Poemas de Fernando Pessoa -Salazar
Lembre-se: nenhuma pessoa feliz de verdade tem necessidade de ficar diante de um espelho repetindo para si que é feliz.
Até consigo conviver com uma pessoa burra, mas jamais conseguirei conviver com uma pessoa ignorante. Por quê? Porque o burro você ensina e, pode demorar, mas ele aprende. O ignorante, por mais que você esfregue a verdade em sua cara, ele continuará achando que está certo e, no entanto, está totalmente errado.
Por mais que seja ignorado pelas pessoas, continue sendo uma pessoa discreta e simples. Não se deixe ser levado pelo ego.
Descomplique. Não perca uma pessoa especial por medo de errar. Por medo de arriscar. O mundo já tem problema demais para você inventar mais um.
Não sou uma pessoa de muitos amores, então gosto de reciprocidade. Dei minha última cartada, a partir de agora apenas espero ou desapego, depende de como vem.
A tolerância não é sobre ter crenças. É sobre como as suas crenças te levam a tratar as pessoas que discordam de você.
Eu não forneço nenhuma regra para que uma pessoa se torne poeta e escreva versos. E, em geral, tais regras não existem. Chama-se poeta justamente o homem que cria estas regras poéticas
Você pode amar e se dedicar ao máximo a alguém. Mas, no fim das contas, a pessoa da sua vida ainda será você. Não esqueça de si mesmo.
DECEPCIONADO COM ALGUÉM?
"Nós não tivemos pais perfeitos. Não somos uma pessoa perfeita. Não nos casamos com uma pessoa perfeita nem temos filhos perfeitos. Nós não estudamos nem trabalhamos num lugar perfeito. Não frequentamos uma igreja perfeita. Logo, vamos ter queixas uns dos outros. As pessoas nos decepcionam e nós decepcionamos as pessoas. O remédio para esse mal é o perdão. O perdão constrói pontes onde a decepção cavou abismos. O perdão cura as feridas feitas pela decepção"
Uma pessoa infiel não tem muito do que se orgulhar na vida, pois uma de suas maiores virtudes já foi destruída: o caráter.
O que melhora o atendimento é o contato afetivo de uma pessoa com outra. O que cura é a alegria, o que cura é a falta de preconceito.
Quando vejo uma pessoa vangloriando-se do que tem, arrogante, prepotente, cheia de si e diminuindo as outras pessoas, eu me lembro de imediato da frase: “Quanto mais vazia a carroça, maior é o barulho que ela faz.”
Você nunca encontrará a pessoa certa, se não deixar a errada ir embora. E quando aparecer o que é perfeito, o que é imperfeito desaparecerá.
Em toda luta por um ideal se tropeça em adversários e se cria inimizades. A pessoa firme não os ouve e nem se detém a contá-los. Segue sua rota irredutível em sua fé, imperturbável em sua ação, porque quem marcha em direção à luz não pode ver o que ocorre nas trevas.
"Dizer eu te amo a pessoa amada é mais difícil que externar seu ódio a quem de direito. O amor é inexato e contagioso podendo ao mesmo tempo atingir mais de duas pessoas. Já o ódio tem a exatidão da matemática, possui um único alvo."
Eu podia ser melhor. Uma pessoa melhor, filha melhor, irmã melhor, tia melhor, sobrinha melhor, mulher melhor, mãe de cachorro melhor. Sinto que não sou boa o suficiente, que não faço o suficiente para o mundo. A gente sempre quer mais. Por que, então, não fazemos mais? O ser humano só quer, quer, quer. E a doação onde fica? E a compaixão? E a ação? Acho que todo mundo podia fazer mais. Além do seu trabalho, o que mais você faz? O que faz efetivamente para melhorar o mundo e as pessoas? Acho que falta colocar a mão na consciência. Não adianta tapar o sol com a peneira e fingir que não vê. Precisamos encarar as coisas de frente. Você precisa se encarar de frente.
Nunca pense que "aquela" pessoa mereça todo o seu sofrimento, e seu choro, quem ama, cuida, e quem cuida não te deixa chorar!
