Poema sobre Educação da Escola
MEU RESPEITO AO GENUÍNO PROFESSOR
Você vai além de médico
Seu papel é ser além da psicologia
Visão além do horizonte
Base até para astronomia
Como o mundo seria melhor
Se dedicassem todo respeito a você
Que tem a missão de ser pai, luz,
E até de um ser humano, fazer
Tens a tarefa nobre
De cuidar que o aluno aprenda
Seja em um momento tácito
Ou até mesmo no horário da merenda
São tantas disparidades, diferenças sociais
Problemas no sistema, problemas de família
Gestores ignorantes, um paradoxo,
Uma sátira, uma complexa ironia
Te tratam como artista de circo
E você tentando mostrar tudo diferente.
Poucos vão te dizer: “obrigado por me mostrar
Que um dia serei gente”
É você que é amigo, que compreende
Empático, auto-ajuda e até estimula.
Que transmite, que constrói
Com o seu saber, com a sua ternura
O professor é imprescindível no valor educacional
Pais querem os melhores, de maior valor
Mas, pouquíssimos pais, sinceramente desejam
Que seu filho, um dia, seja PROFESSOR
Você faz parte da melhor estrada a seguir
Do melhor império, do melhor momento
Da melhor e maior riqueza abstrata
Assim chamada: conhecimento
Quando o ignorante te criticar
Busque conhecimento e sabedoria divina
Podem falar de você um livro
E verás, não leram uma página ainda
Quando o salário chega ao fim
Tens ainda, a dura missão
De conviver com o pouco, com as contas,
Ser passivo e administrar a situação
Você ainda vai ter que ser expert
Ao administrar essa “situação”
E mesmo você estando estressado,
Vai ter que educar com EDUCAÇÃO.
Que todo dia seja o seu dia
O sinônimo de instrução profissional
Que cada dia seja aprendizado,
Que o trate e valorize como Herói Nacional
Todo o respeito e felicitação a vocês
Que procura ser real, livrar do engano
Que a sabedoria divina brilhe intensa
Em com a missão de fazer‘HUMANO’.
Treze, quarenta e cinco e mais vinte seis
Que as palavras não firam tanto
quanto ferem agora,
nem corte tanto a pele
quanto corta o discurso de ódio proferido por alguns,
que pensam estar na metade de Brasil que é melhor do que a outra.
Que a motivação
seja sempre a favor da bondade
e do amor ao diferente,
e mesmo existindo diferenças
que elas não se tornem pretexto para justificar a ignorância,
transformada em atos de intolerância e incompreensão.
Que o povo se (re)una novamente
e publicamente diga o que não quer,
mas diga junto, sem diferenciar ou segregar
mesmo se discordar do outro, diga democraticamente o que pensa.
Que o Brasil mude, que mude a política, que mude tudo, inclusive, as pessoas.
Mas que se mantenham as diferenças
que se preserve a diversidade
ninguém é igual a ninguém!
Então, porque achar que temos de agir de tal forma?
Caminhando juntos seremos uma nação coerente,
com projeto de Estado decente e equilíbrio nas relações de classes.
E por que não aceitar o que a vida nos oferece diariamente?
Isso é dádiva divina.
O ar, o sol, a chuva, as árvores, a exuberante natureza...
Não estamos errados em usufruir dessas bençãos
Preservá-la é o nosso dever.
Conscientizarmo-nos do poder que possuímos
Canalizando-o para o bem
E compartilharmos o que aprendemos com os que necessitam
Distribuir ALEGRIA, RESPEITO e EDUCAÇÃO
São tarefas que somos privilegiados em exercer.
O que está acontecendo com o mundo?
Sinceramente, não compreendo...
Ligo a TV, encontro no noticiário, somente,
Notícias de pessoas matando pessoas.
Saio na rua, deparo-me com crianças abandonadas.
Vejo crianças sem educação, sem alimentos, sem amor.
Vejo crianças, sem visibilidade, perante à sociedade.
O futuro da nossa nação, está esquecido, está invisível.
Os professores estão ficando extintos,
Professores estão sendo maltratados
Maltratados pelo governo,
Maltratados pelo povo,
Maltratados por sua profissão.
Pessoas consideram um vencedor de reality, um heroi,
Heroi mesmo, heroi é o professor, heroi é o trabalhador,
As pessoas, deveriam investir na educação das crianças, mas,
Sustentam apenas algo desnecessário,
Acorda povo brasileiro, acorda!
Sem educação, sem professores, sem valores éticos,
Você espera que seu filho torne-se o que?
Alguém com responsabilidades? Com dignidade?
Jovens estão confusos e descontrolados, idosos desamparados,
Os adultos estão cegos, atropelados pela ganância.
Nós, crianças e adolescentes, somos o futuro.
Futuro? Confesso, temo-o muito,
Arrepia-me à alma, somente ao imaginá-lo.
Toda gentileza é uma declaração de amor
Gentil é aquele que passa pela vida do outro, toca-o com leveza e marca-o onde ninguém mais pode ver.
Lembro-me que, quando pequena, sempre saia com meu avô pela rua. Figura agradável e prestativa, não economizava sorrisos ou negava favores. Jamais o vi reclamando que alguém não pagou pelo seu trabalho ou que foi explorado. Brincava com as meninas da padaria, dava gorjeta, ajudava aos irmãos, aos filhos e mimava as netas. Quando trabalhava, fazia-o assoviando. O que o tornava tão especial e querido por todos? O que o mantinha nesse estado de equilíbrio com o ambiente? Gosto de pensar que ele era gentil consigo e com a vida.
Todos passamos por situações complicadas. Somos ludibriados, destratados e, muitas vezes, até mal amados. Sofremos com a falta de dinheiro, temos preocupações com a nossa saúde, com a saúde dos filhos, dos nossos pais, do nosso cachorro. Entretanto, o que difere o ser gentil é que ele não coloca seus problemas no centro do mundo e nem acha que todos têm que parar com suas vidas porque ele não está bem. O verdadeiro entendedor da gentileza sabe ser suave com o outro, percebe que somos interligados por algo maior que nossos próprios interesses, que as relações humanas são pétalas de uma mesma flor.
Ainda hoje, embora tenham se tornado espécimes raros, diz a lenda que, quando vistos, são facilmente reconhecíveis. São aqueles que nos olham verdadeiramente nos olhos, que, quando íntimos, nos dão abraços apertados, que cumprem suas promessas e que não pensam antes de se levantar e oferecer seu lugar no banco.
O ser gentil é naturalmente educado, pois valoriza o outro como pessoa. Sabe que respeito é afeto, que delicadeza é cuidado e que toda gentileza é uma declaração de amor.
Todos somos poetas natos
Uns eternizam seus versos escrevendo-os
Outros perdem seus versos no universo da alma!
"Jeitinho brasileiro: a gambiarra contínua...
Está na cultura popular? Na maneira de ser? Em como fazer? O famoso jeitinho brasileiro...
Mas, até que ponto este "jeitinho brasileiro" interfere na vida cotidiana?
Como estudar melhor?
Como escolher melhor os políticos?
Como construir melhor?
Como ser ético verdadeiramente numa sociedade com vários exemplos antiéticos?
Como fabricar melhor?
Como comercializar melhor?
Como ter mais oportunidades profissionais para todos?
Uma palavra emerge de tantas questões:
Educação!"
Veste as tuas asas/
voa com liberdade
Poesia é asa
que se adquire a qualquer tempo na vida
se se tarda não há com o que se preocupar
Educação é liberdade
que só se adquire com algum tempo vivido
mas convém se apressar
Sê-te esperto
veste as tuas asas enquanto ainda podes
e voa com liberdade.
Professor.
Só queremos o ar puro
direito do trabalhador
ensinamos no escuro
pela luz do nosso amor
o que seria do futuro
se não fosse o professor.
Pode-se viver muito bem nutrindo-se de refeição sem tempero, mas
nutrindo-se só de tempero não dá. Da mesma forma, podemos assimilar a
a Educação, negligenciando a Cultura, e ao fim de um termo descobrirmos que estamos carregados de cultura, ou seja, cultos. Mas, curtindo a Cultura e negligenciando a Educação, seremos incapazes de entender aquela e não nos descobriremos educados por ela ao cabo de certo termo. Educação e Cultura são irmãs inseparáveis e se sentem incompletas quando o irmão Esporte não está junto com elas.
_Por favor , cuidem de suas crianças pra mais tarde o sistema
não engolir elas.
Passamos por um momento tão critico na Cultura mundial,
que hoje a grande maioria dos Pais' se matam de trabalhar pra dar de tudo a seus Filhos, talvez por terem tido uma infância difícil, sem muitas vezes ter o que comer ou o que vestir. E temem deixar os filhos passarem tais dificuldades ...
Entendam que é justo dar o bom e o melhor a seus Filhos,
A Melhor educação, lembra ? Hoje somos Pais, extremamente preocupados com o bem estar de nossos filhos...
Mas antes de estar nessas condições, Tivemos pais extremamente competentes Trabalharam duro e construiram
a nossa educação
Hoje não é diferente continuamos trabalhando Duro, mas por favor, ajudar essas crianças á construir um caráter,
é muito mais importante do que qualquer eletrônico
é mais importante do que qualquer bem material.
E com certeza é a única REAL obrigação com o nosso papel de Pais <
Eu troço...
Eu torço para que um Dia os q vão Salvar o Brasil entre no poder e restrinjam o acesso ao Sistema básico de Saúde, aos remédios, aos programas sociais, aos benefícios trabalhistas q a muito foram conquistados... Torço para que o retrocesso Retorne e que cada um possa estar em seu lugar o Pobre viajar de ônibus o Rico de Aviação, não existir o Enem porque pobre não precisa de oportunidade ele tem escola de qualidade como a do Estado de São paulo q foram e é geridas pelo Psdb durante anos... Que Pobre não possa andar de Carro e sim de ônibus, trem e metro... por que o Pobre acaba Tomando a vaga do Rico na Avenida...
Eu troço para que um dia quando seus olhos abrirem de vdd, seja tarde demais...
Um médico pode passar uma
receita indicando um remédio ao seu paciente, e até curar uma doença.
O professor pode passar uma
indicação de um livro e mudar
a vida de alguém.
Dizer ou não dizer a verdade...eis a questão.
De educado a politicamente correto engordo engolindo sapos, com um sorriso amarelo e vermelho de raiva.
O que é o amor?
Aquele que diz ter amor não diz mais do que ser amado. Quem é amado "possui" o amor de outrem; quem ama "é" o próprio amor.
Amor é uma palavra complexa que exige experiências vividas para explanar com propriedade o seu significado, em curto texto, amor é o ato de servir voluntariamente sem esperar por um retorno, é a ação de "ser" bom a outrem incondicionalmente.
Diário dos Campos - Ponta Grossa - 15 de julho de 2017 - EDITORIAL -
Será que os editoriais são curtos porque os jornalistas acreditam que a última coisa que o leitor lê seria o editorial de um jornal?
O editorial do DC de Ponta Grossa reafirma a antiga tese de que a família é a base ou o precipício do caráter. De fato, a família tem grande peso na nossa formação, ou pelo menos teve, como reitera o jornalista Marcos Silva. A questão é que os adultos de hoje, ao contrário do que afirma, já não foram educados de forma tradicional. Os modernos casais cujos filhos estão às soltas não foram criados pelos princípios da família tradicional brasileira (educação rígida, moral e cívica). O editorial ignorou que a sociedade é uma família ampliada e que é, quem, finalmente educa. Nossos filhos são produtos desse grande mercado, da onda de desvalores que correm as sociedades modernas pautadas no individualismo e na tecnologia. Quanto a geração "neném-neném" vale ressaltar que muitos pais são dependentes emocionais dos filhos, colocando sobre seus ombros relacionamento conjugal mal sucedido, viuvez ou vida solitária. Há um pacto silêncio em que a geração "neném-neném" exerce um trabalho de servir afeto e dar sentido ao vazio de pessoas com meia idade enquanto recebem sustento para sua falta de atitude, iniciativa e autonomia.
Sou uma amante profunda das artes,
E existe lá arte maior que o corpo humano?
Feitos imagem e semelhança do próprio Criador?
A arte que se exprime nos sorrisos,
No companheirismo e proximidade que as atividades físicas propiciam,
Sou poeta,
Sou compositora,
Pessoas são minha inspiração,
Existe lá inspiração maior do que o afeto?
A arte de tornar uma vida mais saudável,
Sociável e feliz?
A arte que se expressa através de movimentos,
A arte de motivar,
A arte de poder tornar de cada ser humano sua melhor versão...
Passando pelo conservatório,
Aperfeiçoei a técnica em tocar um instrumento,
Pela Educação Física,
Aperfeiçoamos a técnica de poder tocar o instrumento da vida,
Nosso corpo,
A arte nos toca,
Faz-nos crescer,
Nos torna mais sensíveis,
Mais próximos,
Qualquer semelhança, não é mera coincidência,
Educação Física, é sim uma arte,
Para mim e muitos outros,
A arte do afeto.
DESABAFO
Faço parte de uma geração que homem era macho ( não machista).
O sujeito valente chamava o outro para rua dizendo: sai pra fora que eu vou quebrar sua cara. Ai tinha que provar ou passaria vexame.
Aprendemos a respeitar: Deus , pai é mãe, professores e os mais velhos.
Vejo hoje um bando de politico corrupto e ladrões criarem leis que protegem marginais "supostos menores de idade", filhos de pais delinquentes, que partem para o enfrentamento dos professores em defesa destes filhos marginais, criando valentes virtuais, mas covardes da vida real, que se sente fortes quando afrontam mulheres, homossexuais e idosos.
Sei que alguns defensores dos "direitos errôneos" vão me criticar. Mas é assim que eu penso: Se foda os direitos do "menor delinquente", enquanto Deus me der vida e saúde, e eu tiver disposição, meto-lhe a porrada quando faltarem com o respeito comigo e com os meus.
Se os pais não gostarem resolvo da maneira necessária para assumir meus atos.
Quero ver como esses pais bandidos resolverão, quando verem as armas virtuais que eles deram para seus filhos treinarem, deixarem de ser virtual e serem apontadas para suas cabeças.
TENHO DITO!!!
Amo as crianças, em especial TODAS!
Uma por uma e toda sua diversidade...
Trabalhar com crianças é um privilégio..
Inclusão, é respeitar a individualidade...
Somos todos diferentes e isso é normal...
Muito temos á aprender com eles, de verdade.
O amor é uma linguagem universal e essa eles falam e entendem com propriedade... 💙
Pedir por Respeito, Compreensão, Tolerância, Igualdade e Inclusão, foge à minha compreensão.
Ter que pedir por isso é o maior indício de que vivemos em uma sociedade doente. Amor não se pede, se sente.
- Relacionados
- 57 frases sobre escola que destacam o valor da educação
- Citações sobre Escola
- Poemas de Paulo Freire sobre educação, escolas e mais
- Poemas sobre a Educação
- 87 frases sobre educação provocativas e transformadoras
- Frases de Paulo Freire sobre educação e sua ação transformadora
- Mensagens de Educação
