempre que algo ruim, o culpamos
mas, e se nossos erros fosse nós?
Todos nossos acertos e desacertos culpamos alguém
por que?
Para não nos sentirmos culpados?
Para podermos se sentir bem culpando alguém?
O diabo não existe, pois ele é nossos erros
e então, existe vários diabos em todos lugares.
pois, o diabo são nossos erros sendo assim;
Nós somos nosso próprio diabo.

Inserida por naomicerveja

⁠O Anti-herói diz:

Os heróis têm lealdade ao mundo. Eu tenho lealdade a quem realmente importa. Porque se você se importar com todo mundo, no final, a maioria não se importará com você.

Inserida por IgorDischer

⁠Existem seis tipos de comportamentos que não são suportaveis.

- Os hipócritas que pregam valores que eles mesmos não seguem.

- Os sinalizadores de virtudes que só querem aprovação e aplausos, não mudanças reais.

- Os slacktivists que acham que ativismo é só postar algo online e não agir.

- Os controladores de opinião que querem calar qualquer ideia que não se alinhe com a deles.

- Os parasitas que vivem às custas do esforço e sacrifício dos outros.

- Os irresponsáveis que nunca assumem seus erros e colocam a culpa em tudo e todos no mundo.

- E os vampiros de energia que sugam tempo, atenção e paciência, desviando qualquer conversa para conflitos inúteis e desgastantes.

Inserida por IgorDischer

⁠Manifesto do Movimento Sociangustismo

Nós, os Sociangustistas, acreditamos na interseção entre arte, filosofia e vida cotidiana. Nosso movimento surge da necessidade de explorar e expressar as complexidades do convívio social, ansiedade, angústias e política de maneira autêntica e profunda.

- Convívio Social:
Reconhecemos que as relações humanas são intrincadas e muitas vezes desafiadoras. O Sociangustismo busca questionar as normas sociais, promovendo a empatia e a compreensão mútua.
Nossas obras de arte e reflexões filosóficas exploram a solidão, a conexão e a busca por significado nas interações humanas.

- Ansiedade e Angústias:
A ansiedade é uma constante em nossa sociedade moderna. No Sociangustismo, abraçamos a ansiedade como parte da experiência humana.
Nossas pinturas, poemas e esculturas capturam a tensão entre o desejo de segurança e a inevitabilidade do desconhecido.

- Política:
O Sociangustismo não é apolítico. Pelo contrário, a política é uma das nossas principais fontes de inspiração.
Nossas performances, debates e ensaios exploram questões políticas, desafiando o status quo e buscando alternativas mais justas e igualitárias.

- Autenticidade:
Somos contra a superficialidade e a conformidade. O Sociangustismo valoriza a autenticidade acima de tudo.
Nossos artistas e pensadores se esforçam para criar obras verdadeiras, que reflitam suas próprias experiências e visões de mundo.

Junte-se a nós no movimento Sociangustismo e vamos explorar juntos as profundezas da existência humana através da arte e da filosofia!

Inserida por Moarfiso

⁠Além do filtro está a verdadeira face. Além da face está a verdadeira personalidade. Além da personalidade estão as instâncias intrapsíquicas.

O que se vê, não define "você". Viva o seu "self", viva o seu "eu verdadeiro".

Inserida por ericklopesdasilva

Não existe ordem, civilidade onde reina o feio, o abjeto, o desprezível. Pessoas pobres de alma não acrescentam em nada ao mundo, não possuem transcendência, não possuem espírito. Estas simplesmente passam e não deixam nada.


Esses tipos de pessoas só existem onde há o caos. É uma via cíclica. Onde há desordem, o desumano, há o abjeto. Onde há o abjeto, o feio, há desordem, a maldade.

Inserida por celioazevedo

⁠O raciocínio é fator decisivo para intercalar fatos e elaborar ideias. Porém é necessário uma construção intelectual prévia para que haja um vasto repertório capaz de dar ao raciocínio o material para o seu pleno funcionamento.
Baseie-se em fatos, não em narrativas ideológicas.
Raciocínio quando apurado se torna pensamento crítico.

Inserida por Evando_Souzaa

⁠Na jornada da alquimia, um caminho traçado,
O alquimista busca, com o coração iluminado.
Transmutar o chumbo em ouro, não só na matéria,
Mas na alma, na mente, na jornada inteira.

Prima Materia, o caos primordial,
Onde reside o potencial universal.
Do solo escuro da Nigredo, nasce a luz da Albedo,
A purificação que nos leva ao enredo.

Solve et Coagula, o mantra a guiar,
Desfazer para refazer, é o segredo a desvendar.
Em laboratório interno, o alquimista mergulha,
Explorando os recônditos da alma, onde a verdade fulgura.

Correspondências cósmicas, entre céu e terra,
Onde cada estrela, cada planta, cada pedra,
Ecoa a voz do universo, em harmonia eterna,
Uma dança de símbolos, uma sinfonia etérea.

Magnum Opus, o Grande Trabalho a realizar,
A jornada do alquimista, sem fim, sem parar.
Em busca da pedra filosofal, da verdade a encontrar,
Na alquimia da vida, a transformação a se revelar.

Com mercurius em mente, a mente a se elevar,
Na busca pelo conhecimento, pelo despertar.
E assim, na senda alquímica, seguimos adiante,
Em busca da luz, do ouro interior, do brilho radiante.

⁠A paz do mundo profano depende de um guru, que depende de uma deusidade, que depende de uma fé, que depende de uma energia e na verdade, tudo é um, e nada, é tudo.

Filósofo Nilo Deyson Monteiro Pessanha

⁠Por onde antas o teu deus de promessas?
Que justifica o sofrimento com a glória do conhecimento
Que exerce sua glória humilhando sua própria criação ?

Inserida por HenriqueSamael

O Diálogo Eterno

No princípio, Thales contemplou o mar,
"tudo é água", o mundo a flutuar.
Parmênides contestou, com ousadia:
"o ser é imutável, a mudança é utopia."

Heráclito, no fluxo, ergueu sua voz:
"tudo flui, nada permanece em nós."
Platão buscou o ideal, além da visão,
"o mundo das ideias é a perfeição."

Aristóteles, atento, fez sua objeção:
"o real é a substância, a causa e a ação."
Santo Agostinho, em prece, refletiu:
"amo-te, verdade, tardia, mas foste o que insistiu."

São Tomás, da razão e fé defensor,
clamou: "a causa primeira é o Criador."
Maquiavel, ao poder fez seu louvor:
"o fim justifica os meios", disse com ardor.

Descartes duvidou, firme em sua missão:
"penso, logo existo" — a base da razão.
Locke, na tábula rasa, escreveu o saber:
"somos moldados pela vida e o aprender."

Schopenhauer lamentou, com profundo pesar:
"o mundo é vontade que nos faz penar."
Kant, do dever, trouxe nova lição:
"age como lei universal tua ação."

Hegel viu o mundo em dialética erguido:
"tese e antítese, o real é um tecido."
Nietzsche, no eco, um desafio deixou:
"torna-te quem és" — assim ele ensinou.

Beauvoir, na igualdade, desafiou o viver:
"não se nasce mulher, torna-se ao crescer."
E Sócrates, sereno, em sua ironia,
deixou: "só sei que nada sei," como guia.

E assim, no ciclo, a filosofia caminha,
do eterno perguntar ao que nos aninha.
No fim, todos juntos, num coro a ensinar,
que pensar é existir e, no existir, amar.

GinoPedro

Inserida por GinoPedro

⁠Queria ser um empreendedor
Um líder que ajude pessoas e que tendo
O próprio escritório, seletivo nas
Parcerias, possa ter prosperidade
Para ajudar muito mais pessoas.

Esse é o pensamento dos grandes espíritos.

⁠Viaje...

Mas faça essa viagem para além das externas estradas... Viaje para os labirintos das profundezas de seu Ser... Explore os caminhos desconhecidos, e nesses caminhos, redescubra Você, e compreenda que És bem mais do que aquilo que durante muito tempo "tentaram fazer você acreditar".

Rubenita Olindo

Psicanalista

Inserida por RubenitaSimeyy

⁠“Somos tendenciosos a falar e contar os nossos problemas para amigos e parentes. É uma forma de desabafar, aliviar as tensões e ouvir conselhos, mesmo que passem a nos identificar como ‘reclamões’. Será que não seria melhor falar mais das realizações, momentos agradáveis e ser taxados de ‘arrogantes’? Ou, ainda, não contar nada, falar pouco e ser taxado de ‘excêntrico’? Sei lá! Qualquer alternativa escolhida vai ter a sua ‘taxa’.”

Livro: Opiniões e Reflexões Polêmicas de um Sexagenário
Autor: GessimarGO

Inserida por rogeriopacheco

⁠"Onde há escuridão... Procuro-me."




Livro: Vermelho Navalha
Poema: Rebuliço
Autor: Rogério Pacheco)

Inserida por rogeriopacheco