Poemas da Juventude de Paulo Coelho
É PRECISO RENASCER
Das mãos de quem trabalha a terra
E no coração de quem fala de paz em vez de guerra
É preciso renascer
Do homem que do amor sempre espera
E naquele que não tem pão nem terra
É preciso renascer
Do jovem sem futuro nesta terra
E no olhar do soldado que vai a guerra
Na mente no olhar
No cantar da mesma canção
No espírito na consciência do bem-fazer
E no amor pelo irmão
É preciso renascer
Na verdade da humanidade
Na justiça e na caridade
Do homem novo seja velho
Em todas as idades
No campo ou na cidade
Para que a vida seja de felicidade
É preciso renascer
ESTE É MEU PAÍS
Este é meu país
Minha terra que eu sempre quis
Da minha árvore eu planto aqui minha raiz
Neste solo pátrio que me fez sempre feliz
Este é meu país
E desta terra não saio
Nem que seja para ir á paris
É meu sangue que vai na veia quem o diz
Angola de sonhos
Terra de mil contos
De beleza natural
De ventos e sopros que não fazem mal,
Fazendo deste recanto
Um paraíso sem igual
Terra que a guerra fez tanto mal
E no filho imortal
Descobriu a sua voz sem igual
HOMENS BATEI PALMAS
Homens batei palmas
Bem sei inimigos da minha fama
Tu que te alegras
Por me veres cair na lama
Teu coração faz festa
E se acalma
No desalento da minha alma
Batei palmas
Cantem festejem
No dissabor das minhas tristezas
Nas lágrimas e dores
Nas minhas fraquezas
Façam das minhas penas
Vossas riquezas
O quinhão das vossas grandezas
FILHOS DO MEDO
A morte é um tédio
Como o cair de um prédio
O destruir de um império
A morte é mistério
Consequência da vida
Um caso sério
Mistério do cemitério
Lugar onde os homens são iguais a tempo inteiro
Não há grandes nem quem seja o primeiro
Nem há ricos ou quem seja prisioneiro
Lugar onde a justiça é para todos a tempo inteiro
TU ÉS ANGOLA
Tu és Angola
Mulher que choras
De rosto contra gosto
De terra em terra a procura de encosto
Mulher de lágrimas no rosto
Destroçado coração em desgosto
Teus filhos contemplas
Ensanguentados e depostos
No lamentar dos teus dias sem gosto
Mulher de longas esperas
No dissabor da vida
Com lágrimas
Teu viver temperas
Mulher de Angola
Mulher que viver imploras
Na fome e sede que te devora
O direito de também teres honra
Quando a escuridão
aperta a alma ,e nos sentimos abaixo do pó da terra,
ainda assim conseguimos ver brotar em nós a esperança.
e podemos sentir o imenso amor de Deus
atravez de seu filho Jesus
nos resgatando com suas fortes mãos
e nos recolhendo em seus braços de luz!
EU sei o que estou dizendo!!
Quero alguém que chegue sem avisa, alguém que se faça presente mesmo sem estar ao meu lado, alguém que me faça rir quando eu estiver triste, alguém que me abrace forte quando eu estiver brava, alguém que cale minha boca com um beijo mas não qualquer beijo, aquele beijo que te faz suspira que te faz flutuar...
Quero alguém que me faça suspirar só de ouvir o seu nome, que faça meu coração bater mas forte só de esperar a sua chegada!!
Alguém que me olhe nos olhos com desejos sinceros,enquanto conversamos no meio de outras pessoas!!
Alguém que me faça pegar fogo,só por um simples toque na mão, alguém que faça da sua chegada o motivo do meu sorriso mas sincero!!
Sentimento verdadeiro ou ilusionismo!
Amor, um sentimento passageiro, que limita e cativa as pessoas naquele momento, que estão decididas a lutar por aquilo, que acredita! Algo lindo e importante que habita e alimenta as pessoas, a permanecer na esperança de construir algo verdadeiro, mantem a luz da vida acesa! Realmente sem o amor nada seriamos, mas em dose errada, tem um alto poder de destruição, que corroe e degrada a quem se machuca, como se fosse uma grande luta pra se manter em equilibrio, onde voce escolhe o que vai guardar pra sempre, a Luz iluminada de um sentimento lindo, ou a escuridão de um sentimento devastador!
A realidade de uma verdadeira dignidade!
Analisando o tempo que ja se foi, vemos o futuro onde a incerteza e insegurança são inevitáveis! Pois os arrependimentos são contínuos, mas nunca escassos, é onde vem a pergunta - Qual a necessidade de errar e aprender tanto? - Talvez essa conclusão não deve ser desvendada jamais, ou previlegiadas a poucos, talvez é isso que ainda nos mantem as expectativas para evoluir, melhorar. Vivemos em um mundo incompreensível em alguns aspectos, onde buscamos tanto a resposta, mas por alguma razão não somos aptos a recebê-la. As pessoas não deviam usar isso a seu favor próprio, tentando buscar domínio por todos, procurando acabar com a liberdade, a ambição do poder, é a pior Guerra que ja existiu há séculos na historia! Aos que conquistaram esse poder, eu pergunto - O que adianta obter tanta fartura, se a imagem verdadeira julgada por todos não é aquela imagem digna e aperfeiçoada? - Todos os conflitos deviam ser criados pela sabedoria de uma luta pela conquista de uma imagem que realmente destaque, que tenha valor sentimental, acho que posso definir isso como ser um amigo verdadeiro. A maior riqueza que podemos oferecer se encontra dentro de nós, o coração purificado onde é reconhecido verdadeiramente. É uma sensação maravilhosa, sentir-se amado por uma pessoa, e conseguir retribuir isto. Em questão do tempo, vivemos em um curto período, a gente so realmente entra na história, quando conseguimos ser fiel, assim seremos lembrados e elogiados.
A transparência limita a Falsidade!
Os reflexos de uma vida humilde, comtempla a transparencia de uma nação de pessoas, porque a fidelidade é um grande passo, pra obter sucesso. Pessoas usam esta, em prol de muitas coisas, mas poucas usam com determinação para o bem, sempre usam para o benedício proprio, deixando de lado, uma outra característica importante - a simplicidade - que favorece uma vida amigável que é reconhecida de verdade entre qualquer pessoa, mesmo desconhecida! Muitos dizem que as aparencias enganam, na verdade acredito que não, porque as vezes é necessario ver uma pessoa pra sentir verdadeiramente a sua imagem, muitos conseguem esconder de um bom observador, mas não consegue esconder de um puro e verdadeiro coração! Isso porque essas características opostas não combinam, por isso que as vezes voce conhece uma pessoa em minutos, e ja tem aquela sensação de conhecer a pessoa há anos, sentiu que algo especial fluisse juntamente com nosso interior!
A natureza realmenrte é linda, tudo é uma perfeição, apenas devemos observão com precisão o verdadeiro sentido da vida! Termino dizendo que, a vida é muito curta, e que não vale a pena dedicá-la de má fé, o importante é voce ser reconhecido e recordado pra sempre, como uma pessoa verdadeira.
O Recomeço !
Quanta influência sofremos em toda a nossa vida, são momentos no qual vamos lembrar eternamente! Alguns podem ter sido ruíns, mas se pensar de forma positiva são momentos essenciais para conseguirmos adquirir experiência e extender, evoluir a personalidade, nos torna capaz de elevar-se emocionalmente. Os bons tendem a alimentar o astral, melhorar o auto-estima, e isso são coisas que ficarão marcadas por conseguir nos manter felizes.
Momentos de crise são delicados, podem provocar alterações em uma vida contínua e amigável, e quando há o rompimento de um laço de fraternidade, o desgaste emocional é drástico e elevado, parece que os dias não existem com a mesma energia, nisto os momentos desperdiçados vêm a ser lembrados, com o desejo que tivessem acontecido de forma diferente, isto é um erro no qual aprendemos quando a ausência daquele afeto, tenha efeito negativo sobre nosso estima diário.
No momento de recomeçar a sensação de alívio é enorme, as emoções fluem muito, é algo que vai permitir reconhecer os erros, com a consciência de que não será mais necessário errar novamente para se aprender. Isso se torna evolutivo, é vida, é o preço ao adquirí-la é doloroso!
Somos livres a escolher qual caminho devemos seguir, as opções são diversas, acho que não há sentido percorrer um caminho estreito em nossa jornada pela vida, que venha a ser de má fé, desequilibrindo às pessoas de que estamos proximas.
"A decisão de Paz e Sinceridade, deve ser obtida verdadeiramente do interior de cada pessoa, a sua pureza precisa ser imensa, infelizmente este sentimento habita o coração de poucos, mas esse quadro pode mudar, e as outras que obteram o previlégio desta rica liberdade de sabedoria, sinceridade e fraternidade, são imensamente especiais.
Aquele segundo, permaneceu?
Não percebemos que cada segundo, não terá o mesmo significado, o mesmo efeito, e muito menos voltará a acontecer. Um simples segundo, não damos importância, no momento que ele é presente, esperamos ele passar pra ter a opinião que ele foi bom, que se destacou e permanece marcado, deixamos simplesmente passar e dar valor quando ele já se foi! Aquele momento, podia ser o único de toda a eternidade, é tão pouco tempo, mas tem poder de acontecer tanta coisa, realmente um dia ele fará falta. Pode passar dias, mas ele vai ser lembrado, com desejo que voltasse, com sentimento de saudade. A cada segundo, deve ser saldado, é um momento a mais de saúde e vida, no qual houve tempo de reverter situações, que o coração teve desejo. Cada um de nós possui este espírito ou intuição, basta acreditar-mos e saber-mos ouvi-lo, não há necessidade de ignorar. Mas não é assim que a maioria pensa, e só se depara com essa necessidade, quando o momento se torna inversível, assim já não é preciso mais lágrimas cairem, pois elas não tem o poder de reverter a situação. E quando isso acontece o sentimento mais temido se manifesta, a tristeza e arrependimento toma conta, muitos não conseguem nem mesmo se perdoar, o caminho que a maioria segue, é não aprender com a conduta e experiência do próximo, e sim, ter a irracionalidade de persistir e tentar o mesmo erro, mesmo sabendo e tendo conhecimento do fracasso anterior. Muitos não mudam, vivem em uma linha onde a vida se torna homogênea e rotineira. A compreensão pode ser tarde, mas um dia ela perpetuará, de maneira simples e talvez sem solução. A vida é feita de momentos, e talvez podem ser momentos único, que serão capazes de mudar o ritmo de toda uma estrutura emocional! Não desperdice mais um segundo, torne-o inesquecível.
Marcas da solidão
A solidão me traz em prantos
alguns momentos e mesmo tantos
que com um lápis ou um pincel
a realidade vou traçando,
definindo- a segundo meu plano
e despejando sobre o papel.
Viver assim é mais humano,
revolver a inquietude,
desabafar meus desenganos,
que em cada imperfeição sobre o papel
traz a marca da minha alma
e semelhante a essa tempestade,
desaba de meus delírios, meu paraíso,
daquilo que considero como meu céu.
Saudade da Infância
Saudade eu tenho
Da minha infância
Tempo de criança
Ficou na lembrança
E não volta mais;
Tempinho gostoso
Que a gente vivia
Com muita alegria
Brincava e corria
Ao lado dos pais.
Como uma sombra
O tempo passou
A saudade ficou
E tudo que restou
É só recordação;
É uma história
Que fica marcada
Na mente gravada
E nessa estrada
Não tem volta não.
Momento sublime
Infância querida
Minha doce vida
Que da sua saída
Eu não vivi mais;
Hoje o meu viver
Está muito além
De sorrir também
Por não ter alguém
Que amei demais.
A morena foi embora,
Nunca me amou
Por lá se casou
Aqui me deixou
Nesta solidão;
Por ela eu sofri
Cansei de chorar
Não quero sonhar
Preciso arrancar
Ela do coração.
A manhã se foi
E a tarde agora
O sol acalora
Depois vai embora
E o dia findou;
E o pôr do sol
Chegou por aqui
E já envelheci
Nem tudo vivi
E a noite chegou.
Paguei Mico
Saí da capital e fui para o interior
Pra minha cidadezinha encontrar o meu amor
Chegando lá, estava triste, estava só
Quando avistei a morena fiquei cara de bocó
Criei coragem ali no meio do povão
E eu disse assim pra ela “sem você não vivo não”
Ela me olhou, mas nem atenção me deu
E ainda saiu sorrindo junto com o amigo meu
Pensei comigo nesta cidade aqui eu não fico
Depois daquela noite que paguei aquele mico
Do interior para a capital, triste eu voltei
E ainda trazendo aquele mico que lá eu paguei.
Você que ama, ou, que um dia, já amou alguém
Com certeza já pagou o seu mico também.
Onde tem petróleo e pré-sal ...
o “Estado de Direito e a Democracia”
são prerrogativas sob a égide dos EUA.
Precisamos aprender a conviver com incertezas
Contam que vida é uma forma de poesia
Dependendo do leitor, feliz ou triste?
Contam dos amores utópicos
Amores perfeitos entre seres imperfeitos?
Livros mostrando o caminho da felicidade
Entre possibilidades infinitas no caminho
Coisas felizes, tristes, indiferenças
Existe o jeito certo de ser feliz como alguns costumam dizer?
A moral que altera-se com o tempo, os costumes
O mundo o mesmo sempre, nada sendo o mesmo
Existe formas certas e erradas de viver?
Os teus sonhos de hoje, certamente, diferentes futuramente
Provavelmente substituições por conta de suas frustrações
O que sente agora, os sentimentos, o prazer, formas de satisfazer
Logo logo podem não significar nada para o seu ser
Quais certezas sobre a vida você consegue ter?
As coisas permanecem as mesmas, enxerga de outros jeitos
Certamente, nunca sabe o que é, as coisas são para nós
O que julgamos absolutas por nossa forma de ver
Se nada fosse o que espera ser que mudanças isso faria?
Sua vida é composta por falsos juízos, a forma que se leva a vida
Consiste em acreditar e criar ilusões, um sonho vivo
Esta preso em falsas concepções? a vida que vive, verdade ou ilusão?
Ele, inquietamente,
falava, falava, falava
e falava, falava, falava
e falava sem parar
eu, silenciosamente,
ouvia, ouvia, ouvia
e ouvia , ouvia, ouvia
e ouvia sem pausar
a distancia que o seu falar
cada vez mais
percorria as reticencias
do dizer da minha ausência de som.
Um flúmen de palavras flutuantes
dispersa-se antes mesmo
de aproximar-se
das linhas profundas
da superfície do Mar.
A peça perfeita
Há tantos atores
Em todos os lugares do mundo
Bons ou ruins…
E você era um ator…
Você entrou na minha vida com sua peça
Me envolveu no seu elenco
Me enrolou com seu script
Me conquistou com suas falas
Me fez dançar conforme sua coreografia
Você sabia o que fazia
Eu já não sabia mais o que era real e o que era atuação…
Estávamos em mais uma de suas peças…
Eu era a princesa que precisava de um beijo para se livrar da maldição
E você o príncipe que tinha o famoso beijo
O príncipe beija a princesa
A maldição acaba
A plateia se levanta esperando para aplaudir o felizes para sempre…
Mas o príncipe larga a mão da princesa
E vai para trás das cortinas
A princesa não esperava por isso
Nada disso estava no script
Naquele momento eu me senti a Julieta
E você era o Romeu
As famílias não queriam a união
Mas, nós teimosos, continuamos
Era tudo igual a história de Shakespeare
Mas a história de repente começa a sair dos trilhos
Romeu não morre, ele vai embora com outra
Julieta morre, mas não com o punhal
Ela sangra internamente
Seu coração se fragmenta...
As cortinas se fecham
Mas você continua a atuar
Mas com outra pessoa em meu antigo lugar
Você atuou tão bem
Eu pensei que era a protagonista da sua peça
Mas eu era apenas a substituta
Eu não passava de uma secundária no seu grande teatro…
Eu era descartável para você
Meus atos acabaram naquele momento…
Juntamente com meu coração...
Do que serve a altivez (…)
se todos fazemos parte
de uma estrada
cheia de curvas e rectas
por onde segue
a nossa caravana!
Não importa como você a conduz,
só que no final dessa estrada
temos uma certeza(...)
que chegaremos lá todos,
e ninguém,
vai poder ficar para trás
