Poema Sobre Solidão
Nas trilhas solitárias da vida, em momentos de quietude e reflexão, Percebo que a solidão é uma companheira valiosa em minha jornada. Em seus braços, descubro um oásis de autoconhecimento e serenidade, Onde os pensamentos florescem e os sentimentos encontram liberdade.
Hoje me vi obrigado a suportar uma companhia desagradável, com a sóbria solidão após algumas cervejas, num sábado de verão enquanto uns amam, outros dormem e vários se escondem de si mesmos na curta madrugada entre garrafas vazias e drogas que entorpecem a alma. Me encontro no pior, o espectador da vida alheia, sem coragem para viver, apenas olhando através de uma tela o mundo acontecer, enquanto eles "vivem", sinto a vida fugir de mim, como um riacho secando e perdendo sua beleza a cada segundo que passa. Mais uma das noites perturbadoramente solitárias, com meu pior inimigo, eu mesmo.
Foi nos momentos de solidão que eu percebi o quanto que a dependência afetiva trava o amadurecimento emocional e o crescimento interior de uma pessoa.(Walter Sasso)
Carl G. Jung, psiquiatra e pai psicologia analítica, disse: “a solidão é perigosa e viciante, quando você se dá conta da paz que existe nela, não quer mais lidar com as pessoas.”
Quem estava certa era filósofa minha avó: “na vida, nem tanto ao mar, nem tanto a terra, tudo em excesso faz mal.”
Cuidado: a solidão perene vai calcificando coisas importantes dentro de nós e, quando efetivamente nos damos conta, virou pedra - sem volta, sem tratamento, apenas lembranças.
Quem muito amou e hoje, na solidão, se sustenta das boas lembranças do que viveu, deve ser testemunho não de desistência, mas de coragem — pois a felicidade sempre ronda nossa porta e espera por quem ainda acredita nela.
Bacana mesmo são aqueles que vivem sem horizonte, seguram a onda da solidão e procuram como missão, resgatar a resiliência, proatividade e esperança nos outros.
"Amo e me dou superbem com a solidão..mas para quem não a aprecia, ela se torna uma arma contra si..e nem é preciso apertar o gatilho."
Que minha solidão me sirva de companhia. Que eu tenha coragem de me enfrentar. Onde a minha paz de espírito seja sempre em primeiro lugar, diante de todas as aflições da vida.
O casebre não diferencia do palácio; não... Quando o que o teto abriga é dor, solidão, ingratidão, perda ou falta de amor...
Em se chegando a solidão, encontre a companhia de Deus, falando com Ele e agradecendo pelos benefícios da guarda de Seus anjos, pela presença do Espírito Santo conquistas realizadas na vida cristã.
A verdadeira solidão provém não pelo fato de se viver só, mas pela certeza de que existe alguém que desejamos ter ao nosso lado e não o temos.
