Coleção pessoal de Psycho

1 - 20 do total de 112 pensamentos na coleção de Psycho

⁠Você acha que viu ela nua por que ela tirou a roupa dela? Me fala sobre os sonhos dela. Me fala o que machuca ela. Pelo que ela é apaixonada e o que faz ela chorar? Me fala sobre a infância dela. Melhor ainda, me conta alguma história dela que você não tá.

Você viu a pele dela e tocou o corpo dela. Mas só sabe sobre ela o mesmo que sabe sobre um livro que achou, mas que nunca abriu pra ler.

A evidência empírica sugere que as pessoas que mais estão dispostas a pagar pelos custos pessoais (em termos de tempo e esforço) da participação [política] são aquelas com as opiniões mais extremas. Os extremistas têm interesse pela política e tendem a ser os mais insatisfeitos com o status quo, e por isso tendem a ser os cidadãos mais altamente participativos.

Tags: política ativismo

O oposto do ódio não é ódio na direção oposta. [The opposite of hatred is not hatred in the opposite direction.]

Temos aversão não apenas por coisas que sabemos nos terem causado dano, mas também por aquelas que não sabemos que danos podem causar.

Pelas estatísticas, o lugar mais perigoso é a cama, pois é onde mais se morre.

Estatística: a ciência que diz que se eu comi um frango e tu não comeste nenhum, teremos comido, em média, meio frango cada um.

Tags: estatística

[...] a evolução de nossa percepção preferiu privilegiar a detecção de padrões, mesmo que esses padrões pudessem ser apenas ilusórios.[...] Se temos uma propensão a considerar válidos mesmo os padrões ilusórios, estamos dando grande importância àquilo que achamos que percebemos. Isso tem como consequência direta o efeito de fazer-nos privilegiar toda interpretação que confirme as nossas suspeitas. Disso também podemos concluir que raramente vamos nos ocupar em observar detidamente aquilo que não confirma as nossas suspeitas.

Tags: pensamento crítico

Muitas pessoas nutrem bons sentimentos para com qualquer boa causa, mas poucas se esforçam por ajuda-la, e muito poucas arriscarão alguma coisa para apoiá-la. 'Alguém deve fazê-lo, mas por que eu?' é a pergunta sempre repetida pela amabilidade irresoluta. 'Alguém deve fazê-lo, e por que não eu?' é o grito de algum zeloso servo do homem, que se atira, animoso, para a frente a fim de enfrentar algum dever perigoso. Entre essas duas sentenças jazem séculos inteiros de evolução moral.

Tags: moral virtude

Quem quiser existir na nudez de sua natureza, livre de toda mediação, deve ter deixado atrás de si toda distinção de pessoa, de forma que seja tão aberto àquele que está longínquo, e a quem nunca tenha visto, quanto à pessoa com a qual se encontra agora, e de quem seja amigo pessoal.

Tags: sermões alemães

Tudo aquilo que o homem ignora, não existe para ele. Por isso o universo de cada um, se resume no tamanho de seu saber.

O amigo certo se vê nos dias incertos.

Tags: cícero lélio

Eu não procuro saber as respostas, procuro compreender as perguntas.

Todo homem é ao mesmo tempo três pessoas: como vê a si mesmo, como os outros o veem, e quem ele realmente é.

E não menos que saber, duvidar me agrada.

remodelar o padrão das relações sociais é reordenar as coordenadas do mundo experimentado. As formas da sociedade são a substância da cultura.

Tags: padrões sociais

Riquezas nada valem porque são incertas e transitórias... Só a moral prevalece e não a pecúnia.

Tags: moral riqueza

Saiba todo aquele que corromper a esposa de outrem, por uma união adúltera, e que com ela se consorcia, que é infeliz se supuser que ela lhe concederá a fidelidade que já não concedera a outro.

Tags: fidelidade adúlterio

Cada um de nós tem uma vida somente, e não duas

Tags: vida morte

Mentem os velhos que a cada momento invocara a morte, queixando-se da velhice, e da longa duração da vida; pois se a morte se aproxima ninguém quer morrer, e a velhice deixa de ser um doloroso fardo.

Tags: velhice morte

O sábio é autossuficiente, pois sua riqueza abarca a de todos os homens.

Tags: sabedoria riqueza