Poema sobre Escolhas

Cerca de 6800 poema sobre Escolhas

Mostra-se injusta e inaceitável a rejeição a alguém “apenas” por ser ignorante, inculto ou pouco inteligente. Explico as aspas: não é o fato de ser assim que a torna inferior aos demais. Pode ser dessa forma por possuir deficiência tanto congênita quanto adquirida, ou simplesmente por não ter tido acesso às formas de obter conhecimento e cultura. A questão não está no efeito percebido, mas na sua causa. Serão passíveis de crítica somente os que, mesmo com todas as oportunidades a seu alcance, recusaram-se a mudar tal realidade, tornando-se merecedores de tratamento compatível com sua ignorância, já que tais pessoas fazem-se imbecis por opção.

Inserida por bodstein

Tem quem se veja locomotiva passando por cima de tudo, mas tanto precisa de outros para fixar os trilhos quanto de alguém que atrele os vagões que puxa. Já o automóvel troca os trilhos pela estrada que seu destino aponta, e o comboio que se integra a ele fez a escolha de segui-lo.

Inserida por bodstein

Dentro de um elenco universal de crenças não professo nenhuma fé maior que a dos meus valores, que não me manipulam com culpas, ensinam-me que eu e meu próximo temos livre arbítrio para nossas escolhas e as ações a partir delas só precisam da consciência como guia.

Inserida por bodstein

Todas as vezes que decidem interferir no que me compete decidir, também decido fazê-los descobrir que não renuncio à soberania sobre decisões que me cabem, e que minhas escolhas jamais se dobrarão sem luta à qualquer tipo de tutela.

Inserida por bodstein

Em momentos que cada qual se acredita defensor do lado certo, vale refletir sobre a inconsistência do sentido de “melhor”, da relatividade do que se tem como correto, das variáveis do “desejável” estendido ao coletivo, e da efemeridade de postulações que não se sustentem para além do cenário divisado.

Inserida por bodstein

Na festa da vida, ou você é convidado ou é penetra. Depende somente de como escolheu viver.

Inserida por sergiorobertozullo

⁠Se eu tivesse uma nova chance para tudo... Faria tudo de novo do mesmo jeito... Afinal, o meu presente representa cada detalhe que eu construí no passado.

Inserida por Ruptura

⁠Veja o mundo com visões que te contornam ao longo da vida e decidirá de forma sábia o que for preciso.

Inserida por Ruptura

⁠Por mais que tudo para mim seja um sonho, queria ter o poder de escolher com quem sonhar...

Inserida por Ruptura

⁠Tu mereces uma relação clara, recíproca, e com espaço para cresceres sem teres que lutar por atenção ou lugar. Se alguém te mantém numa zona de dúvida enquanto constrói futuro com outro, tu tens o direito — e o dever contigo mesmo — de te afastar com dignidade.

Inserida por 1Susatel

⁠Se tiver que optar entre a Política e as Amizades, vou escolher o meu silêncio...

Inserida por PoetaFernandoMatos

Se questione sobre sua utilidade nesta vida, o quanto aproveita as oportunidades e o nível de vontade que tem para seguir em frente ao invés de ficar curioso em assuntos que te desviam do caminho.

Inserida por agustjonros

Quando a verdade “nós criamos a nossa realidade” é por nós aceita e vivida, nada mais poderá nos subjugar ou persuadir, escolhas agora serão os pilares para uma vida harmônica.

Inserida por agustjonros

A gente sofre nessa vida em nossa busca solitária pelos nossos sonhos. As vezes nos sentimos culpados e "adúlteros" com nós mesmos quando insistimos em virar a cara para os pensamentos que tentam nos desestimular diariamente. Parece que estamos mesmo sendo colocados à prova todos os dias. Sentimos, por vezes, uma barreira entre nós, face ao que fomos, somos ou ainda poderemos ser, e os outros. Por vezes somos vítimas de um efeito psicossomático que perturba essa busca que empreendemos - mais por vício de nos tornarmos alguma coisa do que por necessidade. Tentamos, inutilmente, afastar lembranças nessa busca, mas, o que conseguimos, muitas vezes, é uma satisfação incompleta. E, por isso, vamos vivendo desinteressados, ocos, indiferentes. Quase vazios de sentimentos, ante a maldade que o destino faz com a maioria de nós, pelo acaso. Muitas vezes, tudo o que queremos é não olhar, não ter que olhar para o futuro, viver sem precisar se abastecer de qualquer estímulo para tanto. Aí, quando chegamos nesse ponto, começamos a ruminar o passado e isto passa a constituir o nosso presente. Você espera em Deus, ou qualquer coisa ligada a alguma crença pessoal, que algo encontre por você. E passa a esperar. Essa busca, pressentimos, é muito difícil e sofrida, dada a nossa falta de fé, ou até mesmo ao excesso dela, que faz a gente insistir nas coisas. E aí, até esse dia chegar, sem saber se irá chegar, ficamos numa espécie de oração, rezando, ou como qualquer um pode chamar este processo, confiante em que essas orações cheguem até algum "Deus" - e o pior, sem que ele leve em conta os pecados que cada um de nós carrega nas costas. É a vida.

Inserida por AlessandroLoBianco

Empenhado na luta para assimilar todas as dificuldades como um homem maduro (apesar de sentir demais algumas perdas) passei - após algumas leituras - a absorver certas situações na minha vida com o conformismo escorado na filosofia simplicista e acaciana de que nascemos e, um dia, sem exceção, teremos que morrer. Posto assim tomei mais gosto para viver e encontrei mais leveza no que me cerca. 🍃💚

Inserida por AlessandroLoBianco

⁠Pra você não conseguir vão usar seus medos, suas culpas, seus ciúmes e o máximo de suas limitações. Mas apenas um poderá controlar os seus sentimentos... Você. Então não esqueça: autonomia garante autoridade.

Inserida por AlessandroLoBianco

Pensei... fui lá e fiz... depois pensei melhor e... Tarde demais, já tinha feito...

Inserida por AlessandroLoBianco

'A verdade te dará asas,Mas elas não te libertarão... isso acontece aos poucos e depende das suas escolhas e sacrifícios.

Inserida por PedrinaAbreu

Com o passar do tempo você percebe que tudo são fases, ninguém é perfeito, tudo é envolvido por uma certa política, independente do que pratique. Temos de fazer nossa escolhas, horas certas, horas erradas, e ninguém pode nós julgar por nossas escolhas, apenas Deus!

Inserida por halissoncaleffi

⁠🌺🌿
Você não precisa ter Deus para ser bom. Você precisa ser bom, para ter Deus.

Inserida por NanniRocha