Poemas de Amor Próprio
Entre todos os amores que uma mulher teve na vida, o amor-próprio é sem dúvidas o mais importante deles.
Eu tenho amor próprio, quando não permito ser humilhada, desprezada, injustiçada por ninguém. Valorizo os meus interesses em primeiro lugar.
O amor-próprio libera oxitocina, endorfina, dopamina, serotonina, feniletilamina, GABA, adrenalina e cortisol regulador.
Sem amor-próprio e sem respeito ao outro, a vida não só perde o sentido, mas vira uma vasilha vazia.
Precisamos aprender e manter o amor próprio e, jamais considerar a solidão como inimiga, porque na jornada da vida poderemos não ser interessante para ninguém, a não ser para nós mesmos.
Que nenhuma desilusão te faça desacreditar da sua força. Que o amor próprio esteja acima de tudo. Que as marcas da vida sejam apenas de tanto sorrir. Que a paz esteja em você quando faltar paz onde você estiver. Que Deus lhe dê sabedoria para aceitar o que você merece e que você saiba ser grato por isso.
DEPRESSÃO NÃO MATA, A VIDA MATA ("Depressão é excesso de amor próprio. O indivíduo se ama tanto que não se aceita minimamente arranhado." — Sintia Lira)
O "asqueroso" vai passando! Só os velhos gostam dos velhos, porque vão perdendo juntamente e por igual o gosto por tudo, e, por outro lado, vão gostando mais DO PASSADO e do nada até chegar ao desprezo de si mesmo. Deus seria injusto demais, se não nos preparasse para o retorno ao pó desbotado e insípido. Só supera as consequências negativas da velhice a (des)graça do ser pobre! Velho rico é extorquido pelos parentes. Assevero ser muito difícil admitir sobre o fato de qualquer idiota jovem se impor melhor que eu na vizinhança comum, ainda que me ache sábio. Minhas rugas sabem muito bem arruinar meu argumento e a gabarolice de quando, um dia, fui herói. Agora, submetido ao desprezo, sofro duplamente, por que também até o meu espelho me nega os elogios devido, de algum jeito. Pois, insiste em me dizer que não sou objeto de admiração positiva e nenhum perigo a ninguém, nem ameaça e nem nada. Aqui estou eu "nonada" de mim mesmo. O que me manteve vivo, foram as conversas a meu respeito, embora na tentativa de me desvirtuar e denegrir, pelo menos me mantiveram nas bocas dos fofoqueiros. Ainda hoje, alguns se protegem de mim, então esforço-me para considerar isso positivo, já que me protegem deles também. Além do mais, enquanto se protegem de mim, consideram-me, no mínimo, um perigo, e eu me iludo que, de fato, sou assustador!(CiFA
Não queira ser o brinquedo na mão de alguém. Tenha zelo pelo seu amor próprio. Ele que te impulsiona para vida!
Viver plenamente é abraçar a vida a partir de um sentimento de amor-próprio. O que significa cultivar coragem, compaixão e vínculos suficientes para acordar de manhã e pensar: "Não importa o que eu fizer ou deixar de fazer hoje, eu tenho o meu valor." E ir para a cama à noite e dizer: "Sim, sou imperfeita, vulnerável e às vezes tenho medo, mas isso não muda a verdade de que também sou corajosa e merecedora de amor e aceitação."
Por mais que a mulher demore para descobrir a força do amor-próprio que tem, ela sempre descobre e quando o descobre, ele tem o efeito de atrair a sua atenção para as sua força, coragem, qualidades e potencialidades que permaneceram adormecidas, na sua ausência, às vezes, por muitos anos, sob à sombra repressora de algum olhar tóxico e doente.
Amar-te até o limite que o amor-próprio permite, não quer dizer que eu te ame pouco, quer dizer que amo mais a mim que você.
"Para ter sossego e preservar meu amor próprio, eu banco qualquer desvinculamento por mais penoso que este seja."
☆Haredita Angel
Amar ao próximo inclui principalmente ter amor próprio, pois o mais próximo que você tem de si é você mesmo.
