Poema Sonho
Estava num sonho
diante de um abismo
Com meu coração
num acelerado pulsar ,
Inseguro,Perdido,
Então, decidi Saltar,
mas Percebi que não tinha caído,
Por Deus, Tinha sido sustentado,
Estava grato pairando no Ar.
Um sorriso grato
de missão cumprida,
de um sonho realizado
na simplicidade da vida,
pelos medos enfrentados
e pelo apreço por cada conquista.
Serei alguém perfeito?
Em versos crus, a verdade se revela,
Não sou o doce que teu sonho modela.
Meu gosto amargo, um choque ao paladar,
Desfaz a imagem que ousaste idealizar.
Esperavas mel, encontrou fel em mim,
A decepção, um abismo sem fim.
Não me aprovas, e a dor me assola,
Pois te mostrei a face que te amedronta e controla.
Mas sou caleidoscópio de sabores,
E te apresentei o pior dos horrores.
Se suportares a amargura em meu ser,
Te darei flores, um doce amanhecer.
E, vez ou outra, um frio na espinha,
Para provar que a vida não é só mesquinha.
Não sou inédito, nem tenho tal poder,
Tudo o que faço, já fizeram, é um desprazer.
Mas prefiro a derrota inicial,
Para te surpreender no contexto final.
Do que a vitória precoce, ilusão fugaz,
E te perder na desilusão que me satisfaz.
O MEU SONHO É ONDE VOU ESTAR AMANHÃ
(BARTOLOMEU ASSIS SOUZA)
Vou colher do que plantei
Das manhãs que a vida me deu
Nas esquinas de cada amanhã
Meu coração bateu forte
Sonhando o meu horizonte
Buscando atravessar a ponte
Não como passageiro à espera de condução
O meu sonho é onde vou estar amanhã
Não como uma sombra que voa
Preso nos laços da ilusão
Sonhador...
Sonhador...
Sonhador...
É pura ilusão
Quem sabe...Preso à uma ilusão...
SONHO QUE NÃO MORRE
(Bartolomeu Assis Souza)
Estou a esperar...
Estou a esperar...
Estou a esperar...
As portas do Dia...
As portas da Tarde...
As portas da Noite...
Para dizer que
o sonho não morreu...
ou morreu...
Ainda carrego um sonho no peito.
Não é apenas meu — é nosso.
É feito de fé, de cicatrizes e de passos firmes, mesmo em estradas incertas.
Com essa fé, seguimos transformando a dor em força,
cortando da rocha bruta do desespero
uma pedra que nos sustente:
esperança.
Com ela, aprendemos que a união fala mais alto
do que qualquer ruído de ódio.
Que podemos caminhar juntos,
orar, lutar, resistir…
E, um dia, sermos verdadeiramente livres —
não só no corpo, mas na alma.
Meu irmão, minha irmã,
nossa vida é feita de escolhas.
Cada caminho nos ensina,
cada queda nos molda,
cada sonho nos empurra pra frente.
Que a base da nossa caminhada
seja o amor que espalhamos,
a fé que nos levanta
e os sonhos que nos mantêm vivos.
Bonsono.
Bonsono um lugar de sonho, um sonho realizado.
Dias e noites, pensamentos a construir um lugar para descansar.
Meu lugar, meu lar e meu repouso idealizado e concretizado.
Morada não só minha! Aberto a família ao amigo repousar.
A montanha esconde o horizonte, essa vista que sonhei!
Lugar de descanso de Pássaros e beija-flores.
Ali naquele lugar um bonsono eu repousarei.
A seriema, o pássaro preto e o mutum voam livres.
Na lagoa se pesca o lambari, a saracura passeia por ali.
Na capela faz se as orações Deus nos de graça e paciência.
O barulho das águas me faz refletir como é bom estar aqui.
Do mirante faço minha leitura deslumbrado com essa aparência.
Franguinho na panela, fruta na gamela, estou na esparrela.
A noite chega que vontade de descansar.
De manhã verei o sol nascer abrindo a taramela.
Do grilo escuto seu cantar. Aqui neste lugar farei meu lar.
A dor nos acorda pela manhã com o corpo dolorido e suado
Como de que acordou de um sonho lindo e foi jogado no pesadelo de viver só...
PauloRockCesar
O dia de hoje é um sonho de felicidade.
O dia de amanhã é uma esperança de
conseguir realizar o bom sonho de hoje...
Então vamos lá, em busca do melhor!!!
Esqueça os planos q nao deram certo,
mas lembre-se d ter sempre um sonho
Esqueça os dias solitarios q vc enfrentou,
mas lembre-se dos sorrisos q encontrou
Esqueça os erros q já não podem ser corrigidos
Mas lembre-se das lições q vc aprendeu!
Sonho e Desejo ( Soneto)
Despir-se o corpo e afoguear
Encolerizar-se pelo coração que bate arfante;
desejos desse instante!
Sonhar com natureza as estrelas e o mar;
Álacre o clarão do luar!
O sal deixar o mar,
Buracos negros e as estrelas se dissiparem
Da natureza o verde desarvorar,
O fogo do corpo e do sol e apagarem.
O mal desaparecer,
Da prisão domiciliar sair
O clarão da vida reaparecer,
Deixe-me contemplar,
Antes de me despedir,
Quão lindo o verde de seu olhar.
Sonho
Já fui de piloto avião
Viajante da boleia de caminhão,
Cavaleiro lá do Norte
Fui um cabra de sorte
Navegante por muitos mares
Amigo do Zumbi dos Palmares
Atravessei o deserto a pé
Coroinha da Catedral da Sé
Um pássaro nas alturas
Fui a guerra e fiz travessura
Um Poeta sonhador
Do mundo da fantasia
O sonho sincero que me extasia
E você meu grande amor .
Ademir Missias
Desejo
Granjear a recompensa,
Num sonho atropelado,
Dum abraço não dado,
Abismo na ponte suspensa,
Deste ciclo de sofrimento,
Adefagia e liberdade,
Incertezas, precariedades,
Vividos no atropelamento,
Aquietar a servidão,
Forte aperto de mão,
Visitar a mãe todo dia;
Saúde e Prosperidade,
Muita Paz e Amizade,
Novo Ano sem pandemia
Arte sonho e fantasia
Rastreio de força criativa
Fé na paixão subjetiva
Espirito da alma que extasia
Contestando a perfeição equilibrada
Estriba na inspiração fugaz
Ensejo da razão tenaz
Da saudade nunca quebrada
Sentimento da airosa natureza
Dissimulando da alma a tristeza
Do perfume do lírio que anestesia
Embate de aroubo e romantismo
Contrariando o realismo
Socorro desvario tudo é poesia.
Noite sem Sono e sem Sonho
A noite estende o seu manto escuro,
E eu, prisioneiro do tempo tardio,
Escuto o silêncio cortando o muro
De um coração errante e vazio.
O sono, caprichoso, não me visita,
Foge nas sombras sem direção,
E a mente, insone, vaga aflita,
Perdida em ecos da solidão.
Não há estrelas que me consolem,
Nem lua branda para inspirar,
Apenas lembranças que me consomem,
Dançando em brisas a me atormentar.
E os sonhos? Ah, os sonhos dormem,
Não querem vir, nem me embalar,
Fecham as portas, partem ao longe,
Deixando rastros no meu olhar.
Quem dera o tempo, em sua clemência,
Trouxesse o alívio da madrugada,
Mas a noite arrasta sua existência,
Longa, vazia, desencontrada.
Resta-me a prece, doce refúgio,
A voz serena que vem do alto,
Pois mesmo a noite sem sonho e sem sono
Carrega em si um céu mais alto.
Um sonho de liberdade...
O que dizer dos humanos que tem tanto amor pelos animais em especial pelos cachorros, tanto amor que é preciso manter eles presos em seus apartamentos...
O que dizer dos pássaros que ainda no ninho, são tirados para viver em cativeiro, em uma gaiola, presos com asas que nunca voaram...
O que dizer desse animal tão mal chamado ser humano
Que sequestra e tira dos pais a alegria que é seus filhos...
O que dizer de um animal que diz cuidar do meio ambiente matando gente, sabemos que animais como gado, aves entre outros já é costume e se tornou normal e aceito, mas do que mesmo esse humano é feito?
De amor que não é, prove-me se puder
O SONHO QUE NÃO SE ENCERRA.
“Sonho realizado é somente aquele que se continua sonhando”.
Há sonhos que se quebram ao tocar o chão da conquista.
Outros morrem no instante em que recebem nome e forma.
Mas há um terceiro tipo mais antigo mais raro mais verdadeiro.
Aquele que não se satisfaz com o cumprimento.
Aquele que continua.
O sonho autêntico não busca conclusão.
Ele aceita o cumprimento apenas como passagem.
Realizar não é fechar.
É aprofundar.
Não é possuir.
É permanecer fiel.
Quando o sonho continua sonhando ele se torna caminho.
Já não depende de aplauso nem de resultado.
Ele respira no espírito como vocação silenciosa.
E transforma o viver em obra em vez de troféu.
Psicologicamente esse sonho amadurecido recusa o vazio da chegada.
Ele compreende que o sentido não está no fim mas na constância.
E que só permanece vivo aquilo que se renova no desejo consciente.
Sonhar assim exige coragem antiga.
A coragem de não declarar vitória.
De não encerrar o mistério.
De seguir adiante mesmo depois da realização.
Porque somente quem continua sonhando honra o sonho.
E faz da própria existência um gesto contínuo de fidelidade ao que chama por dentro.
E jamais se cala.
Não sei se é verdade ou ilusão
Se é uma forte atração
Se é sonho e não devo acordar
Só sei
Que mergulhei nessa emoção
Que sinto o fogo da paixão
Por dentro a me incendiar
Eu quero somente te amar
TU é CA rinho
Sonho...
Sonho com o seu eu
E no silencio do amanhecer o meu eu rouba-te.
Silêncio!
O seu eu em meu ser fazem juras!
