Poemas D um Homem Perdidamente Apaixonado
Avaliar a moral humana com base no próprio homem é como medir a escuridão com sombras. O resultado parecerá aceitável. Mas quando usamos Deus como referência — santo, puro e perfeito — toda nossa pretensa bondade se desfaz. Diante Dele, somos revelados como pecadores indignos da Sua glória.
"Toda árvore é conhecida pelos seus frutos, portando o Homem não é aquilo que ele sente ou aquilo que ele fala. Aquilo que somos é o verdadeiro resultado de nossos pensamentos colocados em prática, atitude e ações".
No cristianismo, os céus se abrem e Deus desce à terra. Nas outras religiões, é o homem que sempre vemos em ação, tentando, pela conquista do conhecimento, pela observância de todos os tipos de regras ou pela retirada do mundo para o segredo de sua própria vida interior, obter a redenção do mal e a comunhão com Deus. Na religião cristã, a obra dos homens não é nada, e é o próprio Deus quem age, intervém na história, abre o caminho da redenção em Cristo e, pelo poder de Sua graça, traz o homem a essa redenção e o faz caminhar nela.
O homem primitivo nunca existiu; ele não é nada mais que uma criação poética da imaginação monística.
O homem pode se assentar em tronos de sabedoria, mas se o coração se desvia, o trono torna-se areia.
O homem que governa a si mesmo com justiça, ainda que sem trono, é maior do que reis que governam multidões sem sabedoria.
Como o sal dá sabor ao alimento, o temor do Senhor dá sentido à sabedoria — e o homem que o cultiva se torna farol entre os povos.
Assim como está escrito: ‘O Senhor não vê como o homem: o homem vê a aparência, mas o Senhor vê o coração.’ (1 Samuel 16:7).
Homem que tem Nobreza de caráter até os inimigos oretém admiração e respeito! Seu nome e sua honra pertence a Deus, pense nisso.
Melhor é o homem que governa sua mente do que aquele que conquista cidades; pois o domínio de si é o trono onde se assenta a verdadeira realeza.
A maior armadilha para o homem é ele mesmo; somente o autoconhecimento, a vigilância moral e a humildade diante do poder o preservam de suas próprias fraquezas.
A riqueza do homem não está em seus tesouros, mas nos conselhos que acolhe e nas causas justas que defende.
Certa vez houve o seguinte dilema: Deus criou o homem, ou o homem criou Deus? Com isso, eu concluo que, Deus criou o homem e o homem criou o conceito de Deus, e para tal conceito, houveram distinções; distinções essas que levaram ao surgimento da religião
Quando o homem aprendeu a manter o Gato de Schrödinger vivo e morto, ele não dominou apenas a matéria — ele tocou o véu sagrado entre a realidade e o mistério. Pois aquele que controla a incerteza, molda o próprio destino do Universo.
A corrupção moral e financeira são filhas da corrupção espiritual, quando o homem abandona a Deus os outros males vêm como um abismo dentro de outro.
A maioria dos cristãos ainda não entendeu que a cura do homem caído só acontece na morte! Sim! Só a morte do velho homem pode nos conduzir a experimentar os dons da nova vida, que não é no além, mas aqui e agora, como um homem novo, a imagem de Cristo Jesus.
