Poemas de Fernando Pessoa -Salazar
Quem pratica o lúdico descobre que alcança seu objetivo sem se preocupar em decorar, pois, aprender é internalizar o conteúdo e não decorá-lo, no primeiro existe a verdadeira eficácia da educação, aonde o material ensinado é permanente, enquanto o segundo é momentâneo, se apaga algum tempo depois.
A psicologia cognitivista se preocupa com o processo da compreensão, transformação, armazenamento e uso da informação, por isto, se torna tão urgente e importante reflexões e novas técnicas educacionais.
Temos conhecimento sobre as mazelas que o educador se depara no decorrer de suas atividades como professor, e por isso, a sua formação deve ser levado como fator de estimulação a sua vocação.
O lúdico é algo espetacular que precisa ser vivido para ser entendido, ele precisa ser executado para ser vivenciado. Não é uma ideia intelectualizada que nos dá a compreensão da incerteza. Ele não foi criado para se tornar conceito, mas para ser internalizado mediante sua execução.
A preparação de professores para o futuro, não responderá aos novos desafios se não for formada por um amplo e consistente questionamento crítico das novas realidades sociais.
Saber lidar com as emoções no ambiente escolar é imprescindível, pois o aluno é ser individual pensante que constrói o seu mundo, espaço, conhecimento com sua afetividade. E com todos os outros sentidos de percepção, expressão, crítica e imaginação.
Não são seus erros que te transformam em um bom profissional, mas sim a maneira como você lida com eles.
Te desejo sucesso, que teus sonhos se realizem, mas que não perca a capacidade de sonhar, senão a vida perde a graça. Quero que sejas muito feliz, que goze de uma felicidade plena, mas que às vezes chore também, para que saibas valorizar todos os sentimentos que a vida nos proporciona. Mas, no fundo, te desejo equilíbrio, mas às vezes te permita extravasar. Que os deuses te protejam sempre.
"...o diabo desta vida é que entre cem caminhos, temos de escolher apenas um e viver com a nostalgia dos outros noventa e nove. Pois bem: a literatura é como se você tivesse de renunciar a todos os cem."
Como é bom perceber que podemos olhar para trás e entender ondeestávamos, olhar para o presente e viver onde estamos, olhar para o futuro e ter certeza de onde vamos chegar.
Sempre procurei ser o melhor que poderia ser. Sempre tentei isso. E agora, avaliando tudo, essa é a melhor conclusão a que chego. E se alguém discordar eu entendo. Aos amigos peço desculpas, pelos erros que cometi, também os perdoou pelos seus e se não concordarem, também entendo. Na condição de antes talvez não conseguiria, mas agora sim. Percebo também que as melhores coisas sempre me acompanharam, sendo seguidas de perto pelas piores. No mundo dos homens isso não foge a regra. E se não concordarem com isso também entendo. Sou grato por tudo e por todos. E se talvez me fosse dada outra chance, erraria exatamente igual. Sempre tive dúvidas em algum momento. E o resto de todas as outras coisas eu nunca soube.
Buscamos e lutamos para ter ou conseguir algo, mais o incrível que conseguimos, não valorizamos, e perdemos....
Um dia tudo acabara e a Jornada chegara ao fim... E para os que ficar, restará as lembranças, que deixei...
Você pode ter tudo o que o mundo oferece, todos os bens materiais, mais se não tiver amor, você é vazia..
Meu Amor, faço tudo para lhe deixar Feliz, não só lhe deixar feliz, pois me torno Feliz, através da sua felicidade.
Mais como criatura imperfeita que sou transformo sua felicidade em tristeza, na hora que falo alguma besteira. Não sou perfeito, encho meu peito de dor, meus lábios de desculpas, sofrendo por causa da dor , das palavras proferidas da hora do meu rancor....
