Poemas de Crianca de Charles Peguy
"Eu não respeito a sua opinião. Eu respeito o seu direito de pensar errado. [...] Se eu respeitar sua opinião o tanto quanto respeito a minha, então eu estou indeciso: não sei se penso como eu mesmo ou como você. [...] Isso não quer dizer que eu não goste de você, que não acho você um cara bacana, mas está falando besteira."
Soletrai, antes de tudo, o alfabeto da Bondade (...). Sem as primeiras letras do Amor, nunca entenderemos o sagrado poema da vida.
Todo trabalho é nobre, desde que é livre, honesto e inteligente; toda arte é bela e sublime, logo que se eleva à altura do espírito e do coração.
A vida é igual um livro. Só depois de ter lido é que sabemos o que encerra.
Concordo quando dizem que Yoga é para gente bonita, mas sempre imagino que a frase se refere ao lado de dentro...
Odiar é também uma forma de amar. Diferente, mas é. É que o coração humano nem sempre consegue identificar o sentimento que o move.
Há sempre um perigo no amor que tem utilidade ...No dia em que deixa de ser (útil), mandamos embora, dispensamos.
A crítica quando despojada dos seus elementos negativos, se torna a mais alta tribuna do aperfeiçoamento.
Promova o amor ao próximo. A solidariedade não pode ser vista apenas como partilha de bens materiais, mas também como dedicação de tempo e atenção.
E bem, qualquer que seja a solução, uma coisa fica, e é a suma das sumas, ou o resto dos restos, a saber, que a minha primeira amiga e o meu maior amigo, tão extremosos ambos e tão queridos também, quis o destino que acabassem juntando-se e enganando-me...
Estagnar-se irremediavelmente diante de um problema é decretar a falência da própria força de vontade.
A dependência emocional é a bengala deteriorada que cedo ou tarde se arrebentará e quando isto acontecer, a queda será fatal, já que não foi desenvolvida a própria autonomia emocional.
Por mais que as cobras troquem de pele e sempre pareçam ter mudado mostrando novas aparências, elas sempre serão o que são. Portanto, independente do que elas aparentem por fora, elas nunca vão mudar o que realmente são por dentro... cobra é sempre cobra.
Eu acho que todos nós queremos sentir alguma coisa que já esquecemos ou rejeitamos, porque não percebemos o quanto estávamos deixando para trás.
Cheio do vazio. Entediado e esvaziado. Saturado na superfície. O mesmo do mais, o mais do mesmo. Atemporal. Além da compreensão, da imaginação. Imortal. Devaneio no silêncio.
Precisamos ser honestos conosco. Temos uma tendência de camuflar nossos sentimentos daninhos e só assumir que pensamos ou sentimos coisas boas e bonitas. Ninguém é assim todo o tempo. Somos seres humanos, é da nossa natureza sentir raiva, ciúme, mágoa. O que não devemos é deixar que esses sentimentos nos dominem. Temos que nos permitir senti-los e fazer algo a respeito. Se a gente nem assume o que sente, como fazer para mudar? Somente aquele que conhece seu lado mais sombrio é capaz de jogar luz sobre ele. Se fingirmos que não o temos, nunca vamos sair totalmente da escuridão. Por isso é que é tão importante sermos honestos com os nossos próprios sentimentos. Assumir o que realmente somos é o caminho mais seguro para o domínio de nossas más inclinações.
Em um mundo feito para o mais apto, quem sobreviverá? Mais cedo ou mais tarde, você entenderá que somos o resultado da seleção social, a culminação natural da ordem aceita por você e por todos. Somos o futuro, somos o inevitável.
Há homens para quem a noite é mais bela do que o dia, para quem uma estrela perdida no azul do céu é mais encantadora do que o astro rei com todo seu fulgor.
