Poema Velhice
Eu vou passar a velhice escrevendo sobre minhas crenças e ideologias.
Por enquanto vivencio cada uma delas com intenção de um aprendiz.
O homem egoísta não possui amigos e está fadado a uma velhice solitária. Expandir para contrair, doar para receber, Amar para ser amado, é a respiração, o ato e a realidade da vida, a qual o egoísta desconhece. Querendo ser feliz para si mesmo sofre por viver às sombras da felicidade. Levar felicidade ao próximo é o caminho mais rápido para ser feliz!
Melhor morrer e deixar bens para outros usufruírem do que chegar à velhice desprovido de recursos financeiros e ter de depender - muitas vezes de forma humilhante e submissa - de parentes geralmente hostis no trato com o idoso. Muitas pessoas são classificadas erroneamente de avarentas quando na verdade são previdentes, tentando garantir um final de vida mais confortável e feliz para si, pouco se importando que outras pessoas venham a se beneficiarem de sua atitude durante a vida.
É muito fácil para o homem ser um grande parceiro da mulher na velhice depois que foi um grande galinha na juventude do casamento.
“O máximo da felicidade quando se chega a velhice deveria ser: Lenha velha para queimar, vinho velho para beber, velho amigo com quem falar, velho livro para ler e um velho amor para viver.”
O corpo curva-se na velhice por agradecimento, mas só devemos baixar a cabeça para Deus. Viver é enxergar o horizonte....
“O espírito jovem não se curva ao peso dos anos nem ao desalento. E neste caso não é velhice mas juventude acumulada.” (Edir Araujo)
Feliz é o homem que não conheceu a velhice, essa miséria insidiosa, que sorrateiramente, aflige todo homem. Edir Araujo
VELHICE.
A velhice é o amadurecimento das experiências vividas e o descanso merecido do corpo, para a preparação da alma ao encontro com Deus e a Eternidade.
Acho que todo ser humano deve pensar que na velhice, não se pode tudo, nem se diz tudo. Apenas vive-se tudo o que pode ser vivido no entardecer de uma existência
Seria uma agonia tremenda a antessala da morte, se não tivéssemos o estágio da velhice, com mil motivos, para desejar morrer.
Na adolescência e na velhice, o ser humano é guiado por objectivos moldados à base das lembranças da juventude e da sua infância.
Aquele que se cuida para não falar na hora da tefilá, alcança uma vida longa e uma boa velhice (sevá tová). Sevá [שיבה] é acrônimo de “sheticá yafá bish’at hatefilá.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp