Poemas de Adolescência
A adolescência não é um processo de amadurecimento exclusivo do adolescente, mas também de quem convive com ele.
Agora, depois de anos, me pergunto se foi verdade ou uma invenção de minha adolescência exaltada: os olhos que não se fecham nunca, nem no momento da carícia; esse corpo demasiadamente vivo (antes apenas a morte me havia parecido tão redonda, tão totalmente ela mesma, talvez porque no que chamamos vida exista sempre pedaços e partículas de não-vida); esse amor tirânico, mesmo que não peça nada, e que não está adaptado à nossa fraqueza. Seu amor à vida obriga a abandonar a vida; seu amor à linguagem leva ao desprezo das palavras; seu amor ao jogo conduz a pisotear as regras, a inventar outras, a julgar a vida em uma palavra. Se perde o gosto pelos amigos, pelas mulheres razoáveis, pela literatura, a moral, as boas companhias, os belos versos, a psicologia, os romances. Abstraído em uma meditação, que consiste em ser uma meditação sobre a inutilidade das meditações, uma contemplação em que aquilo que se contempla é contemplado pelo que contempla e ambos pela contemplação, até que os três sejam um – se rompem os laços com o mundo, a razão e a linguagem. Sobretudo com a linguagem – esse cordão umbilical que nos amarra ao abominável ventre ruminante. Te atreves a dizer Não, para que um dia possa dizer melhor Sim. Esvazia teu ser de tudo que os outros preencheram: grandes e pequenas nadarias de que é feito o mundo dos outros. E logo te esvazias de ti mesmo, porque tu – o que chamamos eu ou persona – também é imagem, também é outro, também é nadaria. Esvaziado, limpo do nada purulento do eu, esvaziado de tua imagem, já não é senão esperar e aguardar. Venham eras de silêncio, eras de seca e a pedra. Às vezes, uma tarde qualquer, um dia sem nome, cai uma Palavra, que pousa levemente sobre essa terra sem passado. O pássaro é feroz e acaso te tira os olhos. Acaso, mais tarde, virão outros.
E a gente só queria ter o ímpeto da adolescência, o dom de falar o que se pensa, o dom imperativo e egocêntrico naturais que a idade permite. Depois dos trinta ou você se torna um adulto confiante ou um adulto covarde que se esconde em vícios. A maioria de nós, carrega vícios.
Na infância nos deparamos com o amor, na adolescência conhecemos o amor , adultos descobrimos que o amor causa dor, mas não vivemos sem amor , aliás morremos por amor e quando partirmos até deixamos amor.
Ela atravessou oceano para viver um grande amor que começou na adolescência, e que o tempo, e as circunstâncias os separam, mesmo sabendo que poderia ser por curto tempo, ela se arriscou a viver esse amor que guardou por tantos anos. Ela atravessou oceano para beijar novamente aqueles lábios que a vinte e três anos não há havia, foi o melhor momento de toda sua vida. Aqueles momentos, foram sagrados, foi a confirmação de um sentimento que estava guardado a anos atrás. Aqueles momentos que eles viveram, foram os melhores e os mais bonitos, ela guardou pela eternidade. Aquele toque, aquela pele, aquela boca, fez ela parar no tempo, ela nunca havia sentido algo parecido, foi mágico. Ela conversa com ele em pensamento e telepatia, todos os dias. Nem sempre conseguimos ficar, viver, com o grande amor de nossas vidas. O que nos conforta, é saber que a pessoa amada está bem, e feliz.
Um dia a gente cresce, e descobre que a vida não é fácil como nos sonhos da adolescência, nem sempre da tudo certo é dessa forma que amadurecemos para vida enfrentando dificuldades de cabeça erguida.
“O trauma do bullying sofrido na infância e na adolescência reverbera por uma vida inteira, manifestando-se de maneira silenciosa, porém brutal e invisível aos olhos alheios.”
As crises acontecem na concepção, no nascimento, no crescimento, na adolescência e na maturidade. Passar pela crise é a metamorfose. Não aborte, não desista.
A adolescência é para a vida o que a velhice é para a morte: uma preparação. Equivalente à primavera e ao outono, que nos preparam para o verão e o inverno respectivamente.
Amizade é um fruto que nasce na infância, amadurece na adolescência; e na idade adulta apodrece com facilidade.
Quando as pessoas perceberem que suas atitudes na adolescência,trarão reflexos no futuro,só refletirão sobre isso quando ficarem velhos e lamentarem o que não fizeram lá trás!
A adolescência chega diminuindo e trocando o ‘assombro e a admiração’ da infância por novas maneiras de ser feliz, mostrando outros jeitos de se alegrar ao se descobrir diferentes sensações, com novos jogos, em especial de amar; é, todavia, a adolescência responsável por iniciar a pavimentação do caminho para a idade adulta.
A adolescência é uma fase de crise de identidade na qual a pessoa se encontra velho demais para ser um bebê e jovem demais para ser adulto.
Sabe, estou passando por alguns problemas nesta fase confusa de minha vida, intitulada adolescência, esses problemas tem nome... sentimentos.
Ter filhos de fato acaba com a adolescência. Todos nós somos pais ou filhos: aqueles que tomam a responsabilidade ou aqueles que a exigem dos outros.
Somos eternas crianças,
mesmo quando passamos da adolescência e maturidade pois tais indicadores ainda que espontâneos reiteram que somos limitados e aprendizes constantemente brincando com nossas debilidades ainda que adultos porém morreremos todos adultos idosos de agir infantil...
Adolescência é foda uma hora vc quer fazer o bem outra hora vc quer fazer o mal , uma hora você quer ser o herói outra você quer ser o vilão
