Poemas de Auto Ajuda
Toda filantropia que pratico, não é esperando recompensas humanas ou elogios.
Eu pratico porque gosto, e apenas Deus saberá se eu mereço mais do que já recebo ou não!
Nem sempre as coisas serão como você imagina.
Sempre haverão obstáculos e percalços.
Conforme-se, se você tentou dar o seu melhor!
Quanto mais insegurança temos, mais possessividade criaremos.
O medo, a frustração, as decepções fazem parte de nosso dia a dia.
Sofremos com as perdas, e nos sentimos impotentes quando as nossas realizações não se completam.
Todas as frustrações sofridas e sentidas podem nos encarcerar em nós mesmos.
Ficamos mais retraídos, aprendemos a desconfiar mais e começamos a ficar preso nas coisas que possuímos, e conquistamos ao longo do tempo.
Temos medo de faxinar nossa casa interior, jogando fora o desnecessário.
Acumulamos, e não nos libertarmos.
Para as coisas materiais, usamos o valor do bem ou o valor "sentimental" como justificativa, para não ter que jogar fora aquele excesso.
Para as questões pessoais, nossa insegurança fará com que fiquemos presos a relacionamentos que há muito já se findou, não se libertando dele.
Quanto maior a insegurança, maior nossa fragilidade, maior os nossos medos.
Entenda que tudo tem um propósito e uma causa primária.
A relação causa e efeito, permeia nossa vida.
Assim, você pode escolher e fazer a roda da vida girar a seu favor. Ter uma atitude positiva ante as adversidades, vislumbrar a luz na escuridão, ter o poder de refletir de forma sábia e serena, confiar em seu julgo, são, acredito, os construtores de um ser mais seguro e positivo.
Entenda também que as vezes é necessário, para subir a montanha, deixar todo o excesso para trás.
É do topo que conseguimos admirar a paisagem.
Se você quiser aconselhar alguém que está pensando em tirar a própria vida, aqui vão alguns caminhos que podem ajudar:
⸻
1. Esteja presente, sem julgamento
Diga algo como:
“Eu não consigo imaginar exatamente o que você está sentindo, mas sei que isso deve estar muito difícil. Eu tô aqui pra te ouvir, sem te julgar.”
Muitas vezes, quem está em sofrimento profundo não quer conselhos imediatos — quer sentir que é visto, acolhido e compreendido.
⸻
2. Compartilhe com sensibilidade sua vivência
Sua experiência pode tocar essa pessoa, mas é importante usá-la com cuidado. Você pode dizer algo como:
“Conheci pessoas que tiraram a própria vida. Ver isso de perto me fez perceber o quanto a dor pode parecer insuportável, mas também o quanto ela deixa marcas profundas em quem fica. Eu queria que eles tivessem pedido ajuda… e queria que você não desistisse de pedir também.”
Isso pode abrir um espaço de conexão e reflexão, sem pressão.
⸻
3. Incentive a procurar ajuda profissional
Você não precisa (nem deve) carregar essa responsabilidade sozinho(a). Diga com carinho:
“Você não precisa passar por isso sozinho(a). Um psicólogo, um psiquiatra, até mesmo um centro de apoio, pode fazer muita diferença. Posso te ajudar a encontrar um lugar?”
Se estiver no Brasil, você pode indicar o CVV (Centro de Valorização da Vida):
📞 188 (ligação gratuita)
🌐 www.cvv.org.br
Eles oferecem escuta 24h por dia, com sigilo e empatia.
⸻
4. Esteja atento(a) a sinais de urgência
Se a pessoa tem um plano concreto ou diz que vai fazer algo em breve, é emergência. Nesse caso:
• Incentive fortemente a buscar ajuda imediata;
• Se possível, entre em contato com algum familiar ou serviço médico;
• Em casos críticos, pode ser necessário acionar o SAMU (192) ou levar a pessoa ao hospital.
Ajude de bom coração
Lógico dentro do seu possível.
Tenha empatia, mas não misture
Relação profissional com emocional.
Use sabiamente o seu tempo
Índole é revelada pelas atitudes
Sem esperar nada em troca.
Tesouro é ausência de egoísmo
Amor ao próximo, muda o mundo.
Entender algo que foi explicado
Leva tempo quando estamos fora de foco.
Uma mente com velhas crenças e paradigma
Certamente irá liberar o que sabe.
Ignorar o certo ou o errado é extinto
Dando sua versão para se defender.
A ansiedade bloqueia o raciocínio lógico
Resta para quem quer ajudar ser muito AMOR.
Entender os sinais é importante
Seu semblante revela muito.
Gentilezas nem todas serão reais
A vida é de dentro para fora
Rostos realmente dizem tudo.
A vida te mostra na hora certa Pessoas que vibram por você.
O seu crescimento e evolução são Incentivo para eles também.
O real só acontece com AMOR.
Espreitamos tudo, mas esquecemos de.
Seguir, apoiar ou compartilhar.
Para ver os outros crescerem.
Infelizmente, somos egoístas.
A vida da outra pessoa não pode ser melhor.
Reféns, das aparências e órfãos do amor.
Ligar só quando precisa.
E assim vamos conhecendo
Melhor o caráter das pessoas.
Bonzinho é diferente de ser bobo.
Reavalie o seu tratamento com
A pessoa a quem você pediu ajuda e
Respostas quando estava precisando.
A contribuição...vem sem avisar, trazendo consigo a plenitude do cooperar.
Feita sem presas segue livre a voar, enxerga a amplitude do mundo num só olhar.
Bate asas e refresca o ar, sentindo o calor do sol a queimar...mas ainda assim faz sombra pro outro descansar...
Descansa na confiança que o melhor chegará, independente do caminho vem nos ensinar.
Então inspire e sinta o ar e o respirar, respire a confiança do seu trilhar, mergulhe fundo no intuito de sempre ajudar... e ajude corpo e mente a se auto curar.
"Preciso me embriagar de afetos que me fazem acreditar que por mais difíceis sejam as lutas, a vida te ajuda a empurrar para mais adiante e fazer você pensar, que jamais deve ficar parado; deve agir. Porque acabará com uma ressaca danada."
—By Coelhinha
Você vai precisar ser forte
Quando a vida te pressionar,
Você vai precisar resistir
Quando a vida te esmagar,
Pode ser que se sinta fraca
E ache que não vai resistir
Mas sua força vem de Deus..
E com ele você vai conseguir.
Ame-se em primeiro lugar, seja feliz sozinho, cultive sua autoestima, cuide do seu bem-estar, curta a companhia dos amigos... Erramos quando achamos que precisamos de alguém para preencher um vazio que equivocadamente chamamos de solidão. Não! Isso é carência! E eu descobri que a carência nos torna dependentes, nos faz implorar por atenção, nos faz perder o orgulho. Nos tornamos mendigos de sentimentos.
Os problemas sempre existirão. Se forem solucionáveis, temos de resolvê-los. Se não temos condições de resolvê-los, precisamos aceitar nossas limitações. Mas jamais devemos gravitar na órbita deles.
Uma pessoa com autoestima elevada produz para si mesma uma força interior tão poderosa que a torna genuinamente dona de si ao ponto de combater com maestria seus demônios. Estes continuarão a existir, entretanto, suas tentativas obscuras de nos convencer a aceitar e viver com o fracasso, serão reduzidas a sua verdadeira insignificância.
Crescemos ouvindo que nossas palavras possuem força, assim como tem um ditado que diz: "a boca diz o que o coração está cheio". Pressupondo que ambas colocações estão entrelaçadas, não é difícil deduzir que, se nossas palavras possuem realmente tal força, as nossas orações podem mover o céu. Portanto, quando tudo aqui na terra não estiver funcionando, se ligue Naquele que tudo sabe e recebe cada oração nossa com o coração aberto e sempre pronto a atender.
Método Antidepressivo: crie objetivos em sua vida e você sentirá prazer sempre que conseguir realizá-los.
Vivemos em meio a corações mortos pelo simples medo de ser feliz.
Eu prefiro morrer feliz do que viver de tristeza.
- Relacionados
- Senhor, me dê forças para suportar: frases para vencer provações
- Deus, me ajude a superar tudo isso: frases de auxílio e consolo
- Deus, me dê forças para suportar: frases que fortalecem a alma
- 53 mensagens de agradecimento pela ajuda que demonstram gratidão
- Frases de autoestima para status cheios de atitude
- Frases de autoestima para crianças (palavras de encorajamento)
- Frases de Auto Ajuda
