Poema sobre Cultura
Todo "desbranquecimento" de uma cultura deve ser procedido de forma gradual, nunca de forma abrupta e artificial, para não gerar desconfiança, medo e rancor. Afinal o mundo não pode em um dia, amanhecer, e nem deve acordar negro, índio e amarelo por que os interesses políticos, comunicativos e midiáticos, querem de repente contemplarem um maior numero de pessoas esquecidas e invisíveis.
A antropofagia e o canibalismo devem ser constantes, nas artes e na cultura nacional brasileira. Importante acharmos nosso verdadeiro hemisfério, atmosfera e nosso meio para que algum dia, um pouco mais a frente, sejamos inteiro.
A arte popular e seus festejos são a base de nossa cultura brasileira, cabe a qualquer governo cultural, criar programas para registro, incentivo e a promoção nacional para novas gerações.
Gostaria que a militância politica da cultura brasileira, saísse só das historias e casos sobre os "anos de chumbo" da ditadura militar, e fossem mais longe e contassem e produzissem obras, livros, documentários e filmes sobre a escravização imoral negra e as chacinas culturais indígenas, fontes fidedignas de nossa historia e tributo moral e social de nossa identidade.
Em cultura, não existe fim, meio e nem começo, tudo que engloba os saberes novos e ancestrais são partes importantes da identidade cultural de uma nação, passado, presente e sonhos futuros, a realidade cultural nunca é estática, está sempre em movimento mesmo que para frente e para trás.
A arte e a cultura como manifestação publica politica e social do povo é justo mas quando passa a ser ferramenta politica de um só partido é um desastre.
Nossa cultura aceita falar da pobreza como parte da biografia, quando somos bem sucedidos, e isso de certa forma justifica, contextualiza e cria cenário dramático pra um case de sucesso.
A cultura tem o poder de acalmar, ensinar, alertar, instruir, influenciar e esclarecer
Através do entretenimento, ensinamento e da diversão.
Não existe progresso sem a ciência! Não existe desenvolvimento sem cultura, educação e livre informação!
Qualquer político que seja contra isso tudo, não tem boa intenção, caráter, dignidade e nem a mínima capacidade para conduzir uma nação
Em qualquer país onde a cultura fica relegada a segundo plano, está em segundo plano e desvalorizada a identidade de um povo, o referencial de uma nação
"Nascemos livres, céticos, ateus, mas dependendo do país e região que nascemos, a cultura, religião, família e crenças, nos impuseram o que pensar e acreditar, os mais evoluídos tem a autoconsciência, os não, precisam que lhes deem um caminho para seguir, algo em que acreditar, logo o que você crê não é uma verdade absoluta, é só um conjunto de impressões, um produto do meio onde você nasceu, o que significa que, dependendo de onde se nasce pode-se vir a ter uma das 7 principais, ou mesmo das mais de 40 mil religiões existentes."
(Mário Luíz)
Não gosto da cultura de massa, por ser produzida com um único objetivo: O lucro a qualquer custo sem dar a mínima aos danos causados a própria cultura!
"Uma cultura/história não pode ser sepultada por uma visão de pensamentos temporais e transitórios."
A mensagem é que há uma nova cultura aqui. Que as pessoas podem, é claro, sair às 17h30 e ficar com suas famílias. Ninguém ficará sobrecarregado como antes. Chega de incidentes desagradáveis. Mas, é claro, não é obrigatório. Se ainda tiverem trabalho a fazer, devem ficar e continuar trabalhando.
"No amor o casamento é um cultura religiosa, um compromisso a dois vai muito além de assinaturas e alianças."
Conviver com surdos em qualquer lugar é o meu equilíbrio, pois minha identidade e cultura fazem parte da comunidade surda. Sem eles, minha depressão me afetaria.
Aqueles que opinam sobre arte e cultura sem conhecimento sobre o assunto, são na maioria dos casos, seres insipientes, sórdidos e egoístas, que simplesmente atacam, para tentarem desvalorizar aquilo pelo qual obviamente desconhecem e não são capazes.
"Quem consome cultura de má qualidade, não é digno, de opinar sobre cultura, não é digno de opinar sobre o conceito profissional na cultura".
